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Renderização 3D para Freelancers e Estúdios de Pequeno Porte


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Bitencourt Rodrigues
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Gissele Cardozo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Neste artigo, apresentamos uma pesquisa sobre a renderização 3D para animação. Uma abordagem voltada à produção 3D para estudantes, profissionais freelancers. ou estúdios de pequeno porte que, supostamente, não possuem a sua disposição um alto poder computacional para produção. Este trabalho visa propor uma reflexão à respeito da produção de animação 3D e o olhar do artista, utilizando princípios técnicos e artísticos, não apenas teóricos, mas também de caráter prático/empírico sobre a renderização de animações 3D.
A renderização para animações 3D pode, em alguns casos, gerar artefatos ou ruídos discrepantes entre quadros, causando estranheza ao espectador, o que por sua vez caracteriza a imagem como de baixa qualidade quando considerada um produto. Esta situação exige alto processamento computacional para resolvermos de forma automática este tipo de problema. Neste momento, o olhar de um artista pode vir a contribuir para a resolução de casos como este, mimetizando, ou diríamos, simulando perceptualmente, efeitos que seriam dispendiosos para uma produção de baixo orçamento.
É importante observar que em produções de grande porte, como por exemplo as animações hollywoodianas, a preocupação com processamento é bem pequena, visto que o orçamento de produções de grande porte visa cobrir gastos com tecnologia, removendo limitações computacionais para o artista e elevando de certa forma a qualidade final do trabalho. Porém acredita-se que estes métodos avançados podem ser mimetizados pelo artista estudante, freelancer ou de estúdio de pequeno porte, para um resultado visualmente similar e com um custo computacional menor.

Palavras-chave: Arte, 3D, Animação, Renderização, Shading, Produção, TCC.


Abstract
In this article, we present a study about 3D rendering for animation. An approach focused on 3D production for students, freelancers and small studios that supposedly do not have at their disposal a high computational power for production. This paper aims to propose a reflection about the production of 3D animation and look of the artist, using technical and artistic principles not only theoretical but also practical / empirical about rendering 3D animations character.
Rendering for 3D animations can in some cases generate artifacts or outliers causing noise between frames strangeness to the viewer, which in turn characterizes the image as low quality when considering a product. This requires high computational processing to automatically solve this problem. At this time the look of an artist can come to contribute to the resolution of this case, mimicking or simulating perceptually, effects that would be expensive for a low-budget production.
It is important to note that in large productions such as the Hollywood animations, concern for processing is very small, since the budget productions will cover these large technology spending, removing computational limitations for the artist and elevating certain so the quality of the work. But it is believed that these advanced methods can be mimicked by artist student, freelancer or small studio to a visually similar outcome.


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Um Estudo do Layout Observado Através da Linha, Forma e Espaço Enquanto Sentido Narrativo na Série Animada Los Viajeros Sin Fronteras


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Mascarenhas Costa
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Vivian Herzog
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Este artigo propõe um estudo do layout observado através dos elementos visuais linha, forma e espaço enquanto sentido narrativo na série animada Los Viajeros Sin Fronteras (NPTE, 2014). Serão apresentados conceitos de linguagem visual e linguagem cinematográfica, que ajudarão a identificar uma possível relação da imagem com a narrativa presente em um episódio desta série.

Palavras-chave: Animação, Série, Layout, Elementos visuais, Narrativa, TCC.


Abstract
This article purposes a study of the layout observed through the visual elements line, shape and space as narrative sense in the animated series Los Viajeros Sin Fronteras(NPTE, 2014). Concepts of visual language and cinematography language will be presented, which will help identify a possible relation of the image with the narrative in an episode of this series.


