Boas vindas

Os Tamborins Estão Tocando!

Caro visitante,  Estamos finalmente, com uma reformulação do blog em curso! Depois de quatro anos, com mudança de gerenciador e remane...

O Quadrinho como Pré-Layout para Animação: Uma análise sobre a adaptação da série One Punch Man

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Alexandre da Silveira Junior
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Este artigo apresenta a análise comparativa feita entre o mangá One Punch Man e sua adaptação para anime, investigando a influência do quadrinho enquanto referência visual na concepção da animação. Objetiva-se, principalmente, demonstrar como a obra original reúne as competências necessárias para lastrear o desenvolvimento artístico da mídia audiovisual, desempenhando função de pré-layout. Para isso, a análise realizou, após breve histórico do desenvolvimento das mídias no Japão, a contraposição de quadros do mangá e seus respectivos frames do anime, observando as transposições de composições, design de personagens, recursos gráficos e iluminação. A pesquisa, respaldada em autores que discorrem sobre os temas abordados (como Scott McCloud e Thomas Lamarre), concluiu que o quadrinho apresenta o necessário para o desenvolvimento visual da animação, amparando a criação do layout, ainda que adequações se mostrem necessárias durante essa adaptação. Não obstante, a análise também reforça um modelo diferente de pensar a realização de um produto audiovisual animado mais econômico, porém eficiente.Com isso, não demonstra um paradigma absoluto, mas sim um que pode contribuir nas realizações audiovisuais, principalmente em âmbito acadêmico.

Palavras-chave: Cinema de animação, Layout, Adaptação, One Punch Man, TCC.


Abstract
This article presents a comparative analysis between the manga One Punch Man and its anime adaptation, investigating the influence of comics as visual reference in the animation design. It is mainly aimed at demonstrating how the original work brings together the necessary skills to support the artistic development of audiovisual media, playing a pre- layout function. For this the analysis carried out, after a brief history of the development of the media in Japan, the contraposition of frames of the manga and their respective frames of the anime, observing the transpositions of compositions, character design, graphics resources and lighting. The research, supported by authors who talk about the topics covered - such as Scott McCloud and Thomas Lamarre - concluded that the comic presents what is necessary for the visual development of the animation, supporting the creation of the layout; although adjustments are necessary during this adaptation. Nevertheless, the analysis also reinforces a different model of thinking of the creation of a more economical but efficient animated audiovisual product; not demonstrating with this an absolute paradigm, but that can contribute in the audiovisual accomplishments, mainly in academic scope.


Para o texto completo, clique aqui!