Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Para Além dos Contos de Fada: Princesas Disney e concepções de gênero na perspectiva de adolescentes

Dissertação de Mestrado

Nome: Carla Magalhães Mikulski
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI)
Orientador(a): Juliana Prates Santana
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho se situa na interseção entre gênero, desenvolvimento humano e mídia, tendo como objetivo geral analisar as concepções de gênero na perspectiva de adolescentes autodeclaradas mulheres cisgênero a partir dos filmes das Princesas Disney, com foco nas representações das Princesas Disney e seu impacto na concepção de gênero e na socialização durante a adolescência. Utilizando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Estudos de Gênero e Teorias Feministas como base, este estudo qualitativo envolveu a participação de quatro adolescentes de 13 a 17 anos, residentes em três estados de duas regiões do Brasil. Os métodos de produção de dados incluíram reacts e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, analisadas a partir da abordagem indutiva centrada na Análise Temática. Os resultados destacam as Princesas Disney como tecnologias de gênero que moldam normas sociais aderentes aos ideais patriarcais, capitalistas e coloniais, contribuindo para uma reflexão crítica sobre papéis e estereótipos de gênero na sociedade. As adolescentes demonstraram uma compreensão crítica das representações de gênero nos filmes e discutiram a influência dessas narrativas em suas próprias concepções de gênero. A análise revelou a influência das animações nas percepções das adolescentes sobre feminilidade, masculinidade e estereótipos de gênero, considerando diversos contextos sociais e culturais. Apesar de algumas evoluções nas representações das Princesas, desafios relacionados à perpetuação de estereótipos de gênero ainda persistem. Este estudo reforça a necessidade de abordagens críticas e educativas para promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas de gênero na adolescência, com implicações para intervenções e políticas públicas visando promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Palavras-chave: Teoria bioecológica do desenvolvimento humano, Adolescência, Gênero, Papéis de gênero, Estereótipos de gênero, Princesas Disney, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!