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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Projeto de Pitch Bible: produção de uma animação 2D com representatividade LGBTQIAPN+

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ewerton Gabriel de Almeida Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Design
Orientador(a): Amanda Mansur Custódio Nogueira
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A indústria de animação no Brasil está experimentando um notável crescimento e expansão. Isso se deve aos esforços conjuntos do governo, da iniciativa privada e dos profissionais do setor, que fortaleceram o campo da animação no país. O aumento do acesso à tecnologia e das habilidades dos profissionais também contribuiu para o crescimento dessa indústria. A diversidade de estilos e temáticas abordadas nas animações brasileiras, incluindo questões sociais, culturais e de gênero, tem ampliado seu alcance e relevância. No entanto, ainda há resistência em relação à representatividade LGBTQIAPN+ nas animações, especialmente nas produções voltadas para o público infantil-juvenil. Essa resistência reflete valores conservadores e limita a inclusão e a representatividade. A presente pesquisa busca promover a conscientização e o apoio a essa comunidade, através da inclusão do tema em animações infanto-juvenis. Portanto, teve como objetivo geral o de produzir uma pitch bible LGBTQIAPN+ em animação 2D, aplicando característica de Mangá. Para isso, adotou uma abordagem metodológica exploratória. Junto a isso, realizou um revisão bibliográfica e análise de exemplos que embasam o processo. Utilizou-se também propostas de produções de pitch bible de autores e estúdios relevantes nessa área. Isso auxiliou no desenvolvimento do roteiro, alinhado à visão estabelecida e criação de elementos visuais atraentes. Como resultado, foi elaborada uma pitch bible que apresenta a visão, o conceito e os detalhes do projeto de animação 2D LGBTQIAPN+. A pitch bible criada buscou transmitir de forma clara e convincente a importância da representatividade LGBTQIAPN+, bem como o potencial de impacto dessa animação e de sua narrativa visual. Tanto o objetivo geral, como os objetivos específicos foram alcançados. Por fim, a pesquisa realizada estabeleceu um sólido ponto de partida para a criação de uma animação que promova a inclusão, a representatividade e a conscientização sobre as orientações sexuais.

Palavras-chave: Pitch Bible, Mangá, LGBTQIAPN+, Animação, TCC

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O Retrato do Mal: A adaptação da clássica história em quadrinhos de Jayme Cortez para animação

Tese de Doutorado


Nome: Márcio Mário da Paixão Júnior
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Artes Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientador: Edgar Silveira Franco
Ano: 2021
País: Brasil


Resumo
Nascido em Portugal, Jayme Cortez (1926 – 1987) chega ao Brasil em 1947, onde desenvolve uma influente carreira nos campos da ilustração, publicidade e histórias em quadrinhos. O período compreendido entre as décadas de 1950 e 1990 é marcado pela popularidade do gênero terror nos quadrinhos nacionais – gênero este que tem em Cortez uma de suas maiores expressões. É de sua autoria a HQ O retrato do mal, que possui duas versões, uma publicada em 1961 e outra, mais conhecida, em 1974. Clássico dos quadrinhos brasileiros, esta segunda versão é tida por alguns pesquisadores como uma das HQs laminares do terror nacional. A pesquisa em arte O retrato do mal: a adaptação da clássica história em quadrinhos de Jayme Cortez para animação deu origem a um curta-metragem em desenho animado baseado na HQ homônima, em um processo onde produção artística e investigação teórica se retroalimentaram continuamente.

Palavras-chave: Histórias em quadrinhos, HQ brasileira, Jayme Cortez, Animação, Pesquisa em Arte, Dissertação.

Abstract
Born in Portugal, Jayme Cortez (1926 – 1987) arrives in Brazil in 1947, where he develops an influential career in the fields of illustration, publicity and comics books. The period between 1950s and 1990s is marked by the popularity of the horror genre in national comic books – this genre that has in Cortez one of its greatest expressions. He is the creator of The portrait of evil, which has two versions, one published in 1961, and another, better known, released in 1974. A classic of Brazilian comics, this second version is considered by some researchers as one of the laminar horror comics created in Brazil. Research in art The portrait of evil: the adaptation of the classic comic by Jayme Cortez for animation gave rise to a short animation film based on the homonymous comic, in a process where artistic production and theoretical research were fed back continuously.

