Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Analogia como Apoio ao Ensino de Programação: Uma animação do comando While

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: David Barbosa Neto
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Ciência da Computação
Orientador(a): Vanessa Dantas
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O ensino-aprendizagem da disciplina inicial de programação estruturada apresenta frequentes dificuldades de assimilação e abstração por parte dos alunos. Acredita-se que os problemas enfrentados influenciam nos índices de evasão e reprovação corriqueiramente vistos nas instituições de ensino superior do país. Para melhorar o atual cenário uma abordagem alternativa seria relacionar os conceitos do conteúdo de programação usando analogias de situações cotidianas que facilitem o entendimento das abstrações da disciplina e apresentar esses assuntos de forma dinâmica e interativa. O propósito principal deste trabalho é realizar a construção de uma animação que apoie o entendimento e assimilação de conceitos usados para criar algoritmos e posteriormente, códigos. Para isso, a animação busca contribuir com uma forma mais familiar de apresentar o conteúdo inicial de programação, entendimento difícil para os alunos iniciantes. Pretende-se usar uma analogia a fim de agir como motivador e facilitador para os alunos, usando o recurso de animação como recurso tecnológico mais atraente para o público-alvo.


Abstract
The teaching and learning of the initial discipline of structured programming features frequent difficulties of assimilation and abstraction by the students. It is believed that the problems faced influence the dropout rates and failure routinely seen in higher education institutions. One possible alternative would be to relate the concepts of programming content using analogies of everyday situations that facilitate the understanding of the abstractions of discipline and present these issues in a dynamic and interactive way. The main purpose of this work is the construction of an animation to support the understanding and assimilation of concepts used to create algorithms and later codes. For this, the animation seeks to contribute to a more familiar way of presenting the initial content programming, difficult to understand for beginners. The aim is to use an analogy in order to act as a motivator and facilitator for students using the animation feature as more attractive technological option to the target audience.

Palavras-chave: Linguagem de programação (Computadores), Ensino superior, Estudantes universitários, Programming languages (Computers), Higher education, University students, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Entre o Último Suspiro de Lampião, Devaneios da Estiagem e o Conto do Pé de Feijão: A poética nordestina na animação brasileira

Dissertação de Mestrado

Nome: Diego Gomes Brandão
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Artes Visuais
Orientador(a): João de Lima Gomes
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Este trabalho pretende analisar comparativamente alguns aspectos de Mise-en-scène de três animações nacionais contemporâneas realizadas com o foco na temática nordestina: Até o sol raiá (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), Josué e o Pé de macaxeira (Dir.: Diogo Viegas, 2009) e Three Little Birds (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). (Mediante a massificação da cultura euro-americana através de suas animações disseminadas pela indústria cultural, temos incorporado padrões técnicos e estilísticos saturados por meio de técnicas de produção, design de personagens, gags e montagem cinematográfica. Os curtas-metragens analisados neste trabalho apresentam a personagem do fora da lei e do trabalhador rural, característicos do cinema nacional contemporâneo, conhecidos como a figura do cangaceiro e do sertanejo folclórico, e toda uma poética expressa através da representação de costumes, crenças e manifestações artístico-culturais explorados na visualidade de elementos cenográficos e do figurino. Buscaremos compreender quais significações são desdobradas por estes desenhos animados que, de certa forma, não apenas incorporam os paradigmas da animação globalizada, mas principalmente, os retemperam no contexto social regional, evidenciando nossos problemas políticos e sociais, valores, emoções, expressão artística e poética.

Abstract
This paper aims at analyzying comparatively some aspects of the Mise-en-scène in three contemporaneous national animations focused on the Northesstern theme: "Até o Sol Raiá" (Dir.: Fernando Jorge e Leanndro Amorim, 2007), "Josué e o pé de macaxeira" (Dir.: Diogo Viegas, 2009) and "Three little birds" (Dir.: Lula Buarque e Fábio Soares, 2003). Through the Mass media distribution of Euro-American culture animations disseminated through its cultural industry, we have incorporated technical And stylistic standards saturated By means of production techniques, character design, gags and film editing. The short movies analyzed in this paper show the character of the outlaw and rural workers, Featured in of the contemporary film industry, known as the figure of the Cangaceiro and Countryside folklore, and a Whole poetics expressed through the representation of habits customs, beliefs and artistic-cultural manifestations explored in the visual elements of scenography and costumes. Through an analysis of its formal elements and narrative resources, we seek to understand what meanings are deployed by these animations that somehow not only incorporate into Its creative process the hegemonic paradigms of global animation, but mainly the "season" the social regional context, highlighting our political and social problems, values, emotions, artistic expression and poetic.

