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Literatura e Animação: processo de adaptação do curta universitário ‘A Morte e o Rei’

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Verônica Cabral
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa:  Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Roberto Ribeiro Miranda Cotta
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A presente comunicação tem como objetivo relatar o processo de adaptação literária do conto A Morte e o Rei, da autora Marina Colasanti, para o curta-metragem de animação homônimo realizado pela pesquisadora deste artigo. Para tanto, o recorte processual direciona-se à investigação de como foi feita parte da pré-produção do filme, com enfoque em dois tratamentos de storyboard e o roteiro em formato master scenes. A obra é um trabalho de conclusão de curso prático no bacharelado em Cinema de Animação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), produzido em grupo e finalizado em 2023.

Palavras-chave: Animação, Literatura, Cinema, Adaptação, Processo Criativo, TCC.


Abstract
This communication aims to report the process of literary adaptation of the short story A Morte e o Rei, by Marina Colasanti, for the homonymous animation short film made by the researcher of this article. To this end, the procedural cut is directed to the investigation of how part of the pre-production of the film was made, focusing on two storyboard treatments and the script in master scenes format. The short film is a conclusion work for a practical course in the bachelor's degree in Animation Film at the Federal University of Pelotas (UFPel), produced in a group and finished in 2023.


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Design de Personagem e suas Especificações: uma análise das personagens Vanellope e Moana

 


Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: José Vaz Farias Junior
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa:  Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este estudo destaca a complexidade do design de personagens, indo além da estética visual para transmitir emoções, contar histórias e estabelecer conexões profundas com o público. Desde a concepção até a materialização de traços físicos e psicológicos, o design é uma forma de arte que busca capturar a singularidade de cada personagem, transcendendo o visual para proporcionar uma experiência sensorial completa. O texto destaca a importância da forma, assimetria e linhas de ação na identidade visual única de cada personagem, resultando em criações que transcendem as páginas ou telas. A pesquisa proposta visa compreender como as personalidades, sensações e emoções de Vanellope e Moana são refletidas em seus designs, utilizando uma abordagem qualitativa que analisa as diferenças entre as personagens e explora descritivamente suas características.

Palavras-chave: Design de Personagem, Modelagem 3D, Animação, Personagens, TCC.



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A Representatividade Neurodivergente no Personagem Jack Russell de Bluey (2018)


Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Israel Henrique de A. Lima
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa:  Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Alexandre Severo Masotti
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar como a representatividade neurodivergente é trabalhada no personagem Jack Russell de Bluey (2018) em seu episódio de introdução. Para isso, por meio de um estudo de caso, será identificado e analisado os aspectos visuais e narrativos que cooperam para a formação dessa representação, referente transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) do personagem. Com base nisto deseja-se entender como a representatividade neurodivergente se aplica no personagem em questão no contexto do seu episódio de introdução.

Palavras-chave: Animação, Bluey, Neurodiversidade, Representatividade, TDAH, TCC.



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A Experiência Visual de Homem-Aranha no Aranhaverso: explorando o multiverso se suas influências

 

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Samara Thayse Bittencourt Vasconcelos de Araujo
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa:  Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Azevedo Cardozo
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este artigo investiga como o filme Homem-Aranha no Aranhaverso, através da sua estética, subverteu o padrão das animações 3D que predominavam na época de seu lançamento. O estudo abrange não apenas o contexto em que o filme foi lançado, mas também envolve a identificação e compreensão das referências utilizadas na produção, além de, sobretudo, como tais referências se aplicam ao visual do filme. O método utilizado para conclusões envolveu a análise visual de diferentes planos do filme, na busca pela intersecção desses elementos com a linguagem visual das revistas em quadrinhos. Ao examinar essas influências técnicas, procura-se entender como Homem-Aranha no Aranhaverso transcende as limitações estéticas convencionais das animações 3D, criando uma experiência visual que submerge o público em nostalgia e inovação a partir da linguagem gráfica das revistas em quadrinhos. Portanto, espera-se que este trabalho contribua para uma denominação mais apurada acerca das sensações que o filme evoca no público, trazendo clareza quanto à intenção das técnicas utilizadas nele.

Palavras-chave: Animação, Non-photorealistic Render, Render Estilizado, Homem-Aranha no Aranhaverso, Histórias em Quadrinhos, TCC.


Abstract
This article investigates how the film Spider-Man: Into the Spider-Verse, through its aesthetics, subverted the standard of 3D animations that predominated at the time of its release. The study covers not only the context in which the film was released, but also involves identifying and understanding the references used in production, in addition to, above all, how such references apply to the film's look. The method used for conclusions involved the visual analysis of different shots of the film, in search of the intersection of these elements with the visual language of comic books. By examining these technical influences, we seek to understand how Spider-Man: Into the Spider-Verse transcends the conventional aesthetic limitations of 3D animation, creating a visual experience that immerses the public in nostalgia and innovation based on the graphic language of comic books. Therefore, it is hoped that this work will contribute to a more accurate description of the sensations that the film evokes in the public, bringing clarity regarding the intention of the techniques used in it.


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A Diversidade como Forma de Linguagem no Episódio a Inquisição, da série O Incrível Mundo de Gumball


Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Leandro Gabriel Barbosa Muniz Alves
Instituição: UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa:  Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Roberto Ribeiro Miranda Cotta
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este artigo analisa a diversidade de linguagens representada pelo episódio A inquisição, da série de animação O incrível mundo de Gumball. Através da interpretação de aspectos narrativos e estéticos, compreende-se a defesa da pluralidade de estilos e técnicas frente às padronizações impostas pelo mercado audiovisual. O referencial teórico é composto por autores como O’Halley (2010), Lucena Júnior (2001) e Ramos (2009).

Palavras-chave: Diversidade, Animação, Linguagem, O Incrível Mundo de Gumball, TCC.


Abstract
This article analyzes the diversity of languages represented by the episode The Inquisition, from the animated series The Amazing World of Gumball. Through the interpretation of narrative and aesthetic aspects, the defense of the plurality of styles and techniques in the face of the standardizations imposed by the audiovisual market is understood. The theoretical framework is composed of authors such as O’Halley (2010), Lucena Júnior (2001) and Ramos (2009). 


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