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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

De Patinho Feio a Cisne - O digital e os novos modelos de negócio podem transformar a animação no Brasil

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Daniel Caetano
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n.60 / 2013, pp. 6-9
Ano: 2013
País: Brasil

Um esquema eficaz de difusão comercial de filmes precisa ter um modelo de negócio bem definido e sólido para que possa se sustentar prolongadamente. Nos seus últimos anos de vida, foram várias as vezes que Gustavo Dahl mencionou a necessidade de encontrar os modelos de negócio possíveis atualmente para os filmes brasileiros. De certa maneira, é isso que a atual política de apoio aos filmes de animação (com linhas próprias em alguns editais recentes) pretende conseguir: trata-se de um direcionamento razoavelmente claro de uma estratégia de ocupar um espaço de circulação de filmes.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Inovação, Novas tecnologias.

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A Odisséia do "Piconzé"

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)

Nome: Yppe Nakashima, João Luiz Araújo e Sylvio Renoldi, em entrevista para Alfredo Sternheim 
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n.22 / 1972, pp. 47-50
Ano: 1972
País: Brasil

Resumo

O desenho animado, que, a partir de Walt Disney, esteve em todos os centro cinematográficos do mundo, um desenvolvimento extraordinário, não encontrou no Brasil, um acolhimento a altura do entusiasmo que sempre animou nossas tentativas em estabelecer um cinema nacional. Registram-se as primeiras tentativas no gênero empreendidas por Luis Steal e João Stamato, no período de 1929 e 1933, entre os quais, Macaco Feio, Macaco Bonito que, apesar do primarismo da técnica, não desmerecia, para a época, o "cartoon".

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema, História da animação, Piconzé

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Lampejos Fora do Eixo: A animação que brota distante dos grandes centros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: João Carlos Sampaio
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60, Jul-Ago-Set / 2013 , p. 32-37. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Bem distante da realidade internacional do brasileiro Carlos Saldanha, expoente da produtora norte-americana Blue Sky, famoso pela colaboração na série A era do gelo e autor do longa-metragem Rio (2011), a animação nacional se alicerça a partir de esforços individuais. esforços muitas vezes solitários e isolados, acontecendo na tela com o mesmo “sopro milagroso” que põe em movimento personagens nascidos no papel (e ultimamente também nas telas de computador).
Se mesmo nos grandes centros econômicos e produtores de audiovisual do país, Rio de Janeiro e São Paulo, a animação aparece apenas como uma atividade periférica da sétima arte, filão mais valorizado apenas no mercado publicitário, “fora do eixo” tudo parece ainda mais improvável e complicado. Uma longa história de superação, que começou ainda nas primeiras décadas do século passado.. [...]

Palavras-chave: Animação fora eixo Rio-São Paulo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Desenhar o Som: O papel do som no processo criativo nos curtas de animação brasileiros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Ana Luiza Pereira
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 60-64. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Desde o início do cinema sonoro, o cinema de animação foi encontrando características únicas, inerentes ao próprio processo de criação frame a frame da imagem, que permite um grande controle sobre a construção da relação som-imagem. O sucesso de Walt Disney com a introdução do som em Steamboat Willie (1928) e suas produções seguintes não partiu apenas da sonorização de um material previamente animado, e sim do resultado obtido na concepção conjunta de som e animação, seja pela criação do som sobre a animação (série Mickey Mouse), seja pela criação da animação sobre o som (série Silly symphonies). Alguns anos depois, a Warner adotou processos semelhantes para a criação das séries Looney tunes e Merrie melodies, tendo como diretor musical Carl Stalling, que havia trabalhado com Disney em seus primeiros filmes sonoros. [...]

Palavras-chave: Som na animação, Processo criativo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Mundo Novo: A evolução narrativa dos games e a defasagem brasileira

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Guilherme Martins
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 54-59. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

A longa jornada da animação nos games teve um bom número de marcos: outrora tinha como objetivo os jogos de gráficos alegres, mirando o público mais jovem; depois passou por uma obsessão pelo simulacro, até desenvolver mais profundamente sua dramaturgia. existia uma certa dificuldade em se compreender que era possível fazer do videogame uma forma de se contar algo, de se expressar dramaticamente. Há, também, o desenvolvimento tecnológico, que naturalmente permitiu que os jogos pudessem ir além e se desenvolver tal qual uma animação de cinema..[...]

Palavras-chave: Games, Videogame, Animação brasileira, Filme Cultura


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