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Infância e Desenhos Animados: Um passeio pela loja de desejos de consumo

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Helbanice Cristina Assis de Lima
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Pedagogia
Orientador(a): Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Não raro nos deparamos com propagandas especializadas em persuasão de crianças e adolescentes, sejam em seus desenhos animados favoritos, outdoors no caminho à escola ou no acesso à internet. As propagandas estão estampadas em todos os meios de comunicação e influenciam diretamente as decisões de compra. A exposição às propagandas, por crianças, aumenta as chances de serem atingidos os objetivos mercadológicos, dadas as características de fragilidade e influenciabilidade do público infantil, podendo acarretar sérios problemas sociais, inclusive produzindo a cultura do consumo desenfreado. A partir desse cenário, o objetivo geral deste trabalho consiste em refletir sobre as alternativas de enfrentamento do consumismo infantil no ambiente escolar. Para atingi-lo, propomos os seguintes objetivos específicos: a) descrever de forma narrativa como os desenhos animados são utilizados pelas indústrias de marketing na persuasão das crianças ao consumo de seus produtos; b) identificar os possíveis danos e as consequências que o consumo excessivo pode causar nas crianças. Metodologicamente, o trabalho caracterizou-se por pesquisa de tipo bibliográfico, de abordagem qualitativa, abrangendo as discussões sobre publicidade infantil centradas no âmbito da fase que corresponde às crianças entre 6 a 12 anos de idade. Os principais autores foram Skura (2010), Barbosa (2014), Drska (2015), Giacomassi (2015), Gomes (2010), Montineaux (2003), Myers (2014), Pereira (2018), Pereira; Silva; Freitas (2015), Ribeiro (2012), Rossi (2014), La Taille (2017). Os resultados apontaram para a responsabilidade conjunta entre a família e a escola para assim, pensar a construção de fundamentos teórico-práticos para o desenvolvimento de ações de consumo consciente, devendo esse tipo de comportamento estar ancorado em princípios morais e éticos, considerando o bem-comum e a vida do planeta. Dessa forma, não podemos atribuir o desenvolvimento da autocrítica somente às instituições de ensino, como se coubesse apenas a elas a educação da sociedade em geral, mas, além da família, que possui ampla responsabilidade pela educação das crianças, também às instituições religiosas, fiscalizadoras, ONGs, às agências de publicidade, entre outras. Essa compreensão não é construída apenas com a participação da escola, menos ainda pelas agências de marketing, mas com a participação de toda a sociedade civil na luta pelo respeito à infância e a vida.


Abstract
We often come across ads that specialize in the persuasion of children and teenagers, whether in their favorite cartoons, billboards on the way to school or on the internet. Advertisements are stamped on all media and directly influence purchase decisions. Exposure to advertisements, by children, increases the chances of reaching the marketing objectives, given the fragility and influence of the infantile public, which can lead to serious social problems, including the culture of unbridled consumption. From this scenario, the general objective of this work is to reflect on the alternatives of confronting child consumerism in the school environment. To achieve this, we propose the following specific objectives: a) describe in a narrative way how marketing industry in persuading children to consume their products; b) identify the possible damages and consequences that excessive consumption can cause in children. Methodologically, the work was characterized by bibliographic research, a qualitative approach, covering the discussions on children advertising focused on the fase which corresponds to children between 6 and 12 years of age. The main authors were Skura (2010), Barbosa (2014), Drska (2015), Giacomassi (2015), Gomes (2010), Montineaux (2003), Myers (2014), Pereira (2018), Pereira; Silva; Freitas (2015), Ribeiro (2012), Rossi (2014), La Taille (2017). The results pointed to the joint responsibility between the Family and the school to think about the construction of theoretical-practical foundations for the development of actions of conscious consumption, and this type of behavior should be anchored in moral and ethical principles, considering the common good and the life of the planet. In this way, we can’t attribute the of self-critical thinking to educacional institutions, as if it were only the education of society in general, but, besides the family, which has a broad responsibility for the education of children, auditors, NGOs, advertising agencies, among others. This understanding is not only built with the participation of the school, even less by the marketing agencies, but with the participation of all civil society in the struggle for respect for childhood and life.

