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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Project Ártemis: Criação de abertura animada como apresentação de uma série

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Galvagni Benelli
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Vinhetas de abertura são peças audiovisuais introdutórias e servem como apresentação do produto que virá a seguir. As vinhetas de séries animadas parecem apresentar algumas especificidades e esse artigo visa discutir as possibilidades criativas de uma abertura para a série animada Project Ártemis, considerando as possibilidades e restrições de "diálogo" entre o produto e sua vinheta de apresentação, especialmente no caso de um produto animado. Como resultado, foi verificado que a abertura acompanha aspectos estéticos e semânticos da série, utilizando cenas e estilos gráficos da própria série.

Palavras-chave: Animação 2D, Abertura, Série, Vinheta, TCC.


Abstract
Opening vignettes are introductory audiovisual pieces and serve as a presentation of the product that will follow. The vignettes of animated series seem to present some specificities and this article aims to discuss the creative possibilities of an opening for the animated series Project Artemis, considering the possibilities and restrictions of "dialogue" between the product and its presentation vignette, especially in the case of an animated product. As a result, it was found that the opening follows the series' aesthetic and semantic aspects, using scenes and graphic styles from the series itself.

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Esoteria: A semiose do teaser

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vit Duarte
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Sens
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
O artigo utilizará o conceito de paratextos, elementos relacionados a outros textos que desempenham a função de legitimação textual, com o objetivo de analisar o trailer audiovisual da série televisiva animada Esoteria e apresentar como os elementos paratextuais presentes dialogam com o texto principal da série em si.

Palavras-chave: Trailer, Animação, Esoteria, Paratexto, TCC.



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Leitura de Ação em Animação de Baixo Frame Rate


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Julia Abreu Coelho
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo trata de pesquisar e analisar a opinião de internautas sobre a leitura das ações de um personagem numa animação de baixo frame rate. Temos uma animação com muita movimentação e três ações simultâneas sendo executadas: dançar, cozinhar e falar ao celular. A intenção da autora é criar uma animação clara o suficiente para que as três ações possam ser lidas com clareza, ainda que apenas com poses chave e nenhuma interpolação.

Palavras-chave: Animação, Frame Rate, Poses-chaves, TCC.


Abstract
This article is about researching and analyzing public opinion about the reading of a character’s actions in a low frame rate animation. It’s an animation with a lot of movement and three simultaneous actions being performed: dancing, cooking and talking on the cellphone. The author’s intention is to create an animation clear enough that the three actions can be read clearly, albeit with only key poses and breakdowns and no interpolation.


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Resolução de Problemas de Layout em Criação de Cenário

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patricia Saori Futata
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: Flávio Andaló
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo trata-se da documentação da criação de um cenário para um videoclipe animado a partir de uma animação de personagem finalizada. O trabalho tem como objetivo demonstrar formas de corrigir falhas de layout, sem interferir na animação, valorizando-a através da elaboração de um cenário coerente.

Palavras-chave: Background, Animação, Layout, Desenvolvimento Visual, TCC.


Abstract
This article is about the documentation of creating a background for an animated video clip with an already finished character animation. The work aims to demonstrate ways to correct layout flaws, without interfering with the animation, valuing it through the elaboration of a coherent background.


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Concepção de Arte Final de Keyframes para Game: o case Fuantsu

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Lucas Emanuel Leite da Rosa Gomes
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientadora: Monica Stein
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
Este artigo trata da produção da ilustração de quatro keyframes para um game que fazem uso da integração de técnicas de 2D e 3D, abordando as estratégias e objetivos para utilização deste tipo de combinação, por meio da documentação das etapas de pesquisa de produto, conceituação e criação do seu desenvolvimento visual. O trabalho tem como objetivo demonstrar a forma de unificar e adaptar processos e ferramentas diferentes para a criação das ilustrações, baseadas nos aspectos de gameplay, world building e narrativa, mesclando as diversas técnicas.

Palavras-chave: AnimaçãoArte Final, Ilustração, Keyframes, Games, Soulslike, Fuantsu, TCC.


Abstract
This article covers the process of the producition of the illustration of four keyframes for a game that make usa of the integration of 2D and 3D techniques, approaching the strategies and objectives for using this type of combination, through the documentation of the steps of product research, conceptualization and criation of visual development. This articles aims to demonstrate how to unify and adapt differentes processes and tools for the creation of illustration, based on aspects of gameplay, world building and narrative, mixing the diferent techniques.


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