Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Arrojo Estético de Chuck Jones na Construção do Movimento e Visualidade através do Exagero

 

Trabalho de Conclusão de Curso



Nome: Heitor Coelho Dias
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Antonio Fialho
Ano: 2019
País: Brasil



Resumo
Este  artigo  apresenta  um  estudo  sobre  a  desenvoltura  estética  do  artista,  animador  e cartunista Chuck Jones para construção do movimento e visualidade usando o Exagero como ênfase em sua assinatura visual. A pesquisa foi realizada através de análises de desenhos  de Jones  dos  personagens  do estúdio Warner  Bros. além  de  animações onde o artista dirigiu. Ademais, livros de técnicas de animação foram consultados para melhor  entendimento  de  princípios,  técnicas  e  artifícios.  Assim,  a  premissa desta pesquisa  é  revelar  como  o  Exagero  é  um  elemento  fundamental  na  singularidade  do arrojo estético  de  Jones  em  seus  desenhos  para  animação  e  onde  o  esse  artifício  é empregado por ele.

Palavras-chave: Chuck Jones, Animação, Movimento e Visualidade, Exagero, TCC.


Abstract
This  article  presents  a  study  on  the  aesthetic  resourcefulness  of  artist,  animator  and cartoonist  Chuck  Jones  for  building  motion  and  visuality  using  Exaggeration  as  an emphasis  on  his  visual  signature.  The  research  was  conducted  through  analyzes  of Jone’s drawings of the Warner Bros. studio characters as well as animations where the artist directed. In addition, books of techniques of animation were consulted for a better understanding of principles, techniques and artifices. Thus, the premise of this research is to reveal how Exaggeration is a fundamental element in the uniqueness of Jone’s aesthetic  boldness  in  his  designs  for  animation  and  where  this  artifice  is  employed  by him


Para o texto completo, clique aqui!
 

Luz Invisível: Fotografia de fluorescência induzida por UV em “O Estranho Mundo deJack”


Trabalho de Conclusão de Curso



Nome: Pedro Augusto Franco Ferreira
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Luis Moraes Coelho
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso aborda a técnica de fotografia de fluorescência induzida por UV no filme “O Estranho Mundo de Jack” e suas possibilidades para futuras produções em stopmotion. Partindo de uma analise do filme focando nos fatores da produção que proporcionaram o uso da técnica e o contraste com as demais técnicas de iluminação nele, pretende-se ampliar os estudos sobre o filme voltados para fotografia de fluorescência induzida por UV, explicitando o contexto em que ela é utilizada.Uma exposição técnica dos princípios fotográficos da iluminação com luz ultra-violeta, um panorama histórico de seu desenvolvimento e os conceitos envolvidos na produção de imagens fluorescentes, definem como ocorreu o processo fotográfico no filme e como ele pode ser reproduzido hoje. Dentre os objetivos deste trabalho de conclusão de curso,além da pesquisa teórica, buscam-se novas metodologias para o processo de produção de animações em stopmotion utilizando a fotografia de fluorescência induzida por UV.


Palavras-chave: Fotografia, Fluorescência, Ultra-violeta, Iluminação, Luz, TCC.


Abstract
This Undergraduate paper deals with the techique of UV-induced fluorescencephotography in the film “The Nightmare Before Christmas” and its possibilities for futurestopmotion productions. Based on an analysis of the film focusing on the factors ofproduction that provided the use of the technique and the contrast with the other lightiningtechiniques in it, it is intended to broaden the studies on the film directed to UV-inducedfluorescence photography, explaning its context of use. A techinical exposition of thephotographic principles of ultraviolet light illumination, a historical overview of its development and the concepts involved in the production of fluorescent images, definehow the photographic process in the film took place and how it can be reproduced today.Among the objectives of this work, in addition to the theoretical research, newmethodologies for the production process of stopmotion animations using UV-inducedfluorescence photography are sought.




Para o texto completo, clique aqui!
 

O uso da Técnica 3D Digital para Movimentos de Câmera Complexos em Desenho Animado


Trabalho de Conclusão de Curso



Nome: Guilherme Nolasco Ferreira
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio  Carlo  de Menezes Vasconcelos
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Este trabalho de conclusão de curso busca investigar algumas das dificuldades técnicas para o emprego de movimentos de câmera em produções de desenho animado. Dessa forma, foram analisadas ferramentas de computação gráfica como opção para superar algumas dessas complicações. A partir da análise de filmes produzidos pela indústria de animação dos EUA a partir da década de 1980, foi pontuado o raciocínio e métodos fundamentais para realizar essa mescla de computação gráfica com desenho animado. Por fim, a realização da parte prática do projeto foi fundamental para realizar novas reflexões e compreender como a técnica se transformou com o passar das décadas. 

