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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Avaliando simulações físicas de um personagem controlado por rede neural na unity

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Antônio Sávio Nascimento Cavalcante
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Ciência da Computação
Orientador(a): Rubens Fernandes Nunes
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A animação de personagens é uma área que está diretamente relacionada na expressão de movimento dos personagens. Esta área recebe incentivo de indústrias de jogos e cinema para a criação de ferramentas que produzam animações realísticas. Utilizar física adiciona realismo em animações e o uso de física em personagens tem sido possível com o desenvolvimento dos motores físicos e com a necessidade do estudo do movimento natural para a construção de controladores melhores. Este trabalho propõe uma infraestrutura de componentes para auxiliar o processo de otimização de personagens fisicamente simulados controlados por rede neural. Os componentes são responsáveis por gerar novas redes neurais, avaliar simulações físicas controladas pelas redes neurais geradas e selecionar as melhores com o intuito de evoluir em direção a um comportamento desejado. Além do conjunto de componentes, dois métodos de controle que exploram o uso de redes neurais são apresentados. A adição de funções de penalização à função objetivo (fitness) também é mostrada como uma opção de melhorar o comportamento do espaço de busca. Por fim, as dificuldades de se obter controladores adequados são discutidas.

Palavras-chave: Animação por computador, Computação gráfica ,Personagens de videogame, Unity, TCC

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Mundo Bita: estudo de caso da trilha sonora e relações com as infâncias

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Francisco Helder Braga Lôbo Filho
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Mundo Bita é uma animação pernambucana que está sendo muito difundida entre as crianças,estando em diversos ambientes, como Netflix e Youtube. Quais mensagens essa animação leva para a criança? O que ela pode ensinar? Este trabalho busca responder a essas indagações por meio de um estudo de caso, analisando Bita e os Animais. Esse trabalho é pautado principalmente nas músicas dessa produção. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Para embasar o estudo, foi procedido a um histórico da infância no mundo e feito um breve relato do processo histórico da infância no Brasil, finalizando como se encontra a perspectiva da infância hoje. Também foi exposto um pouco da história de animação no mundo e no Brasil, como esta cresceu e de que modo está a produção atualmente. Além disso, foram apontadas características do audiovisual focadas no áudio, como músicas e efeitos, seus benefícios para as crianças e sociedade. Para finalizar, expõe-se o que era o Mundo Bita, seus personagens, como a produção foi desenvolvida, as ideias iniciais e quais os planos de desenvolvimento para levar a animação a outro patamar. Assim foi possível realizar uma análise crítica das músicas propostas no primeiro DVD de Mundo Bita, Bita e os Animais, reproduzindo as letras de cada canção e discutindo as possíveis interpretação e benefícios para as crianças. Para auxiliar neste estudo foram utilizados critérios de qualidade propostos por Sampaio e Cavalcante (2012). Como resultado, viu-se que existem pontos importantes para se trabalhar com crianças, que não possuem tanta força em Mundo Bita, precisando de melhorias. Isso demonstrou que as animações brasileiras têm potencial e podem trazer ótimos benefícios para as crianças, mas ainda são passiveis de melhora e, por isso, precisam receber ada vez mais incentivos para aumentar a produção brasileira.

Palavras-chave: Mundo Bita, Animação, Infância, Trilha sonora, TCC

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Alice no País dos Signos: uma abordagem peirceana acerca da adaptação disneyficada das personagens de Carroll

Dissertação de Mestrado

Nome: Paulo Henrique Calixto Moreira Monteiro
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução
Orientador(a): Rafael Ferreira da Silva
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, é considerada uma das obras mais conhecidas da literatura vitoriana infanto-juvenil e sua adaptação em animação para o cinema, pelos estúdios Walt Disney, herdou semelhante fama. Sob o viés dos Estudos da Tradução, esse projeto tem por objetivo analisar a tradução intersemiótica das personagens Alice, Gato de Cheshire, Coelho Branco e Rainha de Copas. Tendo em vista esse objetivo, serão utilizadas as abordagens de Charles Peirce (1839) e Júlio Plaza (2001) para elucidar a reconstrução intersemiótica das personagens por meio das relações entre as tríades sígnicas icônicas, indiciais e simbólicas que a compõem. Ademais, também será examinado o impacto da disneyficação, segundo Alan Bryman (2004) e Janet Wasko (2001), na realização da adaptação fílmica e o impacto que esta possui tanto para o texto de partida, quanto para o público de chegada.

Palavras-chave: Imagem, Filosofia, Semiótica, Espaço-tempo, Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, tradução intersemiótica, Disneyficação, Dissertação.

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A Fantástica Fábrica de Chocolate Animação: desenvolvimento de figurino

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Raphaella Hollanda Lima
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Design-Moda
Orientador(a): Marta Sorelia Felix de Castro
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho refere se ao projeto executivo, base para a construção do portfólio criativo, do desenvolvimento de figurino de uma adaptação p ara filme de longa metra gem de animação do enredo infantil “A Fantástica Fábrica de Chocolate”, originalmente escrito por Roald Dahl. O enredo apresenta um conto sobre uma misteriosa fábrica de chocolate no Reino Unido: a fábrica Wonka, que depois ter os portões fechados po r dez anos poré m permanecendo em funcionamento , concede a oportunidade de visita a cinco crianças e seus acompanhantes de visitar a fantástica fábrica. O trabalho analisa a relevância do figurino na construção das personagens. O presente estudo objetivou o desenvolvimento de figurino para animação, por meio do emprego do método de Bernd Löbach, que consiste em quatro fases chave: preparação, geração, avaliação e realização. As escolhas realizadas foram pensadas visando a coerência com tema proposto, bem c omo especificações e limitações do gênero animação e do processo de produção usado no desenvolvimento do filme.

Palavras-chave: Figurino, Animação, Criação, TCC

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Interseção Entre Arte-Educação, Animação e Design Emocional: recomendações voltadas à criação de animações para a educação infantil

Dissertação de Mestrado

Nome: Edson Nascimento Sales
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Orientador: Suzi Maria de Carvalho Mariño
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A área de novas tecnologias educacionais tem crescido rapidamente. Entre os fatores responsáveis por esse crescimento evidencia-se a diversidade e a possibilidade de integração proporcionada entre o campo tecnológico e os métodos educacionais. Ao considerar os diversos materiais disponíveis, aqui destaca-se os desenhos animados. No entanto, é de conhecimento que o desenvolvimento desse tipo de material requer colaboração efetiva entre o design e o campo educacional. Este estudo traz uma investigação sobre as contribuições e como guiar o desenvolvimento de animações para crianças na arte-educação através de recomendações. Realizou-se uma série de pesquisas sobre arte-educação, animações e design emocional para coletar o que já foi desenvolvido cientificamente, os resultados apresentam tópicos que dizem respeito à importância da arte-educação dentro do desenvolvimento do indivíduo, a relação das novas tecnologias com a educação, as contribuições da animação para a educação infantil, lacunas no design de animações para a educação e a construção de recomendações baseadas no design emocional para a criação desse material.

Palavras-chave: Design, Arte-educação, Animações, Tecnologias educacionais, Recomendações, Dissertação

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