Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

A Internet e a Publicidade e Propaganda: As ferramentas de estímulo ao consumo utilizadas pelos sites de comércio eletrônico


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patricia Arminé da Cunha e Mello Balekjian
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Regina Celia Montenegro de Lima
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
A Internet e a publicidade como ferramentas de estímulo ao consumo. O objetivo deste estudo é analisar a propaganda on line, suas peculiaridades, vantagens e problemas em relação às mídias tradicionais. Pretende-se focar a pesquisa na propaganda on line varejista, especificamente do site Americanas.com para ilustrar a propaganda on line atual, além de traçar um perfil desse tipo de consumidor virtual. A Internet é o meio que mais rápido cresce na história das mídias. Suas peculiaridades em relação às demais mídias também chamam a atenção: em nenhum outro meio é possível atingir o grau de interatividade que a Internet proporciona ao consumidor. A área do Marketing deixa de ser vista exclusivamente como uma área que gasta recursos para então se tornar uma que capta recursos necessários. As ferramentas de Marketing permitem identificar e indicar rapidamente se uma campanha não está dando o retorno desejado e na mesma velocidade fazer as mudanças necessárias, evitando que dinheiro e espaços publicitários sejam desperdiçados com campanhas que não apresentam bom resultado.

Palavras-chave: Marketing, Internet,Comércio eletrônico, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Fenômeno Cultural e Mercado Potencial: O caso dos fãs de Tolkien no Brasil


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Eduardo Campos Madureira de Pinho
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Claudete Lima da Silva
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
A partir da radiografia antropológica do segmento de mercado dos fãs da obra de Tolkien, busca-se entender como são criados esses grupos que tem valores e simbólica próprios e cujo princípio edificante é o interesse comum. À partir das novas possibilidades midiáticas e comunicacionais trazidas pela Internet, é traçado um perfil dessas sociedades, explicando quais são seus interesses e seu potencial de consumo. Mostra-se a partir do exemplo estudado que no mercado de fãs se encontra um importante e sub-aproveitado nicho mercadológico, a ser melhor considerado pela indústria de serviços e entretenimento para estabelecer suas estratégias de mercado. Esse mercado brasileiro de fãs de Tolkien possui características únicas em aspectos tais como o caráter político, fragmentado e amador dos fã-clubes, conforme a pesquisa revela.

Palavras-chave: Fandom, Fã, Nicho social, Consumidor, Tolkien, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Uma Proposta Para o Ensino da Teoria da Relatividade Restrita no Ensino Médio


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Otoniel Amaral Alves do Couto
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Instituto de Física
Orientador:  Raul Donangelo
Ano: 2005
País: Brasil

Resumo
Sem resumo.

Palavras-chave: Relatividade e gravitação, Ensino médio, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Pop Pop Poesia: Ácido de A a Z experimentação em poesia das novas mídias


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mariana Lavrado Rocha
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Salis
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
Projeto experimental em Poesia das Novas Mídias composto do livro Pop Pop Poesia – ácido de A a Z e do enhanced CD Pop Pop Poesia – ácido de A a Z Versão redonda. Explora a nova linguagem artística surgida com o advento dos avanços tecnológicos e meios digitais, e as possibilidades de comunicação trazidas pelo computador. A união do áudio e do vídeo à palavra poética e a transformação do leitor em operador da mensagem – que é chamado a abandonar a antiga passividade perante a obra literária - são as suas principais características. A partir do estudo dos movimentos de Vanguardas das literaturas européia e americana e seus reflexos e desdobramentos no Brasil, é traçado o panorama histórico da poesia do século XX ao XXI. Essa análise serve para pontuar o trabalho, revelando as influências do texto e das formas escolhidas.

Palavras-chave: Poesia, Mídia, Literatura, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Vide Vídeo: Construção de um website


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Carolina Selvatici
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Hugo de Souza Melo 
Ano: 2004
País: Brasil

Resumo
O projeto experimental consiste em produzir um website para o Vide Vídeo, Festival de vídeo universitário realizado por alunos da ECO - UFRJ há oito anos. Inclui um levantamento do histórico do festival, criação de conteúdo documental no site e acesso parcial ao acervo do festival.

Palavras-chave: Mídia, Audiovisual, Web sites, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!