Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Animação e Interação na Infografia Jornalística: Uma abordagem do design da informação

         

Dissertação de Mestrado


Nome: Fabiano de Miranda 
Instituição: Universidade do Paraná - UFPR
Programa:  Programa de Pós‐Graduação em Design
Orientadora:  Carla G. Spinillo
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A literatura sobre infografia digital geralmente enfoca aspectos jornalísticos e pouco discute características de apresentação no âmbito do Design. Diante disto, a presente dissertação descreve uma pesquisa exploratória que teve como principal objetivo investigar a sintaxe gráfica da infografia animada e interativa digital sob a ótica do Design da Informação. Isto se deu em três etapas: (1) Fundamentação teórica; (2) Análise da infografia digital; e (3) Consulta a especialistas. Na primeira etapa foi realizada uma revisão criteriosa da literatura sobre infografia, animação e interação, e de modelos de análise gráfica. Tal revisão culminou na proposição de um instrumento de análise da infografia digital, composto por quatro grupos de variáveis descritivas: (a) modos de representação; (b) relações gráficas; (c) apresentação de animação; e (d) apresentação de interação. Para verificar a aplicabilidade desse instrumento e identificar características recorrentes da infografia digital, na segunda etapa da pesquisa foi realizada a análise de uma amostra de 36 infografias animadas e interativas coletada em portais de notícias online. Os resultados indicam o pouco uso de animação e interação na amostra, sugerindo que as possibilidades do meio digital não são bem exploradas. Em seguida, na terceira etapa da pesquisa, verificou?se a pertinência do instrumento de análise por meio de consulta a seis especialistas com expertise em infografia, animação e interação, resultando em ajustes na nomenclatura e organização das variáveis. De forma geral, o instrumento proposto atende ao objetivo principal desta pesquisa, porém sua aplicação devida depende do expertise em infografia animada e interativa, o que limita seu uso a especialistas. Além disso, também depende da diversidade de características a serem analisadas na infografia digital, o que pode levar a adaptações em futuros estudos.

Palavras-chave: Infografia, Animação, Interação, Linguagem Gráfica, Design da Informação, Dissertação.

Abstract
The literature on digital infographics generally focuses on journalistic aspects and discusses little about characteristics of presentation in the context of Design. Thus this dissertation describes an exploratory study that aimed to investigate the graphic syntax of animated and interactive digital infographics from the viewpoint of Information Design. For such, three steps were carried out: (1) Theoretical research; (2) Analysis of digital infographics; and (3) Consultation with experts. In the first step a careful review of the literature on infographics, animation and interaction, and of frameworks for graphic analysis was conducted. This study culminated in the proposition of an analytical tool of digital infographics consisting of four groups of descriptive variables: (a) modes of symbolization; (b) graphic relations; (c) presentation of animation; and (d) presentation of interaction. In order to verify the applicability of this tool and to identify recurrent features of digital infographics, in the second step of the research an analysis of a sample of 36 animated and interactive infographics collected in online news portals was made. The results indicate little use of animation and interaction in the sample, suggesting that the possibilities of digital media are not well explored. Then in the third step of the research the relevance of the analysis tool was checked by consulting six experts with expertise in infographics, animation and interaction, resulting in adjustments in the nomenclature and organization of the variables. In general the tool proposed meets the objective of this research, however its application depends on expertise in animated and interactive infographics, which limits its use to experts. Moreover, it also depends on the diversity of features to be analyzed in the digital infographics, which may lead to adjustments in future studies.

Keywords: Infographics, Animation, Interaction, Graphic Language, Information Design..

Para o texto completo, clique aqui! 

A Fórmula da Pixar de Construir Narrativas Cativantes: Análise das estratégias usadas para a criação de narrativas da Pixar Animation Studios

   

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome:  Ana Beatriz Silva Pinto Quezia Oliveira Viana
Instituição: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas / IFAM
Programa:  Graduação em Tecnologia em Produção Publicitária
Orientador: Daniel Luiz dos Santos Batista
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
A animação é uma das linguagens disponíveis no gênero literário dos filmes, sendo muito popular por cativar a todos os públicos, desde o infanto/juvenil aos adultos por ser capaz de criar qualquer universo, expandindo a imaginação e a criatividade. Vários são os estúdios que criam as animações e, dentre eles, encontra-se o ‘Pixar Animation Studios’ que, desde a produção do primeiro longa-metragem totalmente animado por computador, Toy Story, se transformou em referência criativa na cultura digital e no entretenimento. Muito se fala acerca da Fórmula da Pixar de construir narrativas cativantes, sobretudo, por ser um dos principais estúdios de animações do mundo. Nesse sentido, este trabalho surgiu do seguinte questionamento: a Pixar possui uma fórmula para a construção de suas narrativas para serem tão fascinantes tanto para o público infantil como também para o adulto? Para tanto, possui o objetivo de descrever a fórmula da Pixar para a criação de suas animações, e se desenvolve por meio da proposta metodológica de uma pesquisa bibliográfica. Em relação à técnica de coleta de dados, foi escolhido o método de revisão de literatura, de caráter qualitativa e descritiva. Essa pesquisa busca explorar o mundo da animação evidenciando como o modelo da empresa Pixar Animation Studios, refletindo sobre a construção dos mundos artificiais e as histórias transformadoras da Pixar oportunidades para pensar através da estética como um domínio contestado comprometido com a novidade e a inovação, bem como com a crítica e o pensamento pluralista.

