Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Olá, Pocoyo: A constituição da atenção conjunta infantil com o desenho animado

Dissertação de Mestrado

Nome: José Moacir Soares da Costa Filho
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Linguística
Orientador(a): Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Diante da grande quantidade de desenhos animados contemporâneos que se constituem com base na interação com o telespectador, o objetivo deste trabalho é analisar a relação entre criança e desenho animado buscando compreender como o processo de atenção conjunta se estabelece frente à estrutura televisiva do desenho animado, bem como compreender como o processo da atenção conjunta pode ser importante para a consolidação da referência linguística. Considerando as pesquisas sobre atenção conjunta, percebemos que esse processo geralmente é estudado com crianças no período de aquisição da linguagem. No entanto, neste trabalho, ao observarmos a constituição da atenção conjunta, consideramos que esse processo ainda está presente na rotina infantil após a inserção na linguagem, já que pode fornecer elementos necessários para a consolidação da referência linguística. Para tanto, selecionamos o desenho animado espanhol Pocoyo, dirigido a crianças em idade pré-escolar, e coletamos, através de filmagens quinzenais, dados de duas díades mãe-criança também na faixa-etária pré-escolar assistindo ao desenho mencionado. Como suporte teórico para este trabalho, utilizamos teorias referentes tanto à atenção conjunta (BRUNER, 1975, 1983; TOMASELLO, 1995, 2003, 2005, 2011) e referência linguística (BLÜHDORN, 1999; DIESSEL, 2006), quanto à estrutura dos desenhos animados contemporâneos (GUNTER & MCALEER, 1997; MACHADO, 2005; SANTOS FILHO, 2008). Em nossas análises, percebemos que a estrutura do desenho animado Pocoyo contribui para a constituição da atenção conjunta em dois diferentes formatos: real e virtual. Além disso, vemos que, embora as crianças cujos dados foram analisados já tenham adquirido linguagem, o formato da atenção conjunta se apresenta como uma estratégia que continua presente nas interações infantis e contribui para a consolidação de processos da aquisição da linguagem com ênfase no que diz respeito à referência linguística. Como resultado de nossas análises, percebemos que a estrutura interativa do desenho animado favorece o estabelecimento da atenção conjunta, um processo que se constitui como cenário para a consolidação da referência espacial.

Abstract
Nowadays we are exposed to a plethora of contemporary cartoons which create interaction with the audience. With that in mind, the aim of this research is to analyze the relationship between children and cartoons in order to grasp how the process of joint attention is established with the aid of the television structure of the cartoon, as well as to understand how this process of joint attention may be important to the consolidation of linguistic reference. Considering research regarding joint attention, it is a fact that this process is usually studied considering children during their language acquisition period. However, in this paper, when observing the constitution of joint attention, this process is taken as a remaining part of children s routine after they have already acquired language, since it may provide necessary elements for the consolidation of linguistic reference. Aiming at focusing on our objective, we selected the Spanish cartoon Pocoyo, addressed at preschoolers, and we collected, during fortnight filming, data of two dyads mother-children in preschool age watching the before mentioned cartoon. As theoretical support to this research, we use theories which refer both to joint attention (BRUNER, 1975, 1983; TOMASELLO, 1995, 2003, 2005, 2011) and linguistic reference (BLÜHDORN, 1999; DIESSEL, 2006), and the structure of contemporary cartoons (GUNTER & MCALEER, 1997; MACHADO, 2005; SANTOS FILHO, 2008). Analysis show that the structure of Pocoyo contributes to the constitution of joint attention in two different formats: real and virtual. Moreover, we realize that, even though children whose data were analyzed had already acquired language, the structure of joint attention may be seen as a strategy which continues to be part of the children s interactions and contributes to the consolidation of the processes of language acquisition, emphasizing linguistic reference. As a result of our analysis, we observe that the interactive structure of the cartoon provides the establishment of joint attention, a process that is constituted as a scenery to the consolidation of spatial reference.

