Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Consumismo e a Influência da Publicidade: Uma análise fílmica de Wall-e (2008)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Carolina Pontes Morales
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso de Graduação em Comunicação Social/Publicidade e Propaganda
Orientador(a): Alan Eduardo dos Santos Góes
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Esta monografia se propõe a realizar uma análise fílmica da animação Wall-E, lançada em 2008 pela Pixar Animation Studios. Para concretizar tal objetivo, optou-se por trabalhar com dois temas que são muito relevantes ao longo da narrativa: primeiramente, analisa-se a representação do consumismo desenfreado e as suas consequências para a Terra em um futuro distópico; e, em seguida, procura-se discutir a responsabilidade que a comunicação publicitária tem ao emitir suas mensagens e de que forma a mesma pode influenciar nesta prática. Desse modo, torna-se fundamental ter como base o conhecimento teórico proposto por diversos autores das áreas de comunicação social, estudos de consumo e análise fílmica, tais como: Zygmunt Bauman, Jean Baudrillard, Gilles Lipovetsky, Marvin DeFleur, Jacques Aumont, Michel Marie, Christopher Vogler, Joseph Campbell, Robert McKee, entre outros nomes pertinentes que foram utilizados no levantamento bibliográfico desta pesquisa. Portanto, é possível concluir que esta obra cinematográfica é capaz de suscitar inúmeras reflexões que abrangem públicos de diversas faixas etárias, sendo um exemplo de narrativa bem construída, com personagens memoráveis e contribuições que vão além do seu tempo.

Palavras-chave: Consumismo, Publicidade, Animação, Wall-e, Análise fílmica, TCC

Para o texto completo, clique aqui!