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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Animação a Serviço do Estado: O imaginário presente nos desenhos animados para campanha de saúde e higiene durante o regime militar no Brasil (1972-1979)

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Marcelo Gonçalves Ribeiro
Instituição: PUC-Rio 
Programa: 
Orientador: Denise Berruezo Portinari
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
A pesquisa tem por escopo um estudo do imaginário  presente  nos desenhos animados que fizeram parte da campanha de  saúde, higiene e vacinação promovida pelo Governo  Federal,  veiculada na mídia e nas escolas do país. Esta Campanha, realizada pela Assessoria de Relações Públicas do  Governo,  criou as personagens Sujismundo, Sujismundinho e Doutor  Prevenildo e foi exibida em dois momentos distintos, na  gestão dos Presidentes Médici (1969-1974) e Geisel (1974- 1979), durante a vigência do Regime Militar no Brasil.  Embora estes filmes vinculem-se a um período específico  da  vida nacional, em alguns aspectos, suas características se assemelham a outras criações que fizeram parte da  literatura brasileira. Mais especificamente, as imagens  dos  desenhos animados evocam um imaginário que permaneceu ao  longo de décadas representando uma marca, uma impressão na memória da sociedade brasileira. Esta dissertação visa  contribuir, portanto, para uma reflexão acerca do  imaginário social brasileiro, considerando as contradições existentes na sociedade, principalmente no que se refere  à  política e ao poder do país, e a repercussão destes fatos  na criação das animações no período do Regime Militar.

Palavras-chave: animação, desenho animado, monteiro lobato, mito da marginalidade, ditaduraitica

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As Super Heroínas em Imagem e Ação: gênero, animação e imaginação infantil no cenário da globalização das culturas

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Juliane Di Paula Queiroz Odinino
Instituição: UFSC / Centro d Filosofia e Ciências HUmanas
Programa: Programa de Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas
Orientador: Carmen Rial e Gilka Girardello
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
A presente tese se propõe a acompanhar a trajetória das heroínas de  desenho animado infantil no cenário global contemporâneo, rumo à  consolidação da super-heroína. De um lado, procuramos levar em conta  as mudanças nos agenciamentos atribuídos à sua imagem ao longo dos  últimos tempos, considerando como marco o surgimento das personagens do  desenho animado As Meninas Super Poderosas. Por outro lado,  problematizamos o modo como as heroínas, de maneira geral, costumam ser  vistas, vividas e interpretadas, frente à importância do desenho animado  para a cultura lúdica infantil. Com relação à imagem da  super-heroína hoje, destacamos a incorporação de uma série de atributos,  antes dignos exclusivamente dos heróis masculinos, que, no entanto, se  apresentam fortemente arraigados em determinados referenciais de  feminilidade. Quanto à relação estabelecida entre os públicos e  seus/uas heróis/ínas localizamos diferentes formas de experiências que  ajudam a definir, em primeira instância, fronteiras de gênero, de classe  e de grupos de idade. A natureza contraditória com que diversos  elementos são arranjados, ajudam dar forma e coerência à imagem da que  denominamos super-cor-de-rosa. Como uma mônada, ela comporta  inúmeras formas de articulação, a partir de um amplo leque de elementos,  atributos e características, mas que no conjunto levantam a bandeira de  uma auto-afirmação feminina na modalidade super-mulher/super-menina. Por sua vez, essa imagem hoje deve muito às transformações que hoje atravessam a imaginação global.

Palavras-chave: televisão, desenho animado, globalização, imaginário infantil

Abstract
This thesis study the trajectory of the heroines of children's cartoon in the contemporary global scene, towards the consolidation of the super-heroine. On one hand, we take into account changes in the agency attributed to its image over recent times, considering the importance of the cartoon The Powerful Girls. Furthermore, how the problematization heroines in general, tend to be seen, experienced and interpreted, in the importance of the cartoon for culture child. Regarding the image of the super-heroine today, highlight the incorporation of a number of attributes, but worthy only of male heroes, however, they are deeply rooted in certain marks of femininity. Concerning the relationship between the public and heroes and heroines locate different types of experiences that help to define in the first instance, boundaries of gender, class and age groups. The contradictory nature with which various elements are arranged, help shape and coherence to the image of what we call super-pink. As a monad, it includes many forms of articulation, from a wide range of elements, attributes and characteristics are often quite contradictory, but on the whole raise the flag of a female self-assertion in the form super-woman . In turn, that image today owes much to change that now cross the global imagination.