Palavras-chave: Animações, Pixar Animation Studios, Cinema, TCC.

Abstract
Animation is one of the expressive languages within the literary genre of films, gaining popularity for captivating audiences of all ages, from children and adolescents to adults, due to its ability to create any universe, expanding imagination and creativity. Numerous studios create animations, and among them is Pixar Animation Studios, which has become a creative reference in digital culture and entertainment since the production of their first fully computer-animated feature film, Toy Story. Much has been said about the Pixar Formula for crafting captivating narratives, especially considering it is one of the world's leading animation studios. This study emerged from the following question: Does Pixar possess a formula for constructing narratives that are equally fascinating for both children and adults? Thus, the objective is to describe Pixar's formula for creating their animations, which will be achieved through a methodological approach based on literature research. In terms of data collection technique, a qualitative and descriptive literature review method was chosen. This research seeks to explore the world of animation by examining the model employed by Pixar Animation Studios, reflecting on the construction of artificial worlds and transformative stories. It provides opportunities to contemplate aesthetics as a contested domain committed to novelty and innovation, as well as critical and pluralistic thinking.

Keywords: Animations, Pixar Animation Studios, Cinema.

Para o texto completo, clique aqui! 

A Fotografia no Cinema de Animação

           

Relatório de Pesquisa


Nome: Elisabel Pantoja dos Santos
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas / UFAM - Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa:  Programa PIBIC 2012
Orientadora: Kasmin Biscaro Alves Carnevali
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
O projeto busca contemplar a produção em cinema de animação com ênfase na fotografia. Pesquisar a animação experimental e seu desenvolvimento do início da história do cinema, passando pelas vanguardas modernistas até sua produção contemporânea visando produções de arte, pode apresentar um caminho para a compreensão não só da arte da animação experimental em si, mas também da visualidade da imagem em geral. Agora mesmo, o cinema vive uma grande transformação na forma de produzir, distribuir e assistir filmes, as possibilidades digitais e a internet estão mudando nossa forma de ver a imagem que se transformou em potencialidade múltipla, incorporando meios artesanais, eletrônicos e digitais.

Palavras-chave:  Fotografia, Cinema, Cinema de Animação, Relatório de Pesquisa.


Para o texto completo, clique aqui! 

O Cinema de Animação Experimental, Novas Técnicas e Possibilidades no Âmbito das Artes Visuais

          

Relatório de Pesquisa


Nome: Carla Woany Rabelo Pereira
Instituição: Universidade do Estado do Amazonas / UFAM - Instituto de Ciências Humanas e Letras
Programa:  Programa PIBIC 2012
Orientadora: Kasmin Biscaro Alves Carnevali
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo
A arte contemporânea vive um momento de aglutinação de meios e técnicas que estão construindo uma nova visualidade de fragmentos de informação e significado. Essa característica fragmentária é própria do cinema de animação, que tanto pode ser um meio narrativo como um produto de arte. A histórica do cinema tem início com a pesquisa em animação, a ancestral mais famosa do cinema é a Lanterna Mágica, desenhos que eram colocados em movimento através de recursos simples. Pesquisar a animação experimental e seu desenvolvimento do início da história do cinema, passando pelas vanguardas modernistas até sua produção contemporânea visando produções de arte, pode apresentar um caminho para a compreensão não só da arte da animação experimental em si, mas também da visualidade da imagem em geral. Agora mesmo, o cinema vive uma grande transformação na forma de produzir, distribuir e assistir filmes, as possibilidades digitais e a internet estão mudando nossa forma de ver a imagem que se transformou em potencialidade múltipla, incorporando meios artesanais, eletrônicos e digitais.

Palavras-chave:  Cinema de Animação, Artes Visuais, Novas Tecnologias, Relatório de Pesquisa.


Para o texto completo, clique aqui! 

Quandú: Possíveis diálogos entre literatura e o cinema de animação

         

Dissertação de Mestrado


Nome: Cássio Mauro Oliveira Tavernard 
Instituição: Universidade do Estado do Pará - Instituto de Ciências da Arte
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Artes
Orientadora: Ana Lucia Lobato de Azevedo
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
QUANDÚ - Possíveis diálogos entre literatura e o cinema de animação, pesquisa de transliteração ou transcriação. Parte da leitura, apropriação e análise de um conto literário do poeta Antônio Tavernard, chamado De que morreu o “Manduca Lambão”. Propõe como resultado da pesquisa, criar um diálogo entre um conto literário e um obra poética traduzida no cinema de animação, além de memorial descritivo da inter-relação e investigação desse processo e os procedimentos adotados.

Palavras-chave:  Cinema de Animação, Transliteração, Transcriação, Adaptação, Memória, Afeto, Paisagem, Poética, Tavernard, Dissertação.

Abstract
QUANDÚ - Possible dialogues between literature and animation cinema, a transliteration/ transcription research. It starts from the reading, appropriation and analysis of the short story Do que Morreu o “Manduca Lambão”, by the poet Antonio Tavernard. It is proposed as a result of the research to create a dialogue between a literary short story and a poetic work translated into an animated film, as well as a descriptive memorial of the interrelation and investigation of such process and the adopted procedures.

Keywords: Animation, Transliteration, Transcription, Adaptation, Memory, Affection, View, Poetic, Tavernard.

Para o texto completo, clique aqui!