Palavras-chave: Educação, Desenhos animados, Persuasão, TCC.

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Disney Lê Dickens: Oliver & Company parodia Oliver Twist

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Juliana Azevedo de Queiroz
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Letras
Orientador(a): Lucia Fatima Fernandes Nobre
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Uma adaptação pode ser definida como “uma repetição sem replicação” (HUTCHEON, 2011, p. 28) de um determinado texto, podendo consistir em transposições intersemióticas entre sistemas de signos distintos, no caso da mudança de mídia, como é o caso deste trabalho. Já uma paródia, é uma espécie de adaptação, caracterizada pelo distanciamento crítico e a ironia (HUTCHEON, 1985, p. 54 ). Questões como a priorização da fidelidade nas adaptações, a hierarquia de gêneros e mídias, que valoriza mais os textos escritos do que os audiovisuais, e a constante associação do gênero paródia com a depreciação do texto fonte, levando a interpretações distorcidas de sua definição, faz-se necessário ao estudo e discussão de textos, visto que há entre eles obras criativas de qualidade, e que permitem a continuidade e perpetuação dos textos anteriores, levando-os a novos públicos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar quais elementos da obra fílmica Oliver & Company (1988) a classificam como paródia, justificando porque o texto se classifica como esse gênero, bem como traçar uma comparação com sua obra fonte, o clássico Oliver Twist (1838), de Charles Dickens.


Abstract
An adaptation may be defined as “a repetition without replication” (HUTCHEON, 2011, p. 7) of a certain text, becoming intersemiotic transpositions between systems of distinct signs, in this case a change of media, as it is the case of this work. A parody, in turn, is a kind of adaptation, characterized by a critical ironic distance (HUTCHEON, 2000, p. 37). Questions like a priority on fidelity of adaptations, hierarchy of genres and media, that valorizes the written texts over the audiovisual ones, and a constant association of parody as a genre with a depreciation of the source text, arising misinterpretations for its definition make the study and discussion of texts necessary. There is among these texts a great amount of highly criative work that allows the continuity and preservation of the texts, that calls new public’s attention. Thus, this present work has the objective of both analysing which elements of the animation Oliver & Company (1988) contribute for the construction of parody, justifying its classification as such, and tracing a comparison between the animation and Charles Dickens’s classic novel, Oliver Twist (1838).

Palavras-chave: Adaptação, Paródia, Disney, Dickens, Oliver & Company, TCC.

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Animação e Otimização

Dissertação de Mestrado

Nome: Olívia Sobreira Gomes
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional
Orientador(a): Sergio de Carvalhos Bezerra
Co-Orientador(a): José Miguel Aroztegui Massera
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Apresenta-se, nesta dissertação, uma pesquisa que envolve três grandes áreas da Matemática aplicada, Computação Grá ca (CG), Probabilidade e Otimização. O objetivo principal de desenvolver estratégias de movimentação entre personagens adversários numa perseguição onde cada movimentação dar-se-á a partir da solução de um problema de Otimização ou uma regra probabilística. A dinâmica da movimentação, dar - se - á por meio da formulação e implementação de problemas de otimização que governarão a perseguição. É feito um levantamento teórico apresentando os assuntos relacionados á CG, em especial: Animação; Otimização, por exemplo: De nição do Problema geral de Otimização e sua classi cação referente às propriedades da função objetivo bem como às características do conjunto de soluções viáveis; Probabilidade, é de nido modelo probabilístico, Variáveis Aleatórias, em especial, Uniforme, Exponencial e Normal, Esperança Matemática e Lei dos Grandes Números.

Abstract
In this dissertation, we present a research that involves three major areas of Applied Mathematics, Computer Graphics (CG), Probability and Optimization. The main objective is to develop strategies of movement between adversary characters in a chase where each move will be based on the solution of an optimization problem or a probabilistic rule. The dynamics of the movement will be through the formulation and implementation of optimization problems that will govern the persecution. A theoretical presentation is presented presenting the subjects related to CG, in particular: Animation and Color; Optimization, for example: De nition of the general optimization problem and its classi cation regarding the properties of the objective function as well as the characteristics of the set of feasible solutions; Probability, is de ned probabilistic model, Random Variables, in particular, Uniform, Exponential and Normal, Mathematical expectation and Law of large Numbers.