Palavras-chave: Movimento de câmera, Desenho animado, Computação gráfica, Mescla de técnicas na Animação, TCC.


Abstract
This work, as a final assignment for the completion of the course, seeks to understand the technical difficulties that certain camera movements can bring to the production of cartoon animation. In this way, computer graphics tools were a option as a viable way for helping overcome some of these complications. With the analysis of films and tests made by the American industry since 1980, we described the fundamental methods responsible to produce this mixture of computer graphics and cartoon animation. Finally, the production of an original animated piece was fundamental for reflecting over how the technique has transformed over the decades.


Para o texto completo, clique aqui!
 

Os Usos do Modal Can no Seriado Infantil Peppa Pig: Uma abordagem da linguística de corpus


Dissertação de Mestrado


Nome: Daniel Fagundes Martins
Instituição: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Escola de Filosofia, Letras, e Ciências Humanas
Programa: Pós-Graduação em Letras
Orientadora: Marcia Veirano Pinto
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
O uso de filmes e programas de televisão no ensino de inglês como língua adicional é prática consagrada na literatura (BEDNAREK, 2018; VEIRANO PINTO e CONDI de SOUZA, 2011). No entanto, pouco se investigou sobre a linguagem de seriados de televisão infantil. Para preencher essa lacuna, este trabalho teve como objetivo principal identificar os usos do modal can em um corpus composto por todos os episódios das temporadas 1 a 5 do seriado infantil Peppa Pig. A abordagem da Linguística de Corpus forneceu o suporte teórico da pesquisa. O seriado britânico Peppa Pig foi escolhido por ter sido produzido para crianças em etapa pré-escolar, tendo assim uma linguagem que busca retratar aquela utilizada no cotidiano de crianças inglesas e por ser exibido em mais de 180 países. O corpus, composto por 261 transcrições dos episódios das cinco primeiras temporadas da série, totalizando 111.511 ocorrências e 5.079 itens, foi etiquetado com o etiquetador semântico UCREL Semantic Analysis System (USAS) e analisado com auxílio da suíte de ferramentas #LancsBox, ambos da Universidade de Lancaster, Inglaterra. A frequência das etiquetas foi contada com a auxílio do com o software estatístico SPSS 23.0. Essas ferramentas foram utilizadas para que os campos semânticos que se destacam — isto é, aqueles nos quais a frequência de can e suas formas negativas é superior a 500 em pelo menos quatro das cinco temporadas — fossem identificados, fornecendo o contexto semântico dos usos do modal. Dentre os campos semânticos salientes temos ações, tempo, movimento, quantidades, criaturas vivas, relações entre membros da família e atributos físicos. As 1.126 ocorrências de can, e suas formas negativas, têm como colocados mais frequentes os pronomes pessoais de primeira e segunda pessoas. Dentre os 15 usos de can e can’t/cannot identificados, dois têm sentidos gerais e 13 específicos. Os resultados obtidos confirmam a hipótese de que crianças que assistiram, em inglês, todos os episódios das 5 primeiras temporadas do seriado Peppa Pig foram expostas a mais do que os três sentidos gerais de uso do modal can (habilidade, possibilidade e permissão), tradicionalmente apresentadas em materiais didáticos.

Palavras-chave: Linguística de Corpus, Modal Can, Animação, Ensino de Inglês para Crianças, Dissertação.


