Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Maria Rachel Frazão Fernandes Reis
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Letras Clássicas e Vernáculas
Orientador(a): Hermano de França Rodrigues
Ano: 2017
Orientador(a): Hermano de França Rodrigues
Ano: 2017
País: Brasil
Resumo
Abstract
Resumo
Esse trabalho pretende demonstrara partir do corpus;Chapeuzinho e o Lobo Mau de Pedro Bandeira (2012), Chapeuzinho Vermelho de Maurício de Souza (2008), Chapeuzinho Vermelho pelo site Virtualbooks (2000), sob a luz da fundamentação teórica escolhida, como a supressão de atributos simbólicos, que conferem seriedade e densidade dramática às fábulas, nos afastam do objetivo pedagógico de edificar as crianças, em sua formação continuada. De forma que tais elementos podem ainda estar presentes, nos contos de fadas, mesmo naqueles exemplares em que apresentam uma aura de “inocência” mais acentuada que em suas primeiras versões.
Abstract
This work intends to demonstrate from the corpus; Little Red Riding Hood and the Bad Wolf by Pedro Bandeira (2012), Little Red Riding Hood by Maurício de Souza (2008), Little Red Riding Hood by Virtualbooks (2000), under the light of the theoretical basis chosen, as the suppression of symbolic attributes, wich gives dramatic density to fables, distract us from the pedagogical goal of edify the children in their continuing education. So that these elements may still present in fairy tales, even in those copies in which they have an aura of "innocence" more pronounced than in their earlier versions.
Palavras-chave: Chapeuzinho vermelho, Walt Disney, Contos de fadas, Fantasia, Inocência, Sedução, TCC.
Para o texto completo, clique aqui!