Palavras-chave: Animação brasileira, Arte, Cenário nordestino, Cinema, Design, Brazilian animation, Art, Northeastern scene, Movie, Design, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Olá, Pocoyo: A constituição da atenção conjunta infantil com o desenho animado

Dissertação de Mestrado

Nome: José Moacir Soares da Costa Filho
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Linguística
Orientador(a): Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Diante da grande quantidade de desenhos animados contemporâneos que se constituem com base na interação com o telespectador, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre criança e desenho animado buscando compreender como o processo de atenção conjunta se estabelece frente à estrutura televisiva do desenho animado, bem como compreender como o processo da atenção conjunta pode ser importante para a consolidação da referência linguística. Considerando as pesquisas sobre atenção conjunta, percebemos que esse processo geralmente é estudado com crianças no período de aquisição da linguagem. No entanto, neste trabalho, ao observarmos a constituição da atenção conjunta, consideramos que esse processo ainda está presente na rotina infantil após a inserção na linguagem, já que pode fornecer elementos necessários para a consolidação da referência linguística. Para tanto, selecionamos o desenho animado espanhol Pocoyo, dirigido a crianças em idade pré-escolar, e coletamos, através de filmagens quinzenais, dados de duas díades mãe-criança também na faixa-etária pré-escolar assistindo ao desenho mencionado. Como suporte teórico para este trabalho, utilizamos teorias referentes tanto à atenção conjunta (BRUNER, 1975, 1983; TOMASELLO, 1995, 2003, 2005, 2011) e referência linguística (BLÜHDORN, 1999; DIESSEL, 2006), quanto à estrutura dos desenhos animados contemporâneos (GUNTER & MCALEER, 1997; MACHADO, 2005; SANTOS FILHO, 2008). Em nossas análises, percebemos que a estrutura do desenho animado Pocoyo contribui para a constituição da atenção conjunta em dois diferentes formatos: real e virtual. Além disso, vemos que, embora as crianças cujos dados foram analisados já tenham adquirido linguagem, o formato da atenção conjunta se apresenta como uma estratégia que continua presente nas interações infantis e contribui para a consolidação de processos da aquisição da linguagem com ênfase no que diz respeito à referência linguística. Como resultado de nossas análises, percebemos que a estrutura interativa do desenho animado favorece o estabelecimento da atenção conjunta, um processo que se constitui como cenário para a consolidação da referência espacial.

Abstract
Nowadays we are exposed to a plethora of contemporary cartoons which create interaction with the audience. With that in mind, the aim of this research is to analyze the relationship between children and cartoons in order to grasp how the process of joint attention is established with the aid of the television structure of the cartoon, as well as to understand how this process of joint attention may be important to the consolidation of linguistic reference. Considering research regarding joint attention, it is a fact that this process is usually studied considering children during their language acquisition period. However, in this paper, when observing the constitution of joint attention, this process is taken as a remaining part of children s routine after they have already acquired language, since it may provide necessary elements for the consolidation of linguistic reference. Aiming at focusing on our objective, we selected the Spanish cartoon Pocoyo, addressed at preschoolers, and we collected, during fortnight filming, data of two dyads mother-children in preschool age watching the before mentioned cartoon. As theoretical support to this research, we use theories which refer both to joint attention (BRUNER, 1975, 1983; TOMASELLO, 1995, 2003, 2005, 2011) and linguistic reference (BLÜHDORN, 1999; DIESSEL, 2006), and the structure of contemporary cartoons (GUNTER & MCALEER, 1997; MACHADO, 2005; SANTOS FILHO, 2008). Analysis show that the structure of Pocoyo contributes to the constitution of joint attention in two different formats: real and virtual. Moreover, we realize that, even though children whose data were analyzed had already acquired language, the structure of joint attention may be seen as a strategy which continues to be part of the children s interactions and contributes to the consolidation of the processes of language acquisition, emphasizing linguistic reference. As a result of our analysis, we observe that the interactive structure of the cartoon provides the establishment of joint attention, a process that is constituted as a scenery to the consolidation of spatial reference.

Palavras-chave: Desenho animado, Atenção conjunta, Referência linguística, Aquisição da linguagem, Cartoon, Joint attention, Linguistic reference, Language acquisition, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Branca de Neve Multimídia: A personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos

Dissertação de Mestrado

Nome: Allana Dilene de Araújo de Miranda
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Literatura e Cultura
Orientador(a): Luis Antonio Mousinho Magalhães
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estúdios Disney, homônima; e o primeiro volume da minissérie As mil e uma noites, derivada da revista mensal Fábulas, de Bill Willingham. Nos três primeiros capítulos, o trabalho tece considerações a respeito de cada obra individualmente, levando em conta especificidades da linguagem de cada texto, bem como apontando as diferenças entre eles. Para tanto, parte das categorias focalização, conforme definida por Gerrard Genéte (s.d.), e mise-en-scène, como abordada por Bordwell e Thompson (1997). No quarto capítulo, faz uma comparação direta da personagem nas três versões, analisando-a como adaptação, conforme orientado por Linda Hutcheon (2006), e utiliza, como principal critério de análise, a representação feminina, levando em conta contextos de produção, conforme apontado por Marina Warner (1999).