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Metrópolis : O uso do jazz no cinema de animação japonês

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012)
Nome: Gustavo Rocha Chritaro
Instituição: Unicamp - Instituto de Artes - IA
Programa: Programa de Pós-graduação em Música
Orientador: Claudiney Rodrigues Carrasco
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Este trabalho tem como proposta analisar o uso do jazz no cinema de  animação japonês, através de um estudo de caso que tem como objetivo o  longa-metragem de animação "Metrópolis" (2001), dirigido por Rintaro,  com roteiro de Katsuhiro Otomo, e música de Toshiyuki Honda.
A  metodologia que escolhemos foi a de estabelecer conexões com a  literatura específica da área de trilhas sonoras, e dialogar com o  pensamneto de outras áreas, como a filosofia e a crítica literária Além  disso, foram feitas exposições formais sobre a parte técnica da trilha  musical e a partir de então, foram realizadas uma síntese entre a  literatura e o procedimento de análise.

Palavras-chave: jazz, anime, cinema japonês, trilha sonora

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Documentário Animado: Experimentação, tecnologia e design

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 6/1/2012) 
Nome: India Mara Martins 
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-RIO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: Luiz Antônio Luzio Coelho
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
O objetivo desta tese é refletir sobre o documentário animado. Um produto audiovisual que mistura documentário e animação e está redefinindo o papel do design na produção das novas mídias. Mostramos  também que o documentário animado reacende uma série de debates e  reflexões relativas à teoria do documentário e da animação em relação às  concepções de realismo. A nossa principal premissa é que o  documentário sempre se apropriou da tecnologia de forma a favorecer a  experimentação e, o documentário animado, em 3D, é a sua forma de se  apropriar das tecnologias digitais. Para comprovar esta hipótese  mostramos como a experimentação da tecnologia se deu no documentário em  diferentes épocas, mais precisamente nos períodos do primeiro cinema,  das vanguardas e da escola britânica - de 1900 a 1930, os anos de 1960, e  os anos de 1990 (novas mídias). O que nos interessa é investigar  esta relação entre os meios de produção utilizados na realização do  documentário - quer tenham esta denominação ou não - e os modos de  representação e estilos resultantes da tecnologia de cada época, que  pretendemos delinear brevemente. O Design está presente nos dois  aspectos: nos meios de produção, por sua tradição ligada ao  desenvolvimento de tecnologias e instrumentos para viabilizar a  produção, e nos modos de representação, porque as referências estéticas  da animação são oriundas das artes gráficas (quadrinhos, ilustrações,  etc). Isto também explica, em parte, a ausência da animação na  teoria do cinema, aspecto que questionamos, mostrando como a animação  está contemplada na teoria Deleuziana. Para concluir, fazemos um estudo de caso de um documentário animado emblemático, por sua abordagem da tecnologia 3D. Ryan  (2004), de Chris Landreth, resume o potencial do documentário animado  enquanto experimentação da tecnologia, intensidade narrativa e estética  não figurativa, em singular referência ao pintor Francis Bacon.

Palavras-chave: Documentário Animado, Experimentação, Tecnologia, Teoria do Cinema

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Entre EVAs e Humanos: uma abordagem da relação homem-máquina através da animação japonesa Néon Genesis Evangelion

