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Alma de Papel: Proposta conceitual para um curta-metragem de animação stop motion em devir

        

Dissertação de Mestrado


Nome: Brena Gomes Ribeiro 
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora:  Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida 
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Nesta pesquisa, apresento um estudo sobre o processo de criação de uma proposta conceitual para a produção de curta-metragem de animação em stop motion, chamado Alma de Papel. As várias etapas do estudo incluem a vivência proporcionada pelo Laboratório de Animação das Oficinas Curro Velho, onde entrei em contato com as técnicas e materiais utilizados. Também há um histórico do Cinema de Animação, com a contribuição de conceitos proporcionados por autores cujas análises aproximam-se da esfera simbólica da história do cinema, como Arlindo Ribeiro Machado para quem o cinema materializa um movimento milenar de “representação do imaginário”, e Edgar Morin que expõe a realidade semi-imaginária do homem. A metodologia da pesquisa dialoga com a face “noturna” do filósofo francês Gaston Bachelard, ou seja, sua “metafísica da imaginação poética” e sua sistemática de investigação da gênese da imagem poética a partir dos arquétipos dos 4 (quatro) elementos da natureza (ar, água, terra e ar), ao qual acrescento mais um (elemento éter), além de incluir a influência do dispositivo Dilatador Elemental, criado na disciplina Movimento Criador no Ato Teórico e os valores atribuídos por Ítalo Calvino à poesia para a sistematização do estudo. Sônia Rangel e Cecília de Almeida Salles aparecem na investigação sobre o processo de criação e sua relação com a realidade vivida pelo autor. Para conduzir o presente trabalho, admito, como objetivo precípuo, demonstrar a ligação entre o modus operandi da criação da proposta conceitual de um filme, ou seja, os procedimentos metodológicos utilizados em sua feitura, e a sua faceta consequente do contexto histórico-social vivenciado e experienciado por seu (s) criador (es), contexto esse em plena influência amalgamada ao devir do imaginário destes.

Palavras-chave:  Cinema, Animação, Curro Velho, Processo de Criação, Dissertação.

Abstract
In this research, I present a study about the process of creating a conceptual proposal for the production of a short stop motion animation, called Alma de Papel. The various stages of this study include the experience provided by the Curro Velho Workshops, where I got in touch with the techniques and materials used in the proposal. There is also a short description about the history of Animation Cinema, with the contribution of concepts provided by authors whose analyzes approach the symbolic sphere of the history of cinema, as Arlindo Ribeiro Machado for whom the cinema materializes a millenarian movement of "representation of the imaginary", and Edgar Morin that exposes the semi-imaginary reality of man. The research methodology dialogues with the "nocturnal" face of the French philosopher Gaston Bachelard, that is, his "metaphysics of the poetic imagination" and his systematic investigation of the genesis of the poetic image based on the archetypes of the four elements of nature (air, water, earth and air), to which I add one more element (ether), besides including the influence of the Dilatador Elemental device created in the subject Movimento Criador no Ato Teórico, and the values attributed by Italo Calvino to poetry, for the systematization of this study. Sônia Rangel and Cecília de Almeida Salles appear in the investigation to talk about the creation process and its relation with the reality lived by the author. To carry out the present work, I admit, as a primary objective, to demonstrate the connection between the modus operandi of creating the conceptual proposal of a film, that is, the methodological procedures used in its making, and its consequent historical-social context experienced by its creator (s), a context that is fully amalgamated with the becoming of their imaginary.

Keywords: Cinema, Animation, Curro Velho, Creation Process.

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Animação Audiovisual Paraense: Formação do campo e narrativas quadro a quadro

       

Dissertação de Mestrado


Nome: Andrei Miralha Padilha Duarte
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Lobato de Azevedo
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Esta pesquisa compreende a formação do campo da animação audiovisual paraense, segundo os conceitos de campo, de Pierre Bourdieu, e Estados da Arte, de Howard Becker. Desta forma, desenvolvo descrições e narrativas históricas a partir do início da década de 70, mas com foco principal sobre o período de 2003 a 2018, que compreende o lançamento do primeiro curta de animação paraense até a atual produção de séries de animação paraenses para a TV. Proponho a divisão deste período em três fases, a partir da análise das características das produções, como: formato, técnicas, difusão, metodologias e captação de recursos utilizados para a realização das obras. Observo a atuação e movimentação de alguns artistas, a formação de grupos e estúdios, assim como as principais instituições e políticas públicas que favoreceram o desenvolvimento desse campo no Pará. Nesse recorte de pesquisa, abordo as produções de obras audiovisuais autorais de animação apresentadas em mostras, festivais, TV e internet, portanto vídeos publicitários e institucionais não serão avaliados. É importante destacar que os filmes elencados neste estudo, apresentam animação de personagens, assim, não trato de obras em motion graphics. Obras inacabadas ou que não foram publicizadas também não fazem parte da pesquisa, embora possam ser citadas como parte do percurso profissional de algum artista ou grupo de animadores. Como sou personagem de muitos acontecimentos e produções que descrevo, incluo meus depoimentos pessoais em algumas passagens das narrativas por meio de uma auto-etnografia, como forma de contribuir para melhor compreensão de alguns momentos relatados . Relaciono eventos e produções como quadros-chave num grande mosaico histórico a fim de contribuir na compreensão deste campo artístico no Pará. Realizo este estudo, por meio da pesquisa de campo participante, entrevistas, pesquisa bibliográfica e filmográfica, observando eventos socioculturais, personagens, produções, tecnologias, políticas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento da animação paraense.

