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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

O Aprendizado e a Ludicidade no Ensino de Química: Utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jose Henrique Bezerra de Lima
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Química
Orientador(a): João Roberto Ratis Tenório da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos.

Palavras-chave: Signos, Aprendizagem, Recursos Lúdicos, Trajetória da Aprendizagem, Conceitos Científicos, Anime, Fullmetal Alchemist Brotherhood, TCC

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Miyazaki e Samico: Uma Hibridização de Estéticas

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafael Rodrigues Gusmão Senhorinho
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador: Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como intenção o desenvolvimento de um estilo híbrida a partir do estilo de dois artistas distintos, Hayao Miyazaki e Gilvan Samico. Como fundamento desta pesquisa, foi realizado uma análise sobre animação e o tipo que iria ser trabalhado, além de um estudo sobre hibridismo cultural. Sendo esta base necessária para o encaminhamento no desenvolvimento e no tipo do resultado pretendido. Após estas etapas, e de um ponto de vista metodológico, foi realizado um relatório no qual mostra todo o processo de criação do estilo híbrida, através de análises, seleção de elementos e comparações. Por fim, esta pesquisa trará um estilo híbrido criado pelo autor aplicado em artes conceituais, o material necessário para o desenvolvimento de uma animação e um estudo sobre um dos tipos de hibridismo cultural, a aculturação.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Desenho (Projetos), Fusão cultural, Miyazaki, Hayao, 1941-, Samico, Gilvan, 1928-2013, TCC

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Anna e Seus Demônios: Elaboração de uma webcomic sobre um personagem com depressão

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Carlos Henrique Cavalcante
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador(a): Ricardo Cunha Lima
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa consiste na elaboração de personagens e história de uma webcomic sobre depressão, e o objeto de estudo foram tirinhas que retratam o tema depressão. O objetivo geral da pesquisa é projetar personagens e roteiro para uma webcomic sobre o transtorno, utilizando personagens fantasiosos como metáfora, para isso foram identificados elementos gráficos em quadrinhos que abordam a depressão. Para referencial teórico foram analisados autores que discutiam sobre histórias em quadrinhos e depressão.

Palavras-chave: Depressão, Webcomic, HQs, TCC

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Tradição e Inovação: Um novo olhar sobre a cultura popular nordestina

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Nathália Zuppardo Moreira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Design
Orientador(a): Marcos Buccini Pio Ribeiro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Conhecido por uma vasta série de imagens e estereótipos, o Nordeste até hoje é visto como referência às representações de atraso e tradição. Sabendo-se que nos dias atuais o Nordeste vai muito além destas imagéticas, este trabalho tem como objetivo a busca de novas representações destes elementos identitários nordestinos na cultura popular. A isto, a pesquisa inicialmente visa compreender em termos de definição, o que se entende por cultura e cultura popular e como estas se manifestam nas relações sociais ao longo do tempo. Após a pesquisa se encaminha para um momento mais atual da cena Manguebeat. Denominada de Pós-Manguebeat, ou Geração 2000, verificou-se trabalhos artísticos que começaram a despontar de forma sutil, novas representações destes signos, como o filme Resgate Cultural, aqui apresentado. Por fim, analisou-se as duas séries de animação, intituladas de Noisé e Lá Vem, que trabalham com esses elementos identitários da cultura popular nordestina e pernambucana, deslocando-as para um contexto mais atual e assim ressignificando novas interpretações.

Palavras-chave: Cultura Popular brasileira, Nordeste, Representações sociais, Identidade (Psicologia) e comunicação de massa, Contracultura, Fusão cultural, TCC

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Found Foliage : Impressões Botânicas no Cinema Experimental

Dissertação de Mestrado

Nome: Pedro Augusto Souza Bezerra de Melo
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Orientador(a): Ângela Freire Prysthon
Co-orientador(a): Mariana Arruda Carneiro da Cunha
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
Esta dissertação de caráter ensaístico vincula-se aos debates ecológicos provocados por certa filosofia contemporânea crítica aos modos de vida e às dinâmicas catastróficas de produção social nas sociedades capitalistas ocidentais para propor, a partir de certa prática cinematográfica experimental, a elaboração de uma estética e uma ética ecológicas. Inspirados nas críticas do Antropoceno e do Capitaloceno, a partir de autores como Donna Haraway (2016a, 2016b), Alfred Crosby (2011), Nicholas Mirzoeff (2020) entre outros, apontamos alguns pontos que motivam tais críticas, como a relação de certo modo de vida ocidental com uma forma de pensamento e de ação predatórios sobre o mundo. Por outro lado, pomos em diálogo diferentes autores que propõem formas de estéticas não humanas, uma estética ecológica como regime de sensibilidade e prática artística, tais como Adrian Ivakhiv (2013) e Lucas de Castro Murari (2019). Nossa hipótese é de que o cinema, através de alguns filmes, é capaz de ir além do antropocentrismo e da atitude epistêmica que ele supõe. Para tanto, proponho a possibilidade de um engajamento não-antropocêntrico a partir de uma perspectiva ecológica em filmes experimentais, refletindo sobre como imagens em movimento podem articular dimensões éticas e estéticas que habilitam a possibilidade de descentrar o anthropos em favor da emergência de sensibilidades pertencentes a outros agentes. A expressão do título “found foliage” pretende retomar certo filão do cinema, os filmes de “found footage”, para remetê-lo às antigas práticas de ilustração botânica, como os Florilégios e os Herbários. Os dois filmes analisados aqui, The Garden of Earthly Delights (1981), de Stan Brakhage, e Phytography (2020), de Karel Doing, são vistos como exemplos de found foliage que vão além da mera nomeação de um gênero experimental por apresentar formas alternativas de produção que conjugam uma ecologia natural com uma ecologia do cinema. A fim de não se distanciar das propostas conceituais, éticas e estéticas dos autores, tentamos dialogar com suas próprias especulações a respeito do Untutored eye, em Stan Brakhage, e da técnica de Phytogram, em Karel Doing. Também é mobilizada a literatura crítica e teórica a respeito desses cineastas.

Palavras-chave: Comunicação, Cinema experimental, Estética ecológica, Cinema e ecologia, Dissertação

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