Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Desenho Animado: O cinema da irrealidade

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Gilberta Mendes
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 5 / 1967 , p. 8-10. 
Ano: 1967
País: Brasil

Resumo

É errado pensar-se no desenho-animado como um ramo subsidiário da arte e do cinema. Ao contrário, ele é uma nova arte.
No entanto, o fato de  que a sua composição, seleção, filmagem e processo de edição sejam criados numa mesa de desenho, não altera os princípios fundamentais de como um filme normal é realizado. [...]

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema

Para o texto completo, clique aqui!

Animação no Documentário

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Joana Nin
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 50 / 2010, p. 28. 
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

O edital de curtas-metragens da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC) lançado no começo de 2010 trouxe uma novidade: abriu concurso para escolher 20 projetos, divididos entre as categorias de Ficção e Documentário, “sendo aceitas técnicas de animação em ambos os gêneros”. É a primeira vez que a separação é feita desta forma, e não considerando a animação como um gênero à parte. Ainda que o uso de técnicas de animação em filmes documentais não seja propriamente uma novidade, nossa tradição documentária até recentemente não tinha explorado muito essa linguagem. No Brasil, é o curta que vem ocupando este espaço. [...]

Palavras-chave: Animação, Cinema, Documentário animado

Para o texto completo, clique aqui!

Novos Caminhos para a Animação Experimental

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marcos Magalhães
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 54 / 2011 , p. 45-48. 
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

A Animação, origem de todas as linguagens audiovisuais, é arte de invenção por excelência. Desde Joseph Plateau (1801-1883) e Emile Reynaud (1844-1918), os desenhos e objetos animados quadro a quadro se constituíram no mais essencial tubo de ensaio para a experimentação de técnicas e estilos do que se passou a chamar de Cinema. Isto posto, pode-se concluir que não se faz animação sem inovação ou experimentação. Mesmo na obra mais comercial é quase impossível escapar de um ou outro fator de risco, tentativa ou pura ousadia no visual, na narrativa ou concepção estética, já que tudo em uma animação é intermediado pela mente e pelas mãos do(s) indivíduo(s) criador(es). [...]

Palavras-chave: Animação experimental, Inovação

Para o texto completo, clique aqui!

Natal dos Animadores: Um depoimento pessoal sobre o papel do Anima Mundi

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marão
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60 / 2013 , p. 27-31. 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Em 1993 eu estudava na Escola de Belas Artes da UFRJ quando aconteceu algo que mudaria toda a minha vida profissional, meu círculo de amizades e até os meus relacionamentos afetivos. em uma pequena sala de 100 lugares no centro do Rio, um evento exibiria filmes de animação durante uma semana. eram poucas sessões que se repetiam diariamente, com filmes vindos de várias partes do mundo, sem legendas. Mas não importava. Mesmo sem entender russo ou alemão, eu assistia repetidamente aos mesmos curtas, retornando no dia seguinte e passando horas sentado sozinho na escadaria do CCBB entre as sessões, em um festival em sua primeira edição e onde eu não conhecia ninguém.  [...]

Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, História da animação, Anima Mundi

Para o texto completo, clique aqui!

Desafios do Longa: Os longas de animação brasileiros em busca de espaço

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Marta Machado
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60 / 2013 , p. 16-20. 
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

A produção de longas de animação no Brasil vem crescendo rapidamente nos últimos anos. O gênero, uma espécie de membro esquisito do clube de produções brasileiras, ganha agora adeptos até entre os que nunca antes realizaram filmes de animação. Um exemplo disso é Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, lançado nos cinemas em abril último e vencedor do prêmio de melhor longa no Festival de Annecy, um dos mais antigos do mundo para o cinema de animação. Roteirista e realizador de filmes em imagem real, Bolognesi incursionou pelo mundo da animação numa produção que, segundo o próprio, poderia ter falido sua empresa produtora. Depois de vários périplos para concretizar a obra, realizada em parceria com a Gullane Filmes, o diretor se dizia feliz com o resultado no Anima Fórum de 2012, durante o Anima Mundi. Quando perguntado, no entanto, se repetiria a dose, ele afirmou que só o faria com um projeto orçado em, no mínimo, o dobro de seu primeiro longa de animação. [...]

Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, Longa-metragem

Para o texto completo, clique aqui!