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Censura e o Cinema de Animação: A influência da censura no conteúdo do cinema de animação a partir da análise de Betty Boop


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Robinson Augusto Mendes Queiroz
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: André Luis Porto Macedo
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Esse artigo tem como objetivo demonstrar como os conselhos de censura influenciaram os rumos tomados pelo cinema de animação. Partindo de uma análise da era pré-censura, podemos perceber que a falta de regulamentação proporcionava grande liberdade artística aos estúdios e animadores, permitindo abordar vasta gama de assuntos, muitas vezes polêmicos. Isso mudaria com o Hays Office e a implantação de um código de censura, causando grande impacto em toda a indústria do entretenimento até os dias atuais, e contribuindo para o aparecimento de outras temáticas narrativas e o surgimento de um novo olhar do público com relação ao cinema de animação.

Palavras-chave: Cinema de animação, censura, Betty Boop, Infantilização, Hays office, TCC.


Abstract
This article aims to demonstrate how boards of censorship influenced the directions taken by the animated film. Based on an analysis of pre-censorship era, we can see that the lack of regulation provided great artistic freedom to animators and studios, allowing addressing wide range of subjects, often controversial. That would change with the Hays Office and the implementation of a code of censorship, causing great impact on the entire entertainment industry to the present day, and contributing to the emergence of other types of thematic narratives and the raising of a new view of the public regarding the animated film.


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Rasputin, um Vilão nos Models Disney? Análise de personagem

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Di Palma Back
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
No decorrer dos anos, a Disney Animation Studios tem mostrado saber criar filmes de animação com atributos que agradam o público em geral. Um dos aspectos observados, como destaque, é a criação do personagem do vilão, que age como antagonista colocando desafios a serem superados pelo protagonista, no decorrer da história. Esse personagem potencializa os conflitos na narrativa, aumentando o nível de envolvimento do telespectador com a trama e, consequentemente, minimizando uma possível perda de interesse. 
Por saber trabalhar bem esses atributos, a Disney acaba sendo usada de exemplo a outros estúdios que querem ter êxito ao fazer um filme. Um exemplo desses estúdios é a Fox Animation que apresenta o filme Anastasia com características semelhantes às produções da Disney. A partir dessas similaridades, este artigo estuda a criação do personagem Rasputin, vilão do filme Anastasia, em comparação com os vilões feitos pela Disney Animation e, assim, visa atestar se esse personagem foi criado seguindo um molde pré-estabelecido.

Palavras-chave: Cinema de animação, Criação de personagens, Vilões, Rasputin, Disney Animation StudiosTCC.


Abstract
Over the years the Disney Animation Studios has shown to know how to create animated films with attributes that appeal to the general public. One of the aspects observed is the creation of the villain character, that acts as an antagonist presenting challenges to be overcome by the protagonist in the course of the story. This enhances the conflict between character and narrative, increasing the level of involvement of the viewer with the plot and, consequently, minimizing the possible loss of interest.
By knowing that these attributes work well, Disney ends up being used as an example to other studios who want to succeed in making a film. An example of these studios is the Fox Animation which presents Anastasia, a movie with characteristics similar to those of Disney productions. From these similarities, this paper studies the creation of the character Rasputin, Anastasia’s villain, compared to the villains made by Disney Animation and thus aims to verify whether this character was created following a pre-established mold.

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Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica em Yellow Submarine: Um mapeamento das artes visuais de uma época no pioneirismo de uma animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Lindoso de Barros
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2014
País: Brasil

Resumo
Nesta pesquisa é apresentada uma análise do longa-metragem de animação Yellow Submarine (1968), dirigido por George Dunning, abordando as influências de Pop Art, Op Art e Arte Psicodélica presentes em sua direção de arte e o processo de adaptação de um estilo de desenho para a animação. Buscou-se compreender, a partir disso, de que maneira o filme se tornou historicamente importante para o cinema de animação.

Palavras-chave: Yellow Submarine; Contracultura; Animação; Direção de arte, Adaptação, TCC.


Abstract
This research presents an analysis of the animated feature film Yellow Submarine (1968), directed by George Dunning, considering the influence of Pop Art, Op Art and Psychedelic Art on the art direction of the movie and the process of adaptation from a style of drawing to animation. It aims, from this, understand in which way the movie became historically important to animation.


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