Keywords: Brazilian comics, Animation, Jayme Cortez, Research in Art.



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Indústria Cultural e Filme de Animação: Perspectivas da formação cultural no mundo contemporâneo

Dissertação de Mestrado


Nome: Ettore Riter
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Orientadora: Susie Amâncio Gonçalves de Roure
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
O presente estudo visa analisar a associação existente entre o cinema de animação e o mal-estar na modernidade líquida, período histórico marcado por mudanças nas comunicações, nas relações interpessoais, na identidade de povos e nações, na integração global, na presença do capital internacional e sua interferência em questões locais e nacionais, com reflexos na individualidade do ser humano e no seu comportamento social. O cinema, como representação da realidade, não está alheio a esse fenômeno da modernidade. Assim, a partir da análise fílmica da obra A Pequena Loja de Suicídios, este estudo busca traçar quais elementos deste malestar estão presentes no filme e como o cinema de animação interpreta essas questões. A partir disso, será possível perceber qual a contribuição do cinema de animação para o debate acerca do mal-estar na modernidade líquida. O método empregado foi a análise fílmica, embasada por um levantamento teórico dos conceitos de mal-estar, modernidade líquida, identidade e cinema de animação. O resultado foi uma análise que apontou uma forte relação entre as abordagens de A Pequena Loja de Suicídios sobre o suicídio e o mal-estar na modernidade líquida, com os conceitos da sociologia sobre esses temas. O cinema de animação foi capaz de representar a cultura ocidental marcada pelo mal-estar na modernidade líquida a tal ponto de se colocar como um, cada vez mais, importante meio de comunicação e identificação entre a arte e a sociedade.

Palavras-chave: Teoria crítica da sociedade, Subjetividade, Cinema de animação, Ideologia, Pseudoformação, Dissertação.

Abstract
The contemporary capitalist society reproduces through Cultural Industry, ideological and social processes, promoting a type of formation adapted to the way of life and the objectives of this model of social organization. In this work, the cinema was highlighted, especially the animated film. In the Cultural Industry, the animated film is produced based on successful formulas, both in its forms, effects and repetitions, as well as in the construction of characters and narratives, which results in audience satisfaction and profitability. It contains sociological and technical elements, full of representations of social objects and their ideologies; it presents its contents to viewers through layers of meanings, both apparent and hidden; the senses of the viewers are flooded by audiovisual stimuli in such a way that hold their attention; the aesthetic experience which the film provides collaborates with the production of pseudoformation, a form of formtation. This research effort discusses the role the animated film plays in the cultural formation of the individual, since childhood. The family is a place of intense affective and social relations, fundamental to socialization; it presents social models and ideologies that are reaffirmed in other social relations, providing a consistency and apparent social harmony. Based theoretically on the Critical Theory of the Society this research was an analysis of the animated film "Minions", in addition to the content analysis model used by Adorno, to apprehend the layers of meanings presented in the object. Content and patterns of socially validated behaviors related to narcissism, barbarism and violence, were identified. The use of humor (laughter) in the smoothing of these elements and in the desensitization of the viewers regarding the ferocity of the society of domination and exploitation, was verified through the production of tension-relief dynamics.

Keywords: Critical theory of society, Subjectivity, Animated film, Ideology, Pseudoformation.



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Cinema e Cultura Midiática: A pequena loja de suicídios - representações em torno do mal-estar na modernidade líquida

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Brenno Alves Pereira Sarques
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Informação e Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Orientador: Goiamérico Felício Carneiro dos Santos
Ano: 2018
País: Brasil