Palavras-chave:  Animação, Animação Paraense, Desenho animado, Dissertação.

Abstract
The word animation comes from the latin term "anima," which means "soul" in the sense of "breath of life." According to Perisic (1979), animation is a way of creating an illusion, giving "life" to inanimate objects – real / virtual objects or simply freehand or computer drawings. Born of the mix between art and technology, the animation films come in the late nineteenth century, and developed throughout the twentieth century in numerous productions around the world. However, it is only at the beginning of the 21st century that the first animated short films were produced in brazilian State of Pará. This research includes the formation of the State of Pará's field of animation, according to Pierre Bourdieu. It gathers narratives about the production of animations carried out until 2018, considering the networks of personal relationships, the formation of groups, as well as the techniques and methodologies used to carry out each work. I carry out this study through participatory field research, interviews, bibliographical and film research, observing sociocultural events, characters, productions, policies and institutions that contributed to the development of the animation in the State of Pará.

Keywords: Animation, Animation from Pará State, Cartoon.

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Fantasia do Movimento: A interação entre o corpo real e o virtual dos desenhos animados

      

Dissertação de Mestrado


Nome: Rayssa Oliveira e Silva
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas - Escola Superior de Artes e Turismo  
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes  (PPGLA) 
Orientadora: Evany Nascimento
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho, estudam-se as semelhanças coreográficas do desenho animado Fantasia (1940) com os espetáculos que serviram de referência para o processo criativo do desenho como Sagração da Primavera, Suíte Quebra-Nozes e Dança das Horas. A análise também perpassa por aspectos cenográficos e narrativos a fim de corroborar com a análise coreográfica. Para isso faz-se primeiramente uma abordagem histórica da relação da dança com a tecnologia, que é o elo entre esses dois mundos, o real e o imaginário. A fim de investigar de forma profunda a relação de movimento entre estes dois universos,  utilizamos as considerações propostas por Rudolf Laban (1879-1958) sendo aplicada aos corpos dos desenhos animados e também a aplicação da labanotation para termos outra percepção da coreografia. Os resultados indicam que há semelhanças em relação a elementos do espetáculo cênico e as reflexões nos permitem verificar as possibilidades do entendimento do movimento e o espaço-tempo na dança, possibilitando novas interpretações e associações teóricas. Além disso, também aparecem aspectos coreográficos semelhantes com relação ao movimento e intenções de comunicação. 

Palavras-chave:  Desenho Animado, Dança, Coreografia, Laban, Análise, Dissertação.

Abstract
This work aims to investigate the influence of character design on players’ experience in electronic games. Based on theorists such as Rogers (2013), Papanek (1971) and Vidor (2019), the research discusses how visual and narrative aspects of characters shape the player’s emotional and aesthetic connection with the game. The methodology followed a mixed approach, combining literature review, qualitative interviews with players and quantitative analysis of engagement metrics. The results show that well-designed characters not only enrich the narrative, but also increase immersion and promote greater emotional identification on the part of players.

Keywords: Cartoon, Dance, Laban, Choreography, Analyze.

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Desenvolvimento de Conteúdo Audiovisual Educacional com Foco na Popularização e Disseminação da Propriedade Industrial

      

Dissertação de Mestrado


Nome: Flávio Rosas Barbosa
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia Para Inovação
Orientadores: Rosa Maria N. dos Santos  e Raimundo Corrêa de Oliveira
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho destacou o papel da propriedade industrial na proteção de criações, fator que incentiva o compartilhamento de novas ideias, tecnologias e produtos e impulsiona o progresso tecnológico e econômico por meio da inovação. O projeto teve como objetivo o desenvolvimento de um conteúdo audiovisual na forma de animação que aborda três subcategorias da propriedade industrial: marca, patente e desenho industrial. A pesquisa adotou uma abordagem descritiva exploratória, analisando informações a respeito da propriedade industrial e suas subcategorias e, como a propriedade intelectual é abordada na educação técnica e avançada. Além disso, coletou informações a respeito da aplicação do conteúdo audiovisual como estratégia de aprendizagem e as ferramentas do design que podem ser utilizadas na construção de materiais didáticos. Todo esse estudo qualitativo empregou uma pesquisa bibliográfica e documental que incluiu fontes variadas, como revistas, relatórios e documentos oficiais. O resultado gerou uma animação que aborda a história de um personagem que desenvolveu um novo produto e precisa garantir a sua proteção por meio de patente e, o registro da marca e desenho industrial do seu produto os quais irão assegurar a exploração e venda da sua criação. A animação foi lançada em um evento realizado pelo stakeholder deste projeto como forma de iniciar um trabalho de disseminação do conteúdo audiovisual.