Palavras-chave: Computação gráfica, Otimização, Probabilidade, Animação, Perseguição, Matemática computacional, Animação gráfica, Animação gráfica - otimização, Dissertação.

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Da Inocência à Sedução: Revisitando a fantasia em Chapeuzinho vermelho

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maria Rachel Frazão Fernandes Reis
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Letras Clássicas e Vernáculas
Orientador(a): Hermano de França Rodrigues
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
Esse trabalho pretende demonstrara partir do corpus;Chapeuzinho e o Lobo Mau de Pedro Bandeira (2012), Chapeuzinho Vermelho de Maurício de Souza (2008), Chapeuzinho Vermelho pelo site Virtualbooks (2000), sob a luz da fundamentação teórica escolhida, como a supressão de atributos simbólicos, que conferem seriedade e densidade dramática às fábulas, nos afastam do objetivo pedagógico de edificar as crianças, em sua formação continuada. De forma que tais elementos podem ainda estar presentes, nos contos de fadas, mesmo naqueles exemplares em que apresentam uma aura de “inocência” mais acentuada que em suas primeiras versões.


Abstract
This work intends to demonstrate from the corpus; Little Red Riding Hood and the Bad Wolf by Pedro Bandeira (2012), Little Red Riding Hood by Maurício de Souza (2008), Little Red Riding Hood by Virtualbooks (2000), under the light of the theoretical basis chosen, as the suppression of symbolic attributes, wich gives dramatic density to fables, distract us from the pedagogical goal of edify the children in their continuing education. So that these elements may still present in fairy tales, even in those copies in which they have an aura of "innocence" more pronounced than in their earlier versions.

Palavras-chave: Chapeuzinho vermelho, Walt Disney, Contos de fadas, Fantasia, Inocência, Sedução, TCC.

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Gênero de Discurso Desenho Animado: Do cotidiano infantil às práticas pedagógicas

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Janaina Dantas da Costa Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Licenciatura em Pedagogia
Orientador(a): Andrezza Raquel Cirne Bezerra
Ano: 2016
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo analisar o cotidiano infantil e as práticas pedagógicas acerca dos desenhos animados, apontando para o fato que essas mídias influenciam as crianças da educação infantil lhes tornando assíduas telespectadoras, como também, consumidoras de seus produtos. Com os objetivos específicos pretendeu-se conhecer a história dos desenhos animados, descrever alguns aspectos do cotidiano infantil sobre os desenhos animados, expor alguns pontos negativos e positivos que os desenhos animados podem infligir às crianças e de identificar se/como os desenhos animados estão sendo utilizados em salas de aula da educação infantil.Para a elaboração do presente trabalho foram realizadasuma revisão bibliográfica e uma pesquisa de campo, muito utilizada no meio educacional, que teve o intuito de coletar dados das experiências das colaboradoras do questionário. Por fim, verificou-se que os desenhos animados constituem excelentes ferramentas pedagógicas que contribuem não somente para uma melhoria na forma de educar, mas também de trazer uma forma mais prazerosa para os alunos de como aprender os conteúdos para seu nível de desenvolvimento.


Abstract
This study aims to analyze the children's daily life and the pedagogical practices of the cartoon, pointing to the fact that the media are influenced as children of early childhood education and also the consumers of their products. With specific objectives related to cartoons, describe a little child daily on the cartoons to show some positive and negative points that the cartoons refer to children and to identify whether / how the cartoons are used in classrooms child education.For an elaboration of the work, a literature review and a field survey was carried out, a large part not education, which aimed to collect data on the experiences of the questionnaire collaborations. Finally, it was found that the cartoons are excellent teaching tools that contribute not only to an improvement in the form of education, but also in a more enjoyable way for students to learn the content to their level of development.

Palavras-chave: Desenho animado, Educação infantil, Práticas pedagógicas, TCC.

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