Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Josieldo Silva Pereira
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Jornalismo
Orientador(a): Gabriela Frota Reinaldo
Ano: 2019
Orientador(a): Gabriela Frota Reinaldo
Ano: 2019
País: Brasil
Resumo
Resumo
No senso comum, os animes, termo que abrevia as obras de animação em estilo mangá produzidas no Japão, são geralmente atribuídos ao público infantil, dada a quantidade de personagens em seus enredos elaboradas para representarem a faixa etária deste público. Diversos exemplos desta indústria cultural, no entanto, ultrapassam esta noção e evidenciam complexas relações de conteúdo, com apresentação de temas mais densos, caso do anime Neon Genesis Evangelion (新世紀エヴァンゲリオン, Shin Seiki Evangerion , Hideaki Anno, 1995). Seu enredo mostra um entrelace de temas pouco debatidos nos animes, tais como a inserção do niilismo, do existencialismo e a aglutinação de crenças religiosas, em especial a manifestação do cristianismo atrelado às narrativas e práticas do xintoísmo e do budismo, religiões basilares da sociedade japonesa. Mesmo com o cristianismo não exercendo, na História do Japão, um papel destacável como o xintoísmo e o budismo (HORI, 1981), a religião se estabelece nas imagens de Neon Genesis Evangelion de modo a se comunicar inter-religiosamente, propiciando um novo comportamento religioso. Esta pesquisa se debruça sobre esta comunicação a partir do espaço que o cristianismo ocupa nas zonas fronteiriças de uma semiosfera em que xintoísmo e budismo transitam conjunta e interculturalmente. Tais relações de dialogismos permitem supor a criação de um novo texto sistêmico moldado por trocas de signos religiosos em movimentação constante de uma fronteira a outra, possibilitando a manutenção de uma nova semiosfera cujo texto cultural central a pesquisa conseguiu abarcar pela adoção do termo xinto-budismo-cristão . O trabalho faz uso das noções de fronteira semiótica, semiosfera, texto cultural, símbolo, entre outras, sob o arcabouço da Semiótica da Cultura, cujo principal representante é o pesquisador russo Iuri Lotman (1990, 2000). Ao longo do texto, foram analisados alguns dos pontos principais dos 26 episódios da animação, à luz de discussões sobre as configurações religiosas também baseadas em autores como Sasaki (2011), Kaneoya (2012), Usarski (2009) e Shoji (2017).
Palavras-chave: Animação japonesa, Xintoísmo, Budismo, Cristianismo, Semiótica da cultura, TCC
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