Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Char Sheets Generator: Em direção a uma ferramenta para geração automática de animações frame a frame

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Vinícius Dantas Januário
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Bacharelado em Ciência da Computação
Orientador(a): Filipe Calegario
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Criar animações para jogos 2D utilizando a técnica de animação frame a frame é um processo que pode ser demorado e custoso para desenvolvedores de jogos. Este artigo apresenta um protótipo de uma ferramenta construída para automatizar esse processo. A ferramenta utiliza um modelo de difusão latente publicado na plataforma Hugging Face como base para gerar personagens em pixel art, a partir de uma imagem de entrada. A ferramenta foi avaliada por um grupo de seis profissionais atuantes em um estúdio de desenvolvimento de jogos em Recife. Os resultados trouxeram considerações importantes para a construção de uma ferramenta robusta capaz de automatizar esse processo.

Palavras-chave: Criatividade Computacional, IA Gerativa, Jogos Digitais, Stable Diffusion, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Linguagem Audiovisual para o Ensino da Morfologia Floral e Biologia da Polinização: Desenvolvendo um vídeo utilizando a técnica do stop motion

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Natália Santos da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Tarcila Correia de Lima Nadia
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A proposta deste trabalho é desenvolver uma animação didática utilizando a técnica do stop motion com o intuito de expandir o processo de ensino-aprendizagem usando recursos tecnológicos como meio de aplicar o ensino da botânica de forma criativa. O Stop motion é uma técnica digital que ocasiona a ilusão de movimento através da manipulação de um objeto imóvel em uma superfície. Para a produção deste vídeo utilizando a técnica do Stop motion, foi necessário seguir etapas que serão destacadas neste trabalho, como a escolha da aula abordada, a criação de um roteiro teórico, criação do texto narrado, estratégias de fotografias, edições de imagens, montagem do vídeo e adição na plataforma Youtube. O atual trabalho consiste em promover o uso das tecnologias digitais com o intuito de aproximar o ambiente escolar do cotidiano dos alunos, abordando temas como morfologia floral e biologia da polinização, introduzindo novos métodos no processo educacional, fazendo com que os conteúdos cheguem ao discente de forma leve, mas de um modo que fortaleça a aprendizagem, criatividade e atitudes perceptivas do mesmo.

Palavras-chave: Botânica, Metodologia educacional, Ecologia, Fotografia de animação, Stop motion, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Ciências em Filmes: Análise do potencial do filme "O Rei Leão l" como recurso didático para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulyana Rosa da Silva Nascimento
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Ciências Biológicas
Orientador(a): Emanuel Souto da Mota Silveira
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A educação não deve ficar presa ao acúmulo de informações ou repasse de conhecimentos, e não deve ser limitada apenas por seus resultados. O percurso que envolve todo o processo de ensino e aprendizagem precisa ser levado em consideração. Os filmes são excelentes recursos didáticos, pois podem despertar o imaginário dos alunos. As aulas construídas a partir de animações cinematográficas podem ajudar no processo formativo dos discentes no estudo de Ciências, colaborando não só para a construção de um pensamento crítico como também para o processo de autorreflexão, através das temáticas discorridas dentro da animação. A partir disso, neste trabalho é apresentado uma análise do filme “O Rei Leão I” (1994), destacando as suas potencialidades para o fortalecimento do ensino de ciências e para a alfabetização científica. O trabalho teve como base metodológica uma pesquisa qualitativa e descritiva que buscou conhecimentos biológicos nas cenas da animação avaliada. O longa-metragem aborda temáticas voltadas para temas como biomas, relações interespecíficas, potencial biótico, habitat e nicho ecológico, assim como outras temáticas. A maneira como o filme mostra os diferentes conceitos e os ilustra permite aos professores a opção de promover inúmeras atividades que abordem temáticas. Dessa maneira, a animação pode favorecer de maneira significativa durante as aulas de Ciências.

Palavras-chave: Animações, Educação, Ensino de ciências, Recursos audiovisuais, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Contribuições da Abordagem Sobre Cnidários no Filme Procurando Nemo e no Desenho Bob Esponja para o Ensino de Biologia na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Brenda Elizabeth da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a): Ricardo Ferreira das Neves
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Os desenhos animados podem ser utilizados como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem, pois podem estimular o processo cognitivo e pensamento crítico do aluno. No que diz respeito a área da Zoologia é importante no ensino de ciências e biologia, no entanto, ainda vem se apoiando em metodologias de memorização, talvez pelo fato de ainda existir muitas características morfológicas complexas e terminologias científicas que os discentes não conseguem pronunciar. Em meio a variados temas abordados dentro desta grande área, os cnidários acabam sendo um dos assuntos que menos se encontram discussões e propostas no campo de ensino. A partir disso é preciso que existam estratégias e metodologias diferentes para trabalhar essa temática dentro de sala de aula. Uma das maneiras de tornar as aulas com a temática zoológica mais atraente, é através da utilização de filmes e desenhos animados. O filme e desenhos animados apontam para espécies da Classe Hidrozoa e Anthozoa com destaque para hidrocorais, corais e anêmonas. O uso de recursos com viés multimídia pode favorecer a discussão de valores ecológicos, sociais e ambientais.

Palavras-chave: Ensino da Biologia, Recursos Midiáticos, Zoologia, Cnidários, Desenhos Animados, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

Steven Universo e as Expressões de Subjetividades e Corpos Queer na Animação Infantil

Dissertação de Mestrado

Nome: Arthur Gomes de Castro
Instituição: UFes - Universidade Federal do Espírito Santo
Programa:  Centro de Artes
Orientador: Gabriel Menotti
Ano: 2019
País: Brasil


Resumo
Sem resumo disponível.

Palavras-chave: Animação, Cinematografia, Comunicação Primitiva, Comunicação em massa, Dissertação.

Para o texto completo, Contactar a Universidade
Número de chamada: T/UFES 316.77 C355s