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Construção do Pós-morte a Partir das Cores: Uma análise do filme A Noiva Cadáver, de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Suyane Lima Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Jornalismo
Orientador(a): Georgia da Cruz Pereira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Este trabalho analisa como as cores influenciam as narrativas cinematográficas do gênero animação. Iniciamos pelo surgimento dos desenhos até a sua animação utilizando diferentes suportes e depois popularização através do cinema. Apresentamos a introdução das cores nas obras da Sétima Arte que vão da descrença em passar uma imagem real até sua exploração para transparecer informações sobre as personagens. Seguimos com a apresentação da teoria das cores e seus significados a partir de estudos psicológicos e artísticos realizados por Eva Heller (2013), Abreu e Andrade (2016), Braga e Costa (2020) e Silva (2017). A partir de uma contextualização dos rituais fúnebres e concepções do pós-morte no Ocidente, procedemos uma análise dA Noiva Cadáver (2005) usando os métodos desenvolvidos por Aumont e Marie (2004) e Vanoye e Goliot-Lété (1994). Dessa forma, o longa-metragem passou pelo processo de decupagem e depois as cenas foram selecionadas de acordo com a sua relevância para a análise das cores.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Cores, A Noiva Cadáver, Tim Burton, TCC

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Desenho Animado como Instrumento para a Identificação e Apresentação da Fauna da Caatinga: O desenvolvimento da série “animais da caatinga”

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nathália Rebeca de Paiva Pinto
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design Digital
Orientador(a): João Vilnei de Oliveira Filho
Co- Orientador(a): Francisca Raimunda de Oliveira
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O desenho animado e utilizado de diversas formas, sendo como entretenimento ou para a comunicação e informação, podendo ser utilizada por quaisquer faixas etárias. Neste trabalho, a animação foi utilizada como forma de apresentar a fauna de um dos biomas do Brasil, a caatinga. Foram criadas três animações voltadas para o público infantil, cada uma apresentando uma espécie e alguns dos seus principais hábitos, seguindo a metodologia de animação 2D dos livros “Manual de animação” (2016) e “O livro da animação” (2016). Para a avaliação das animações, foi realizado um questionário ilustrado, em que se foi questionado informações passadas durante as animações para um grupo de 20 crianças na faixa etária entre 7 e 13 anos. A partir da pesquisa, foi possível compreender que a animação tem grande potencial para ser utilizada como forma de difundir e apresentar a fauna da caatinga para crianças.

Palavras-chave: Animação por computador, Animais da caatinga Comunicação e educação, TCC

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O processo de produção do curta-metragem animado ‘Pudim Multidimensional’ utilizando técnicas de animação 2D e 3D

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Leonardo Sambonet
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Neil Armstrong Rezende
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O processo de produção de um curta metragem animado envolve múltiplas etapas, as quais estão divididas nos subgrupos pré-produção, produção e pós-produção. Este trabalho irá descrever e demonstrar cada uma dessas etapas, relatando o processo criativo por trás do projeto audiovisual desenvolvido. O intuito deste, por sua vez, é de incitar reflexões no espectador acerca das diferentes dimensões e suas respectivas representações, utilizando, portanto, técnicas 2D e 3D de animação para melhor abordar tal assunto. Adicionalmente, os princípios da animação descritos por Frank Thomas e Ollie Johnston serão apresentados e exemplificados através dos personagens e cenas presentes no curta-metragem.

Palavras-chave: Animação 2D, Animação 3D, Curta-metragem, Multidimensionalidade, Princípios da animação, TCC

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Criação de um Personagem para Jogo Digital: Um estudo de caso do processo de produção da concepção até as animações finais

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Perdigão de Negreiros Vianna
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Natal Anacleto Chicca Junior
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem por objetivo apresentar detalhadamente as etapas por trás da criação de um personagem 2D, desde concepção até os sprites renderizados e animados em pixel art, para serem usados em um jogo digital. O jogo, intitulado Doctor Miss Chief , pertence ao gênero plataforma/ação, e segue um tom narrativo específico delimitado com base no público-alvo na faixa etária de 8 a 13 anos. A problemática situa-se no desenvolvimento de design de personagens, especialmente para jogos digitais. O trabalho se divide em quatro etapas principais: Concepção da personagem, construção da personagem, compilação da model sheet e construção e animação dos sprites . O trabalho visa criar uma personagem que se encaixe num perfil psicológico baseado no seu contexto narrativo, e nas necessidades do público-alvo, ao mesmo tempo em que leva em conta as limitações e as especificações de um jogo digital 2D em estilo pixel art. São abordados os seguintes tópicos: criação de narrativa, perfil psicológico, comunicação visual, arte digital, design de personagem, desenho de anatomia, autoração multimídia e animação 2D. Os sprites construídos para este trabalho, tanto em versão spritesheet como em versão gif animado, podem ser acessadas pelo seguinte link: https://rb.gy/qrgktv.

Palavras-chave: Design de Personagens, Jogos digitais, Arte digital, Autoração multimídia, Animação 2D, TCC

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Desenvolvimento de Animação para um Vídeo de Poesia em Libras

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Karine Almeida Mota
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Adriano Anunciação Oliveira
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Imagens são formas de comunicação mais eficientes para atingir um grande público, diante disso esse trabalho propõe o desenvolvimento de uma animação em um vídeo de poesia em Libras com o objetivo de alcançar o público que não tem conhecimento da língua, ampliando assim as possibilidades comunicativas. Tendo em vista que os não falantes de Libras não costumam ter contato com esse tipo de conteúdo, uma animação pode deixar esse conteúdo mais atrativo, aproximando esse público de outras formas artísticas e de questões acerca da acessibilidade. Foi selecionado um vídeo de poesia em Libras da artista Renata Freitas, professora da UFC. Por meio de análise e alguns pré requisitos definidos com o objetivo de não interferir na sinalização, foi desenvolvida a animação. O resultado foi um vídeo com animações simples e direta que não desviasse atenção do público, que possibilitou pessoas que não possuem nenhum conhecimento em Libras, entender a poesia. Por meio de entrevistas, de forma qualitativa, foi concluído que o uso da animação ajudou no entendimento da mensagem a ser passada, mostrando-se como uma opção mais significativa do que uma tradução literal.

Palavras-chave: Animação, Libras, Blender, Acessibilidade, Poesia, TCC

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