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O uso da Técnica 3D Digital para Movimentos de Câmera Complexos em Desenho Animado


Trabalho de Conclusão de Curso



Nome: Guilherme Nolasco Ferreira
Instituição: UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais - Escola de Belas Artes
Programa: Cinema de Animação e Artes Digitais
Orientador: Virgilio  Carlo  de Menezes Vasconcelos
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Este trabalho de conclusão de curso busca investigar algumas das dificuldades técnicas para o emprego de movimentos de câmera em produções de desenho animado. Dessa forma, foram analisadas ferramentas de computação gráfica como opção para superar algumas dessas complicações. A partir da análise de filmes produzidos pela indústria de animação dos EUA a partir da década de 1980, foi pontuado o raciocínio e métodos fundamentais para realizar essa mescla de computação gráfica com desenho animado. Por fim, a realização da parte prática do projeto foi fundamental para realizar novas reflexões e compreender como a técnica se transformou com o passar das décadas. 

Palavras-chave: Movimento de câmera, Desenho animado, Computação gráfica, Mescla de técnicas na Animação, TCC.


Abstract
This work, as a final assignment for the completion of the course, seeks to understand the technical difficulties that certain camera movements can bring to the production of cartoon animation. In this way, computer graphics tools were a option as a viable way for helping overcome some of these complications. With the analysis of films and tests made by the American industry since 1980, we described the fundamental methods responsible to produce this mixture of computer graphics and cartoon animation. Finally, the production of an original animated piece was fundamental for reflecting over how the technique has transformed over the decades.


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