Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Discurso de Gênero nos Enunciados do Currículo Cultural do Desenho Animado Peppa Pig

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Barbosa da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Pedagogia
Orientador(a): Rosângela Tenório de Carvalho
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero.



Palavras-chave: Discurso, Gênero, Pedagogia Cultural, Desenhos animados, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!