Abstract
Aiming to study the character category and its manifestation on three different media, the following work analyzes the Snow White character and its representation in literature, films and comic books. The corpus used in this paper were: the short story Snow White and the seven dwarfs, by Wilhelm and Jacob Grimm; the homonym 1937 animated movie produced by Walt Disney Studios; and the first volume of the miniseries One thousand and one nights of snowfall, a spin-off of the monthly issue Fables, by Bill Willingham. In the first three chapters, this paper presents considerations regarding each individual work, taking into account the specifics of their respective languages, also pointing out the differences between them. For that purpose, we use both the focalization (as defined by Gerrard Genéte) and mise en scène (as per Bordwell and Thompson, 1997) categories. The forth chapter is a direct comparison among the character in its three different versions, analyzing it as adaptation (Linda Hutcheon, 2006) and using as the major analysis criteria the female representation, taking into account production contexts, as appointed by Marina Warner (1999).

Palavras-chave: Branca de Neve, Cinema, Literatura, Histórias em quadrinhos, Adaptação, Snow White, Literature, Cinema, Comics, Adaptation, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Desenho Animado e Educação: Calça quadrada, cabeça redonda?

Tese de Doutorado

Nome: Margarida Sônia Marinho do Monte Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Doutorado em Educação
Orientador(a): Adelaide Alves Dias
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
A tese contém uma análise da relação entre os conteúdos transmitidos pelo desenho animado Bob Esponja e a formação da subjetividade infantil utilizando os conceitos de representação simbólica, internalização e resistência, baseados em Piaget (1978) Vygotsky (2007) e Giroux (1986), respectivamente. Nesta investigação, participaram 62 crianças de 03 a 05 anos, alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, matriculados nos turnos manhã e tarde em 2009. A pesquisa etnográfica utilizou a observação direta, entrevistas com os alunos e rodas de conversa antes e depois que os mesmos assistiram ao vídeo do desenho animado Bob Esponja. Os dados obtidos e submetidos a análise indicam que os conteúdos do referido desenho interferiram na subjetividade dos espectadores infantis de 03 e de 04 anos, em proporção maior do que naqueles de 05 anos. Esta interferência é demonstrada pela preferência em ser o personagem principal do desenho, adotando atitudes e comportamentos padronizados, no entanto, não os impedindo de acrescentar aos conteúdos do desenho animado um sentido próprio. A tese defende ainda que a educação escolar tem potencial para capacitar os alunos no sentido de educar para mídia televisiva, especificamente os desenhos animados, através do diálogo e análise crítica, procedimentos adotados pela pedagogia crítica. Concluímos que devemos integrar à escola os estudos de educação para a mídia televisiva, como instrumento pedagógico e como objeto de estudo para que se desenvolva nos alunos uma postura crítica diante dela.

Abstract
The thesis presents an analysis of the relation between the contents transmitted by the SpongeBob animated series and the infantile subjectivity formation using the concepts of symbolic representation, internalization and resistance based on Piaget (1978) Vygotsky (2007) and Giroux (1986) respectively. In this investigation sixty-two children, between 03 and 05 years old, took part. They were students from the Basic Education School of the Federal University of Paraíba, enrolled in the morning and afternoon shifts in 2009. The ethnographic research used the direct observation, interviews with the students and dialogues in circle before and after they watched the SpongeBob series video. The data obtained and submitted to analyses indicate that the contents, of the mentioned cartoon, intervened in the subjectivity of the infantile spectators, between 03 and 04 years old, in a proportion higher than in those who were 05 years old. Such interference is demonstrated by the preference of being the main cartoon character, adopting standardized attitudes and behaviors. Nevertheless, this does not prevent the children from adding their own meaning to the cartoon s contents. The thesis still advocates that the school education has the potential to prepare the students as concerns educating them by means of the television media, specifically, the cartoons, through the dialogue and the critical analysis; procedures adopted by the critical pedagogy. We concluded that we should integrate to school the educational studies for the television media as both a pedagogical instrument and a study object so as to promote a critical behavior in the students in regard to the media.

Palavras-chave: Desenho animado, Representação simbólica, Internalização, Resistência, Pedagogia crítica, Cartoon, Symbolic representation, Internalization, Resistance Critical pedagogy, Tese

Para o texto completo, clique aqui!