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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

A Construção do Grotesco em O Estranho Mundo de Jack de Tim Burton

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Costa Dourado
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: José Benjamim Picado
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem o intuito de analisar o conceito de grotesco, seus efeitos e funções aplicados a narrativa audiovisual de animação O Estranho Mundo de Jack, idealizada e produzida por Tim Burton. Por meio da investigação da construção imagética dos mundos possíveis da obra, principalmente, dos aspectos plásticos dos personagens e mobiliário, constata-se a efetiva construção do grotesco no filme.

Palavras-chave: Grotesco, Corpo, Imagem, O Estranho Mundo de Jack, Cinema, TCC.

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O Anime: públicos consumo e modo de apropriações culturais

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Thiago Lopes de Alencar
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Mahomed Bamba
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Este trabalho de caráter monográfico analisa os modos de apropriação das animações japonesas criando uma correlação entre o consumo cultural, as lógicas de produção, e as matrizes culturais que compõem instâncias dentro do processo de comunicação, identificando as construções das representações sociais e culturais, as assimilações, os processos de hibridizações culturais com a finalidade de traçar os perfis dos diversos públicos receptores e as suas construções identitárias, diante do fenômeno da cultura pop japonesa.

Palavras-chave: Apropriação cultural, Animê, Consumo cultural, Publicos, Cultura pop japonesa, Identidade, Mediação, Representação, TCC.

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Do Desenho Animado à Computação Gráfica a Estética da Animação à Luz das Novas Tecnologias

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Paula Ribeiro da Cruz
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: André Oliviere Setaro
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Esta monografia foi estabelecida de modo a atingir três objetivos. Em primeiro lugar, buscou-se contextualizar a animação ao longo de mais de um século de história, atentando para as diferentes técnicas e acepções do termo, no sentido de elucidar o processo de estabelecimento da noção atual desta arte. Em seguida, estabelecemos o referencial teórico, definindo os conceitos básicos ao entendimento da animação como uma linguagem que dispõe de estratégias narrativas para comunicar uma mensagem. Além disso, apresentamos o debate em torno do realismo na animação, atentando para a utilização da estrutura dramática tradicional, além de sistematizar os princípios fundamentais e os procedimentos técnico-operacionais à realização de um longa-metragem industrial de animação. Por fim, comparamos esteticamente dois grupos de longas-metragens de animação desenvolvidos em dois períodos significativos no que se refere à incorporação de novas tecnologias ao processo de criação: a animação tradicional do início da década de 1940 e a animação digital 3D no atual contexto de desenvolvimento. Os aspectos ressaltados foram comprovados através da análise minuciosa de trechos dos seis filmes dos estúdios Disney e Pixar, revelando que a animação digital 3D, dominante atualmente na indústria dos longas-metragens, instaura um novo paradigma estético, pautado sobretudo na comicidade de fatos irônicos, em contraposição aos primeiros longas-metragens tradicionais, caracterizados pela exploração dramática da narrativa.

Palavras-chave: Animação, Estratégias narrativas, Novas tecnologias, Análise comparativa, Animação tradicional, Animação digital 3D, Disney, Pixar, TCC.

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Representatividade de Gênero na Narrativa de Desenhos Animados: uma análise das super-heroínas nos desenhos Avatar: A Lenda de Korra e Steven Universo

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rafaela Rey
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Faculdade de Comunicação
Orientador: Regina Gomes
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
A fim de identificar as formas que são representadas em narrativas de desenhos animados a figura da mulher ocupando a posição de heroína, o presente trabalho visa analisar o conteúdo de episódios específicos nos desenhos Avatar: A lenda de Korra e Steven Universo. A partir da contextualização do tema, o passo seguinte é entender melhor o gênero dos desenhos animados e suas particularidades, bem como a construção das narrativas textual e simbólica sobre a figura da heroína. O recorte do trabalho será a representatividade de gênero, que partirá dos estudos feministas para então discutir sobre os tensionamentos à cerca do gênero através de sua representação na mídia. A finalidade da análise é a de identificar se as heroínas dos desenhos analisados representam pontos de vista feministas ou apenas reproduzem estereótipos da visão da mulher e se o papel das heroínas seria uma tentativa de subverter a lógica do herói masculino abrindo novas possibilidades de representação. A metodologia utilizada neste trabalho será a análise fílmica proposta por Francesco Casetti e Di Chio (1990), na investigação de aspectos e recursos imagéticos bem como de roteiro e diálogos dos episódios.

Palavras-chave: Desenho animado, Mulher, Heroína, Representatividade, Gênero, TCC.

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Quando o Ogro Vira Príncipe e a Princesa Vira Ogra: análise do discurso em Shrek

Dissertação de Mestrado

Nome: Adielson Ramos de Cristo
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura
Orientador: Lícia Maria Bahia Heine
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Nosso trabalho alicerça-se no escopo teórico da Análise de Discurso Francesa, mais especificadamente, nos trabalhos desenvolvidos pelo analista de discurso francês Dominique Maingueneau (2004a, 2004b, 2006a, 2006b, 2008a, 2008b), nos quais ele disserta sobre a cena de enunciação, o ethos discursivo e os gêneros de discurso. Assim, a referida dissertação objetiva analisar os modos de construção do ethos no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), pretendendo discutir sobre as formas das representações discursivas do monstro nesse conto de fadas contemporâneo. Além disso, pretendemos estabelecer uma discussão acerca dos contos de fadas, uma vez que nosso corpus pertence a esse gênero. Sabemos que nos contos de fadas tradicionais, os monstros sempre foram representados como símbolo de maldade, feiúra etc, no entanto, no filme Shrek (PDI/DreamWorks, 2001), há uma (re)significação da figura do monstro (ogro), apresentado como um ser bondoso, heróico e corajoso, sendo, portanto, uma representação que o coloca no lugar antes reservado exclusivamente às fadas, aos príncipes e às princesas. Outrossim, ao empreendermos a discussão sobre os gêneros de discurso, defendemos a transmutação dos contos de fadas tradicionais para os contos de fadas cinematográficos, ressaltando os elementos que contribuem para o surgimento desse novo gênero.

Palavras-chave: Análise do discurso, Contos de fadas, Discurso, Ethos discursivo, Discourse analysis, Discourse, Discursive ethos, Fairy tales, Dissertação.

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