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 2/12/2011)
Nome: Danielly Amatte Lopes
Instituição: Universidade Federal de Goiás - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Mestrado em Cultura Visual
Orientador: Rosana Horio Monteiro
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Em um breve exame sobre as produções contemporâneas a cerca dos mais diversos assuntos, notadamente identificamos a dimensão do papel da imagem nesse final de século XX Identificada por diversos estudiosos como uma sociedade que construiu boa parte de seu universo simbólico através das informações fornecidas pelos meios de cultura de massa sobretudo aqueles que lhe apresentam visualidades como dado a sociedade ocidental contemporânea passa por um processo onde a imagem ganha uma importância cabal na sua maneira de interpretar e organizar conceitos e dogmas Paralelamente a essa supervalorização da imagem identificamos neste período um grande número de novas descobertas tecnológicas e científicas Esse desenvolvimento técnico-científico dos últimos 50 anos do século XX possui uma amplitude tal que modificou e reorganizou uma série de conceitos e relações Tal desenvolvimento não modificou apenas os aparatos tecnológicos a nossa volta modificou também a relação que o homem estabelecia com esses aparatos Esse estreitamento da relação homem-máquina aparece retratado pelas mais diversas linguagens nos dando uma idéia de como este homem interpreta esse novo tipo de relação e as questões suscitadas por ela Praticamente todas as linguagens se redem a representação e á discussão desse caminho entre homem e máquina abordando possibilidades de hibridação o surgimento de criaturas trans-biológicas (meio natural meio artificial) a perda do domínio humano sobre a máquina e a maneira como a absorção desses novos modos de pensar o humano podem influenciar essa relação homem-máquina Sendo assim esse estudo se propõe a através de uma produção áudio-visual problematizar e identificar essas discussões e questões surgidas nessa época onde a relação entre humano e tecnológico tomou uma nova dimensão Fazendo uso de uma produção pertencente a um dos maiores fenômenos da cultura pop mundial o animé buscamos em Néon Genesis Evangelion elementos que pudessem subsidiar imageticamente essas discussões Trata-se de uma série televisiva produzida no Japão nos anos 1990 que traz em seus 26 episódios a representação de uma aproximação mais intensa entre o maquínico e o humano Temos em 02 tipos de personagens EVAs e pilotos a materialização dos dois pólos da relação que iremos analisar De um lado os Evas representando a máquina o elemento capaz de estender e ampliar o homem ligado a essa máquina Do outro lado o piloto de cada EVA representando a figura do humano em um futuro onde a tecnologia media e interage com sua cognição um humano que se vê obrigado a reformular suas concepções de sujeito identidade e alteridade O objeto de estudo nos fornece simultaneamente as batalhas uma rede de mistérios e intrigas se desenrola colocando em questão aspectos sensíveis e relacionados à subjetividade das personagens É uma rede complexa que vai sendo desdobrada tendo como pano de fundo mais uma tentativa de fazer com que o humano prevaleça Colocando em cheque outras questões como a alteridade a possibilidade de hibridação entre homem e máquina uma nova concepção de humano e as possíveis conseqüências dessa hibridação.

Palavras-chave: imagem-Tv, universo simbólico, cultura de massa

Abstract
In a brief examination of contemporary productions about the most diverse subjects we identified the role of the image at the end of 20th century Identified by many studious as a society that constructed great part of its symbolic universe through the information supplied by the means of mass culture specially those that present visual as data the contemporary occidental society passes through a process which the image has an accurate importance in the way to interpret and to organize concepts and dogmas Parallelly to this supervalorization of the image we identify in this period a great number of new technological and scientific discoveries This techonological and scientific development in the last 50 years of the 20th century has such a dimension that modified and reorganized a lot of conceptions and relations. This development did not modify only the technological apparatuses around us but also the relation that man established with them This narrowing of the man-machine relation is portrayed by many different languages giving an idea about how this man interprets this new type of relation and the questions rised by it Practically all the languages admit the representation and the discussion about man and machine mentioning the possibility of hybridization the sprouting of trans-biological creatures (natural environment artificial environment) the loss of the human domain on the machine and the way the absorption of these new ways to think the human being can influence this man-machine relationConsidering this this study aims at through an audio-visual production setting the problem and identifying these discussions and questions that appeared at a time when the relation between technology and human being got a new dimension Using the production of one of the greatest phenomenon of the popular culture in the world the aminé we based on Néon Genesis Evangelion to get elements that could give visually support to this discussion It is about a TV serial produced in Japan in the 1990 that has in its 26 episodes the representation of an intense approaching between the machine and the human being There two types of characters EVA´s and pilots we will analyse the materialization of the two sides of the relation From one side the EVAs representing the machines the element capable to extend on the man to this machine On the other side the pilot of each EVA respresenting the human being in a future where the technology interacts with its cognition a human being that has to reformulate his suject conceptions identity and alterity The object of the study provides us simultaneously the battles a net of mysteries and intrigues happen rising sensible questions and aspects related to the characters´subjectivity It is a complex net that is being unfolded having as a setting another attempt to make the human being prevails Rising other questions such as the alterity the possibility of hybridization between man and machine a new conception of human being and the possible consequences of this hybridization.

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