Dissertação de Mestrado
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Orientador: Suzi Maria de Carvalho Mariño
Ano: 2018
País: Brasil
Resumo
A área de novas tecnologias educacionais tem crescido rapidamente. Entre os fatores responsáveis por esse crescimento evidencia-se a diversidade e a possibilidade de integração proporcionada entre o campo tecnológico e os métodos educacionais. Ao considerar os diversos materiais disponíveis, aqui destaca-se os desenhos animados. No entanto, é de conhecimento que o desenvolvimento desse tipo de material requer colaboração efetiva entre o design e o campo educacional. Este estudo traz uma investigação sobre as contribuições e como guiar o desenvolvimento de animações para crianças na arte-educação através de recomendações. Realizou-se uma série de pesquisas sobre arte-educação, animações e design emocional para coletar o que já foi desenvolvido cientificamente, os resultados apresentam tópicos que dizem respeito à importância da arte-educação dentro do desenvolvimento do indivíduo, a relação das novas tecnologias com a educação, as contribuições da animação para a educação infantil, lacunas no design de animações para a educação e a construção de recomendações baseadas no design emocional para a criação desse material.
Palavras-chave: Design, Arte-educação, Animações, Tecnologias educacionais, Recomendações, Dissertação
Para o texto completo, clique aqui!