Resumo
O presente estudo visa analisar a associação existente entre o cinema de animação e o mal-estar na modernidade líquida, período histórico marcado por mudanças nas comunicações, nas relações interpessoais, na identidade de povos e nações, na integração global, na presença do capital internacional e sua interferência em questões locais e nacionais, com reflexos na individualidade do ser humano e no seu comportamento social. O cinema, como representação da realidade, não está alheio a esse fenômeno da modernidade. Assim, a partir da análise fílmica da obra A Pequena Loja de Suicídios, este estudo busca traçar quais elementos deste malestar estão presentes no filme e como o cinema de animação interpreta essas questões. A partir disso, será possível perceber qual a contribuição do cinema de animação para o debate acerca do mal-estar na modernidade líquida. O método empregado foi a análise fílmica, embasada por um levantamento teórico dos conceitos de mal-estar, modernidade líquida, identidade e cinema de animação. O resultado foi uma análise que apontou uma forte relação entre as abordagens de A Pequena Loja de Suicídios sobre o suicídio e o mal-estar na modernidade líquida, com os conceitos da sociologia sobre esses temas. O cinema de animação foi capaz de representar a cultura ocidental marcada pelo mal-estar na modernidade líquida a tal ponto de se colocar como um, cada vez mais, importante meio de comunicação e identificação entre a arte e a sociedade.

Palavras-chave: Mal-estar, Modernidade tardia, Suicídio, Cinema, Animação, Dissertação.

Abstract
This study seeks to analyse the association between the animation film and the malaise in the liquid modern society, an historical period formed by changes in communications, interpersonal relationships, people and nation identities, in global integration, in the presence of international capital and its interference in local and national issues, and its consequences on the human individuality and its social behavior. The cinema, as a representation of reality, is not oblivious to this phenomenon of modernity. So, from the film analysis of the movie The Suicide Shop, this research seeks to draw which elements of this malaise are evident in the movie and how the animation film plays these questions. From this point on, it will be possible to see what is the contribution this movie genre gives to the debate about the malaise in the liquid modern society. The emplyed methodology is the film analysis, supported by a deep theorical research on concepts of disenchantment, liquid modernity, identity and animation movies. The result of it was an analysis which revealed a storng relationship from The Suicide Shop approaches on suicide and the malaise in the liquid modern society to the sociological concepts of these issues. The animation cinema was able to represent the occidental culture hit by the disenchantment of the liquid modern society in such a strong way to set itself as a great communication and identification link between art and society..

Keywords: Malaise, Liquid Modernity, Suicide, Cinema, Animation.



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Batalha das Máscaras: Animação experimental digital baseada nas cavalhadas de Pirenopólis

 

Dissertação de Mestrado


Nome: Iuri Araújo Cardoso Teixeira
Instituição: Universidade Federal de Goiás / UFG - Faculdade de Arte Visuais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual
Orientadora: Rosa Maria Berardo
Ano: 2015
País: Brasil


Resumo
O principal objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma animação experimental bidimensional que utilizou recursos digital de simulação de técnicas artísticas tradicionais de desenho e pintura. Para isso, foi feito um levantamento histórico da animação experimental e como ela se desenvolveu pelo mundo, até o surgimento das primeiras produções brasileiras. Como referência, foram analisados os trabalhos em animação de cinco artistas e animadores experimentais dos países Brasil, Estados Unidos, Canadá, Rússia e Japão. A partir dessas análises houve a aplicação de seus métodos de execução, artísticos e cinematográficos, explorando simulações de materiais como pastel a óleo, lápis de cor, tinta acrílica e movimentação de câmeras através de softwares. A temática narrativa selecionada para o desenvolvimento de uma historia de animação foi o festival das Cavalhadas, em Pirenópolis, representando sua origem medieval na Europa, até sua chega ao Brasil e ao estado de Goiás, mostrando sua relevância como manifestação cultural regional.

Palavras-chave: Animação, Bidimensional, Experimental, Digital, Cavalhadas, Fantástico, Poéticas visuais, Dissertação.

Abstract
The main objective of this work was develop an experimental 2D animation which used digital resources to simulate traditional artistic techniques of drawing and painting. For this, I made a historical survey of experimental animation around the world, until the emergence of the first Brazilian productions. For references, animation analysis of five experimental artists and animators from countries like Brazil, Canada, United States, Russia and Japan. Based on these analyzes, there was the application of its artistic and cinematographic methods, exploring simulations of materials like oil pastel, colored pencil, acrylic paint and moving cameras via software. The narrative theme selected for the development of an animated story was the festival of Cavalhadas in Pirenópolis, representing its medieval origin in Europe, until his arrives in Brazil and the state of Goiás, showing its relevance as a regional cultural event.

Keywords: Cinema , Animation , Art , Experimental , Poetics.



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