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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Quadrinho como Pré-Layout para Animação: Uma análise sobre a adaptação da série One Punch Man

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alexandre da Silveira Junior
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este artigo apresenta a análise comparativa feita entre o mangá One Punch Man e sua adaptação para anime, investigando a influência do quadrinho enquanto referência visual na concepção da animação. Objetiva-se, principalmente, demonstrar como a obra original reúne as competências necessárias para lastrear o desenvolvimento artístico da mídia audiovisual, desempenhando função de pré-layout. Para isso, a análise realizou, após breve histórico do desenvolvimento das mídias no Japão, a contraposição de quadros do mangá e seus respectivos frames do anime, observando as transposições de composições, design de personagens, recursos gráficos e iluminação. A pesquisa, respaldada em autores que discorrem sobre os temas abordados (como Scott McCloud e Thomas Lamarre), concluiu que o quadrinho apresenta o necessário para o desenvolvimento visual da animação, amparando a criação do layout, ainda que adequações se mostrem necessárias durante essa adaptação. Não obstante, a análise também reforça um modelo diferente de pensar a realização de um produto audiovisual animado mais econômico, porém eficiente.Com isso, não demonstra um paradigma absoluto, mas sim um que pode contribuir nas realizações audiovisuais, principalmente em âmbito acadêmico.

Palavras-chave: Cinema de animação, Layout, Adaptação, One Punch Man, TCC.


Abstract
This article presents a comparative analysis between the manga One Punch Man and its anime adaptation, investigating the influence of comics as visual reference in the animation design. It is mainly aimed at demonstrating how the original work brings together the necessary skills to support the artistic development of audiovisual media, playing a pre- layout function. For this the analysis carried out, after a brief history of the development of the media in Japan, the contraposition of frames of the manga and their respective frames of the anime, observing the transpositions of compositions, character design, graphics resources and lighting. The research, supported by authors who talk about the topics covered - such as Scott McCloud and Thomas Lamarre - concluded that the comic presents what is necessary for the visual development of the animation, supporting the creation of the layout; although adjustments are necessary during this adaptation. Nevertheless, the analysis also reinforces a different model of thinking of the creation of a more economical but efficient animated audiovisual product; not demonstrating with this an absolute paradigm, but that can contribute in the audiovisual accomplishments, mainly in academic scope.


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Uma Visão Processual da Animação Publicitária em Pelotas: Estudo de caso da Zap

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Louise Gonçalves da Luz
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Michael Kerr
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho correlaciona os universos essencialmente artísticos da animação com a publicidade; e suas características incitativas e de finalidade comercial. Tem como base pesquisa bibliográfica e levantamento de dados com o diretor de uma empresa com reconhecida experiência nas áreas, atuante no mercado de Pelotas. A partir de uma análise deste mercado, observa a contribuição da intersecção da arte de animar com a comunicação, de forma prática, no cotidiano de uma produtora de animação. Verificando o processo de produção de animação a partir da perspectiva do desenvolvimento de produtos de uma pequena empresa, a fim de entender se eficácia de seu modelo aplica-se em produções dos mais diversos portes. O estudo traça, ainda, uma breve retrospectiva da história da animação, enfatizando a publicidade em cada período.


Palavras-chave: Animação publicitária, Comercial animado, Produção de spots animados, Produtora de animaçãoTCC.



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O Uso da Animação nas Vinhetas de Abertura das Telenovelas da Rede Globo


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gisele Lameirão Martinez
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa faz uma observação a respeito do uso da animação nas vinhetas de abertura das novelas da Globo através da trajetória profissional do designer alemão Hans Donner na emissora. As vinhetas que antes eram feitas a partir da linguagem cinematográfica, ganham um novo conceito quando aplicada à televisão. A maior contribuição de Donner para a animação na TV Globo foi seu legado tecnológico.

Palavras-chave: Animação, Hans Donner, Design, TelenovelaTCC.


Abstract
This research is an observation about the use of animation in the opening vignettes of the Globo’s novels through the professional trajectory of German designer Hans Donner in the broadcasting station. The vignettes that before were done from the cinematographic language, gain a new concept when it was applied to television. With the arrival of investment in technological equipment realizes the increase in the use of animation, especially those using technological features such as 3D or digital drawing.


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Espelho, Espelho Meu: Uma análise entre narcisismo e vilãs Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gabriela Zogbi Martins
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Esse artigo trata da construção da vilã nas animações Disney atrelada ao narcisismo e à busca pela beleza, argumentando que a recorrência dessas características limita essas personagens. São levados em consideração nove longas do estúdio que possuem antagonistas femininas. O texto considera filmes do período de 1937 a 2015 e se propõe a analisar a construção da vilã através de: estudos de gênero, narcisismo e moral.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Disney, Vilãs, TCC.


Abstract
This essay talks about Disney’s construction of female villains linked to narcissism and the search for beauty, arguing that the recurrence of those characteristics narrows those characters' portrayal. The essay considers nine movies with female antagonists. The text takes into account animations from 1937 to 2015 and analises the villainess construction based on gender studies, narcissism and moral.


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Woody de Toy story: Um estudo de personagem no discurso da Pixar


Artigo Acadêmico


Nome: André Luis Porto Macedo
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 9, pp. 129-152
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo

Levando em conta que Toy story (John Lasseter, 1995) é um produto discriminativo do mercado audiovisual, esta reflexão considera os conceitos do sistema coercitivo aristotélico. Estes conceitos servem de referência e comparação para a compreensão dos desdobramentos históricos que culminaram na  ipificação de personagens como Woody. A análise do personagem busca também, alcançar uma perspectiva de centralidade e relevância ontológica consolidada nos fundamentos de dialogismo e subjetividade proposto por Mikhail Baktin.

Palavras-chave: Personagem, Roteiro para animação, Toy story.

Abstract

The present paper considers the concepts of Aristotle’s coercive system based that Toy story (John Lasseter, 1995) is a typical product of the audiovisual market. These concepts serve as a reference and comparison for understanding the historical developments that led to the classification of characters as Woody. The analysis of the character also seeks to achieve a perspective of centrality and consolidated ontological relevance in the fundamentals of dialogism and subjectivity proposed by Mikhail Baktin

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