Palavras-chave: Desenho animado, Atenção conjunta, Referência linguística, Aquisição da linguagem, Cartoon, Joint attention, Linguistic reference, Language acquisition, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Branca de Neve Multimídia: A personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos

Dissertação de Mestrado

Nome: Allana Dilene de Araújo de Miranda
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Literatura e Cultura
Orientador(a): Luis Antonio Mousinho Magalhães
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estúdios Disney, homônima; e o primeiro volume da minissérie As mil e uma noites, derivada da revista mensal Fábulas, de Bill Willingham. Nos três primeiros capítulos, o trabalho tece considerações a respeito de cada obra individualmente, levando em conta especificidades da linguagem de cada texto, bem como apontando as diferenças entre eles. Para tanto, parte das categorias focalização, conforme definida por Gerrard Genéte (s.d.), e mise-en-scène, como abordada por Bordwell e Thompson (1997). No quarto capítulo, faz uma comparação direta da personagem nas três versões, analisando-a como adaptação, conforme orientado por Linda Hutcheon (2006), e utiliza, como principal critério de análise, a representação feminina, levando em conta contextos de produção, conforme apontado por Marina Warner (1999).

Abstract
Aiming to study the character category and its manifestation on three different media, the following work analyzes the Snow White character and its representation in literature, films and comic books. The corpus used in this paper were: the short story Snow White and the seven dwarfs, by Wilhelm and Jacob Grimm; the homonym 1937 animated movie produced by Walt Disney Studios; and the first volume of the miniseries One thousand and one nights of snowfall, a spin-off of the monthly issue Fables, by Bill Willingham. In the first three chapters, this paper presents considerations regarding each individual work, taking into account the specifics of their respective languages, also pointing out the differences between them. For that purpose, we use both the focalization (as defined by Gerrard Genéte) and mise en scène (as per Bordwell and Thompson, 1997) categories. The forth chapter is a direct comparison among the character in its three different versions, analyzing it as adaptation (Linda Hutcheon, 2006) and using as the major analysis criteria the female representation, taking into account production contexts, as appointed by Marina Warner (1999).

Palavras-chave: Branca de Neve, Cinema, Literatura, Histórias em quadrinhos, Adaptação, Snow White, Literature, Cinema, Comics, Adaptation, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Desenho Animado e Educação: Calça quadrada, cabeça redonda?

Tese de Doutorado

Nome: Margarida Sônia Marinho do Monte Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Doutorado em Educação
Orientador(a): Adelaide Alves Dias
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
A tese contém uma análise da relação entre os conteúdos transmitidos pelo desenho animado Bob Esponja e a formação da subjetividade infantil utilizando os conceitos de representação simbólica, internalização e resistência, baseados em Piaget (1978) Vygotsky (2007) e Giroux (1986), respectivamente. Nesta investigação, participaram 62 crianças de 03 a 05 anos, alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, matriculados nos turnos manhã e tarde em 2009. A pesquisa etnográfica utilizou a observação direta, entrevistas com os alunos e rodas de conversa antes e depois que os mesmos assistiram ao vídeo do desenho animado Bob Esponja. Os dados obtidos e submetidos a análise indicam que os conteúdos do referido desenho interferiram na subjetividade dos espectadores infantis de 03 e de 04 anos, em proporção maior do que naqueles de 05 anos. Esta interferência é demonstrada pela preferência em ser o personagem principal do desenho, adotando atitudes e comportamentos padronizados, no entanto, não os impedindo de acrescentar aos conteúdos do desenho animado um sentido próprio. A tese defende ainda que a educação escolar tem potencial para capacitar os alunos no sentido de educar para mídia televisiva, especificamente os desenhos animados, através do diálogo e análise crítica, procedimentos adotados pela pedagogia crítica. Concluímos que devemos integrar à escola os estudos de educação para a mídia televisiva, como instrumento pedagógico e como objeto de estudo para que se desenvolva nos alunos uma postura crítica diante dela.

Abstract
The thesis presents an analysis of the relation between the contents transmitted by the SpongeBob animated series and the infantile subjectivity formation using the concepts of symbolic representation, internalization and resistance based on Piaget (1978) Vygotsky (2007) and Giroux (1986) respectively. In this investigation sixty-two children, between 03 and 05 years old, took part. They were students from the Basic Education School of the Federal University of Paraíba, enrolled in the morning and afternoon shifts in 2009. The ethnographic research used the direct observation, interviews with the students and dialogues in circle before and after they watched the SpongeBob series video. The data obtained and submitted to analyses indicate that the contents, of the mentioned cartoon, intervened in the subjectivity of the infantile spectators, between 03 and 04 years old, in a proportion higher than in those who were 05 years old. Such interference is demonstrated by the preference of being the main cartoon character, adopting standardized attitudes and behaviors. Nevertheless, this does not prevent the children from adding their own meaning to the cartoon s contents. The thesis still advocates that the school education has the potential to prepare the students as concerns educating them by means of the television media, specifically, the cartoons, through the dialogue and the critical analysis; procedures adopted by the critical pedagogy. We concluded that we should integrate to school the educational studies for the television media as both a pedagogical instrument and a study object so as to promote a critical behavior in the students in regard to the media.