Palavras-chave: Propriedade Industrial, Audiovisual, Animação, Educação, Inovação, Dissertação.

Abstract
This work highlighted the role of industrial property in protecting creations, a factor that encourages the sharing of new ideas, technologies and products and drives technological and economic progress through innovation. The project aimed to develop audiovisual content in the form of animation that addresses three subcategories of industrial property: trademark, patent and industrial design. The research adopted an exploratory descriptive approach, analyzing information regarding industrial property and its subcategories and how intellectual property is addressed in technical and advanced education. Furthermore, it collected information regarding the application of audiovisual content as a learning strategy and the design tools that can be used in the construction of teaching materials. This entire qualitative study employed bibliographic and documentary research that included varied sources, such as magazines, reports and official documents. The result generated an animation that addresses the story of a character who developed a new product and needs to guarantee its protection through a patent and the registration of the brand and industrial design of his product, which will ensure the exploitation and sale of his product. creation. The animation was launched at an event held by the stakeholder of this project as a way of starting work to disseminate audiovisual content.

Keywords: Industrial Property, Audio-visual, Animation, Education, Innovation.

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Divulgação Científica Pelos Desenhos Animados da TV nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

     

Dissertação de Mestrado


Nome: Jhonatan Luan de Almeida Xavier
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia  
Orientadora: Carolina Brandão Gonçalves
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente dissertação tem por objetivo compreender como a Divulgação Científica pode ser realizada a partir dos desenhos animados da programação televisiva, com os objetivos específicos: a) Identificar se a divulgação científica tem sido realizada nos desenhos animados da TV; b) Conhecer quais competências e habilidades podem ser trabalhados junto aos alunos dos anos iniciais com os desenhos animados da TV e a divulgação da ciência na escola; c) Verificar de que forma a divulgação da ciência, mediante os desenhos animados da TV, dinamizam as aulas de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa com enfoque fenomenológico. Como participantes, colaboraram 1 (uma) professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental, e 20 (vinte) alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, para coleta de dados utilizamos a entrevista semiestruturada e pesquisa participante, a análise de conteúdo foi feita a partir de teóricos que relacionam os desenhos animados da TV com o ensino de ciências e divulgação científica. Os principais resultados mostram que os instrumentos midiáticos exercem influência sobre as crianças. Seus produtos e animações são capazes de moldar comportamentos e opiniões diante da realidade que os participantes estão inseridos. Observamos também que os desenhos animados da TV são densos de significado, e podem conter conteúdos científicos que ajudam o docente a dinamizar suas aulas de ciências. As informações presentes nos desenhos favorecem o entretenimento das crianças, e a aprendizagem, pois, elas percebem conteúdos relacionados aos estudos, desenvolvidos na sala de aula, enquanto assistem ao desenho animado, exercendo a criticidade sobre os conteúdos postos diante delas. 

Palavras-chave: Divulgação Científica, Desenhos Animados, Educação, Dissertação.

Abstract
The purpose of this dissertation is to understand how the Scientific Dissemination can be carried out from the cartoons of the television programming, with the specific objectives: a) To identify if the scientific divulgation has been realized in the cartoons of the TV; b) To know what skills and abilities can be worked out with students in the early years with TV cartoons and the dissemination of science in school; c) Check how the dissemination of science, through TV cartoons, energize science classes in the early years of elementary school. The research followed a qualitative approach with a phenomenological approach. As participants, 1 (one) teacher of the initial years of Elementary School and 20 (twenty) students of the 3rd year of Primary Education collaborated, for data collection we used the semi-structured interview and participant research, content analysis was done from theorists who relate TV cartoons to science teaching and scientific dissemination. The main results show that the media instruments influence children. Their products and animations are able to shape behaviors and opinions in front of the reality that the participants are inserted. We also note that TV cartoons are dense in meaning, and may contain scientific content that helps teachers streamline their science classes. The information presented in the drawings favors the children's entertainment, and learning, therefore, they perceive contents related to the studies, developed in the classroom, while watching the cartoon, exercising the criticism on the contents placed before them.

Keywords: Scientific Disclosure, Cartoon, Education.

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