Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Traços: Um curta de animação sobre a estética, força e a ancestralidade dos cabelos afro


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Carolinne Ferreira da Silva de Moraes
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunição
Orientadora: Fernanda Ariane Silva Carrera
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Esse projeto tem como objetivo a produção de um curta-metragem de animação voltado para o público infantil e aborda a temática dos cabelos afro, de modo a ressignificar esse importante traço comumente estigmatizado em nossa sociedade. Para o desenvolvimento dessa narrativa, buscou-se estabelecer um panorama histórico do racismo, suas estruturas de poder e dominação na nossa sociedade e, em especial, no mundo da animação. Além disso, foram levantadas questões referentes a representação e representatividade, visando combater as imagens de controle pré-estabelecidas ao desenvolver um produto capaz de influenciar positivamente as construções identitárias de crianças.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Penteados afro, Cabelos, Negros - Identidade racial, 
Curta-metragem, 
TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

A Transformação da Representação e do Papel das Princesas dos Estúdios Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Lany dos Santos Pereira Cordeiro de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientadora: Ana Mannarino
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como tema principal compreender a transformação da representação e papel das princesas nos longas-metragens de animação de contos de fadas dos estúdios Disney. Teremos como objeto dois filmes da Disney que contém protagonistas femininas de épocas diferentes: a Fase Ouro da Disney (década de 30 a 50), em que será estudado o primeiro filme de animação feito pela Disney (e o primeiro no mundo) a cores e com trilha sonora, contendo uma protagonista feminina, intitulado A Branca de Neve e os sete anões, lançado em 1937; e a Fase atual da Disney (século XXI), onde será mostrado, através do filme Moana - Um Mar de Aventuras lançado em 2016, as mudanças nítidas feitas pela empresa tanto na questão de retratar personagens femininas, como nas mudanças nos temas de suas animações, não vendo mais a presença de castelos ou de pares românticos (príncipes encantados), além da diversidade de estilos artísticos presentes nesses filmes, e uma quebra desse estereótipo da “princesa clássica”. Portanto o objetivo deste trabalho é compreender, através dos filmes citados, de estudiosos do assunto, e de artistas contemporâneos questionadores desses padrões perpetuados por tanto tempo, o papel dessas personagens no imaginário da sociedade ao longo dos anos, e como o papel feminino junto com seus estilos artísticos vão se transformando ao longo do tempo.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Contos de Fadas, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

O Menino e o Burro: Roteiro para curta metragem de animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Danilo Dornelas Silva 
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O roteiro de "O menino e o burro" é adaptado a partir de uma história real, contada de boca em boca na minha família, ambientada no Sertão da Paraíba no início do século XX. Rafael é um menino taciturno que se transforma ao conhecer Rodete, um burro. A relação dos dois se dá de forma alegórica, celebrando a memória e a cultura do Sertão nordestino. O roteiro busca servir para a produção de um desenho animado inspirado na estética do cordel e da xilogravura.

Palavras-chave: Sertões, Desenho animado, Curta-metragem, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Um Contorno da Identidade Negra nos Desenhos Animados: Uma análise sobre produções brasileiras de animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Gabriela Gonçalves da Silva
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Educação
Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como temática principal a representação e representatividade negra nos desenhos animados infantis brasileiros, tendo como objetivo entender o como estão sendo estruturados os(as) personagens negros(as), no quesito personalidade e posicionamento na narrativa. A pesquisa teve como metodologia a análise bibliográfica para embasar os conceitos de indústria cultural, identidade negra, imaginário social, educação informal, entre outros; e de análise de 16 (dezesseis) séries brasileiras de animação que contém em sua narrativa pelo menos um(a) personagem negro(a), sendo 14 (catorze) séries exibidas em emissoras abertas e fechadas, e duas séries exibidas - até o momento - somente na internet. Questões como: papel do personagem, espaço na narrativa, posicionamento e características de personalidades e físicas, são debatidos a fim de compreender se os estereótipos racistas ainda estão sendo difundidos. Conclui-se que, é um número significativo de séries que apresentam pelo menos um(a) integrante negro(a), mas que o protagonismo dos(as) mesmos(as) ainda é escasso. Questões como “quem é negro e quem não é” nas animações, opiniões de criadores e produtores sobre a importância da inserção de personagens negros e negras nessas produções, surgem e abrem possibilidade de extensão da pesquisa. Por fim, pode-se perceber a ligação direta da educação, bem como da pedagogia, nesse processo de construção de conteúdo para as produções audiovisuais que tanto fazem parte do mundo infantil.

Palavras-chave: Desenhos animados e crianças, Identidade negra, Racismo, Animação brasileira, Educação informal, Indústria cultural, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!

 

Processos de Animação na Produção de um Teaser Comercial Destinado a uma Campanha de Crowdfunding

 


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maurício Rocha Priori
Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Programa: Curso Animação - Centro de Comunicação e Expressão
Orientador: André Luiz Sens
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Confecção de um teaser audiovisual de uma comic crossmídia a fim de ser exibido na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter. Serão abordadas três etapas do processo criativo, contemplando pré-produção, produção, e pós-produção, contendo descrições detalhadas das técnicas, ferramentas e métodos utilizados durante a confecção do produto. Os desafios encontrados ao longo do projeto também serão apresentados, com considerações sobre facilidades e dificuldades no tocante à produção.

Palavras-chave: Motion Design, Animação, Quadrinhos, TCC.


Para o texto completo, clique aqui!