Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

O Aprendizado e a Ludicidade no Ensino de Química: Utilização de Fullmetal Alchemist Brotherhood como mediador na abordagem da lei da conservação das massas

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Jose Henrique Bezerra de Lima
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Licenciatura em Química
Orientador(a): João Roberto Ratis Tenório da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Este trabalho aborda a importância dos signos na aprendizagem da lei da conservação das massas. O anime Fullmetal Alchemist Brotherhood foi utilizado como recurso lúdico na mediação da aprendizagem. Através da análise dos turnos de interação das atividades propostas em formato de estudo de caso, observou-se a trajetória da aprendizagem desse conceito utilizando o Modelo de Trajetória da Aprendizagem (MTA). Os resultados destacam a importância da variedade de signos e abordagens, bem como as nuances que ocorrem na trajetória de aprendizagem de um conceito científico. As conclusões ressaltam a necessidade de fornecer aos alunos os signos adequados e promover o pensamento crítico, a fim de desenvolver compreensões suficientes dos conceitos científicos.

Palavras-chave: Signos, Aprendizagem, Recursos Lúdicos, Trajetória da Aprendizagem, Conceitos Científicos, Anime, Fullmetal Alchemist Brotherhood, TCC

Para o texto completo, clique aqui!