Palavras-chave: Desenho animado, Representação simbólica, Internalização, Resistência, Pedagogia crítica, Cartoon, Symbolic representation, Internalization, Resistance Critical pedagogy, Tese

Para o texto completo, clique aqui!

Os Processos de Hibridismo Cultural na Animação Japonesa: Uma compreensão do campo a partir do caso “Little Witch Academia” e o subgênero de garotas mágicas

Dissertação de Mestrado

Nome: Gustavo de Melo França
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado em Comunicação
Orientador(a): Jean Fábio Borba Cerqueira
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Nos últimos anos a animação japonesa apresentou uma maior penetração em mercados estrangeiros, sobretudo por causa das plataformas de streaming, as quais despontam como novas forças que tencionam o campo da animação japonesa. Diante deste contexto, esta pesquisa assume como objetivo geral investigar os processos de hibridismos culturais na configuração visual da produção animada japonesa em resposta às tensões ocorridas em seu campo a partir do subgênero de garotas mágicas. Assume-se, portanto, que produções culturais e artísticas são históricas e que sua construção está imersa na dinâmica do campo. Como fundamento central deste trabalho, encontram-se os estudos de Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini e suas considerações a respeito da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura, e também do nivelamento, da convergência e das disputas de posição. Como de corpus de análise, serão contempladas a animação ―Little Witch Academia‖ e outras produções animadas que fazem parte do subgênero Mahou shoujo (garotas mágicas), a partir dos contextos sociocultural, histórico, político e econômico, de modo a compreender como a animação japonesa mescla elementos culturais nacionais com os elementos estrangeiros, em sua configuração visual tanto na aparência das personagens quanto nos mundos narrativos representados.

Abstract
In recent years the Japanese animation has shown a greater penetration in foreign markets, mainly because of streaming platforms, which emerge as new forces that strain the field. Given this context, this research assumes as a general aim to investigate the processes of cultural hybridism in the visual configuration of Japanese animated production in response to the tensions that occurred in their field from the subgenre of magical girls. Therefore, it is assumed that cultural and artistic productions are historical and that their construction is immersed in the dynamics of the field. As the central foundation of this work, there are the studies of Pierre Bourdieu and Néstor García Canclini and their considerations regarding the capacity for combination, reproduction and renewal of culture, as well as leveling, convergence and position disputes. As a corpus of analysis, the animation ―Little Witch Academia‖ and other animated productions that are part of the subgenre Mahou shoujo (magical girls) will be contemplated, from the socio-cultural, historical, political and economic contexts, in order to understand how the animation Japanese mixes national cultural elements with foreign elements, in their visual configuration both in the appearance of the characters and in the narrative worlds represented.

Palavras-chave: Comunicação de massa, Animação cultural, Televisão, Seriados, Hibridismo cultural, Campo, Animação japonesa, Garotas mágicas (Gênero), Little Witch Academia (Animação), Cultural hybridism, Field, Japanese animation, Magical girls, Dissertação.

Para o texto completo, clique aqui!

Os Cavaleiros do Zodíaco: O animê como material didático para o ensino de história

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maquerle dos Santos Barbosa
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Graduação em História
Orientador(a): Bruno Gonçalves Álvaro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do animê Os Cavaleiros do Zodíaco como material de ensino em sala de aula, estudo de cunho exploratório e experimental, para isso foi realizada uma coleta de referenciais históricos presentes na obra de Masami Kurumada. Apresentando uma breve história da origem do mangá e do animê no Japão e a chegada do primeiro animê ao Brasil, e a influência que essa cultura nipônica possui até os dias atuais, para assim contextualizar as principais sagas da obra Os Cavaleiros do Zodíaco, a partir disso analisar a mitologia exposta no animê e as características dos deuses Atena, Poseidon e Hades construindo assim uma metodologia eficiente para o ensino da História. De caráter experimental foi concretizado uma aula para alunos cursando o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, fazendo assim a comprovação da eficiência dos ponderados neste trabalho.

Palavras-chave: História, Ensino de história, Mitologia, Cavaleiros do zodíaco, TCC

Para o texto completo, clique aqui!