Trabalho de Conclusão de Curso
Nome: Clauzivaldo Cicero de Santana
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Kênio Erithon Cavalcante Lima
Ano: 2025
Orientador(a): Kênio Erithon Cavalcante Lima
Ano: 2025
País: Brasil
Resumo
Resumo
Ao mesmo tempo em que a ciência expande-se, uma ferramenta de expressão artística ganha força pelo mundo, o cinema. A conexão entre essas duas áreas foi inevitável, uma vez que a ciência fornece uma gama de informações científicas que é de interesse social e biológico, enquanto que o cinema tem a capacidade de comunicar-se com uma grande diversidade de pessoas com faixa etária diferentes. Com essa inserção da ciência no meio cinematográfico, tornou-se necessário avaliar como esses assuntos do meio científico são utilizados nos filmes, principalmente nas animações. Este estudo analisou a relação entre o conteúdo científico e o espaço cinematográfico, para inferir as contribuições para a popularização da ciência, os possíveis desvios do sentido científico e sua possibilidade para o ensino na educação básica. Para a análise foi necessário utilizar o método de análise de conteúdo de Bardin, que precisou ter uma adaptação para análise do conteúdo do filme divertidamente. Os resultados demonstram uma alta utilização da ciência como base para a construção da narrativa cinematográfica, de uma forma coerente com os conteúdos científicos abordados na animação. Desta forma, o filme divertidamente é uma ferramenta de comunicação que apresenta conhecimento científico, sendo um forte aliado na popularização da ciência para a sociedade, também é uma ferramenta pedagógica potente para o ensino das ciências ao abordar os conteúdos de forma adequada e acessível aos discentes da educação básica.
Palavras-chave: Ciência no cinema, Ensino de ciências, Popularização da ciência, TCC.
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