Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Sara Maria Marques Bastos
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso Design
Orientador(a): Lia Alcântara Rodrigues
Ano: 2019
Orientador(a): Lia Alcântara Rodrigues
Ano: 2019
País: Brasil
Resumo
Resumo
A animação como produto visual é bastante conhecida por todos, porém os fenômenos e as técnicas responsáveis por sua existência não são de conhecimento geral, por fatores como a passividade dos espectadores e por explicações errôneas sobre o assunto. Observando as práticas do passado para buscar entender como proporcionar uma experiência de compreensão dos fenômenos intrínsecos à animação quadro a quadro e das suas técnicas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo óptico como ferramenta lúdica de ensino. Aplicando a metodologia de projeto de produto de Löbach (2001) e as ferramentas de análise de Pazmino (2015), a fim de alcançar seus objetivos, a pesquisa buscou entender os conhecimentos de arte e ciência que a animação nos brinquedos ópticos oferece, além de analisar as funções e a estrutura de produtos similares, para, por fim, gerar o Roboscópio, um kit com peças de papel pré-cortadas para que usuários a partir de 11 anos montem sua própria máquina de gerar animação e produzam quadros de imagens a partir do conteúdo ensinado em seu manual.
Palavras-chave: Brinquedos ópticos, Design de produto, Animação quadro a quadro, TCC
Para o texto completo, clique aqui!