Abstract
The inclusion of films and television programs in English as a Foreign Language lessons has been a common practice in the past decades, as the literature in the field attests (BEDNAREK, 2018; VEIRANO PINTO and CONDI DE SOUZA, 2011). However, to date, there are few studies that look at the language of animation for children. To fill this gap, this study aims to identify the uses of the modal can in a corpus composed of all of the episodes from seasons 1 to 5 of the British preschool animated series Peppa Pig. Corpus Linguistics provided the theoretical framework for the study. The animation series Peppa Pig was chosen because, being produced for children in the preschool age range, its dialogues simulate the language used in situations that children encounter in their daily lives. To achieve the aforementioned objective the corpus—composed of 261 transcriptions of the episodes, totaling 111,511 tokens and 5,079 types—was tagged with the semantic tagger UCREL Semantic Analysis System (USAS) and analyzed with the Lancaster University corpus toolbox (#LancsBox), both developed by Lancaster University, England. The frequency of the tags was counted with the help of the statistical software SPSS 23.0. Both USAS and SPSS were used to identify the salient semantic fields in which the modal can occurs, that is, those in which the frequency of can, can’t, and cannot is greater than 500 in at least four of the five seasons. This step was taken to contextualize the uses of the modal can semantically. The salient semantic fields identified are actions, time, movement, quantities, living creatures, relationships between family members, and physical attributes. The most frequent collocates of the 1,126 occurrences of can and can’t/cannot are the first- and second-person personal pronouns. Three general uses and 12 especific uses of can and can’t/cannot were identified. Such results confirm the hypothesis that children who watched all the episodes of the first five seasons of Peppa Pig, in English, have been exposed to many more uses of the modal can than the three uses (ability/inability, possibility, and permission) that typically figure in pedagogical materials.

Para o texto completo, clique aqui!

 

Determinação do Deslocamento da Parede Ventricular Esquerda em Imagens Ecocardiográficas para Prover Dados Fisiológicos à Animação de Modelo Virtual do Coração


Dissertação de Mestrado


Nome: Gabriela Colares Al Ganem
Instituição: UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo - Instituto de Ciência e Tecnologia
Programa: Pós-Graduação em Engenharia Bio-Médica
Orientador: Carlos Marcelo Gurjao de Godoy
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
O avanço da simulação computacional tridimensional (3D) resultou em modelos de coração virtual de alta fidelidade, que são úteis para implementação em ferramentas educacionais médicas. Os modelos de coração que fornecem uma visualização realista do coração estão relacionados aos movimentos fisiológicos do coração observados em imagens de exames médicos, como ecocardiogramas. Como a aparência e deformação da superfície cardíaca, principalmente do ventrículo esquerdo, é relevante para a compreensão dos movimentos cardíacos, o objetivo do presente trabalho foi determinar, a partir de imagens ecocardiográficas, o deslocamento das paredes internas e externas do ventrículo esquerdo humano, para prover dados fisiológicos à animação do batimento cardíaco em modelo virtual 3D do ventrículo esquerdo. Os resultados mostraram que os valores obtidos do deslocamento expressam, de forma satisfatória, o movimento real observado nas imagens de ultrassonografia cardíaca, bem como revelam a assertividade na determinação dos pontos de referência e na extrapolação dos pontos de estudo para as demais regiões da câmara ventricular. A abordagem utilizada é pioneira em prover dados fisiológicos do deslocamento das paredes do ventrículo esquerdo em centímetros para animação 3D da câmara ventricular, que podem, como expressa nos resultados, ser utilizados para aumentar o grau de fidelidade da simulação em relação ao movimento ou até mesmo reproduzi-lo. Assim, a determinação do movimento da parede ventricular esquerda - e sua implementação em uma animação de modelo virtual 3D - estão em conformidade com as imagens de ecocardiograma, sendo uma técnica útil para implementação futura nas demais câmaras cardíacas, bem como em ferramentas de ensino e (ou) aprendizagem cardíaca.

Palavras-chave: Deslocamento, Paredes, Ventrículo Esquerdo, Animação 3D, Dissertação.


Abstract
The advancement of three-dimensional (3D) computer simulation has resulted in high-fidelity virtual heart models useful for implementing health educational tools. Heart models that provide realistic visualization of the heart are concerned with physiological heart movements observed in medical exam images, such as echocardiograms. As applying the cardiac surface, mainly of the left ventricle is relevant for the understanding of cardiac movements, the objective of the present work was to determine, from echocardiographic images, the displacement of the internal and external walls of the human left ventricle, to provide physiological animation data of the heartbeat in a virtual 3D model of the left ventricle. The results show that the displacement's selected values satisfactorily express the cardiac ultrasound images' real movement. It also reveals the assertiveness in determining the reference points and the study points' extrapolation for the other ventricular chamber regions. The approach used is a pioneer in providing physiological data on the displacement of the left ventricular walls in centimeters for 3D animation of the ventricular chamber, which, as expressed in the results, can be used to increase the degree of fidelity of the simulation concerning the movement or even reproducing it. Thus, the determination of the left ventricular wall's movement and its implementation in an animation of the 3D virtual model complies with the echocardiogram images. That is a useful technique for future implementation in the other cardiac chambers and teaching tools and (or) cardiac learning.

Para o texto completo, clique aqui!