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Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

VM3D-Anim : Uma ferramenta para visualização de modelos 3D animados

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Carlos Henrique da Costa Cavalcanti
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Programa: Coordenação dos Programas de Pós-Graduação de Engenharia
Orientador: Ricardo Cordeiro de Farias
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho é apresentado uma abordagem prática de técnicas de aquisição de conhecimento juntamente com técnicas de modelagem e animação para a elab- oração da ferramenta VM3D-Anim, cujo objetivo é disponibilizar conhecimento a respeito de equipamentos industriais visualmente. Discutimos a criação de uma infra-estrutura dividida em três serviços: aquisição do conhecimento, modelagem tridimensional e visualização que serviram como base para a elaboração de uma metodologia de aquisição de informações e criação da ferramenta VM3D-Anim. As técnicas de aquisição de conhecimento são aplicadas no âmbito industrial e obje- tivam a aquisição de informações que se encontram dispersas ou sob a forma de conhecimento tácito. Com o conhecimento adquirido, criaram-se modelos tridimen- sionais de equipamentos industriais e a partir deles, imagens, animações e módulo interativos em VRML foram gerados. Todo o material criado foi organizado em uma base de dados de informações que pode ser visualizada de forma simples e objetiva pela ferramenta VM3D-Anim.

Abstract
In this work we present a pratical approach for knowledge management and computer graphics techniques, such as modeling and animation, for the VM3D-Anim tool. The goal is to present the knowlegde about industrial equipment visually. We discuss the creation of an infrastructure divided into three parts: knowledge acquisition, 3D modeling and visualization, which builds a base for the acquisition methodology and creation of the VM3D-Anim tool. The knowledge acquisition techniques are applied in the industrial scope, whose objective is the acquisition of information that is found dispersed or under the form of a tacit knowledge. With the acquired knowledge, three-dimensional industrial equipment models are created. These are them rendered and snapshot images are taken. The material is stored in a database, and can be simply visualized by the VM3D-Anim tool.

Palavras-chave: Gestão do conhecimento, Modelagem 3D, Ferramenta de visualização, Dissertação.

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Kit para Transporte e Modelagem de Bustos

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Rodrigo Jabarra de Figueiredo
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense 
Programa: Curso de Desenho Industrial 
Orientador: Ricardo Pereira Gonçalves 
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Este projeto consiste em abordar um método de transporte adequado para bustos feitos em massa de modelar em cursos de animação, modelagem, artes ou cinema. O público alvo desse projeto são alunos desses cursos que costumam levar suas esculturas para casa ou algum outro lugar distante do ambiente onde eles têm aula. Além disso, o projeto também consiste em produzir uma base onde o aluno também possa modelar de forma adequada. Com esse projeto, é esperado que os alunos consigam transportar suas peças de arte sem que elas sejam danificadas devido ao recipiente comum não proteger a massa de maneira adequada. Com o projeto, também se espera que os estudantes que consigam transportar essa peça sem que eles prejudiquem seus sistemas ósseos e musculares devido ao peso e à posição.

Palavras-chave: Modelagem, Bustos, Massa, Transporte, Cinema, Efeitos especiais, TCC

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Gênero e Sexualidade na Literatura Infantil: Como os filmes infantis e contos de fadas podem influenciar na formação de identidade infantil

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Andriele Rodrigues dos Santos
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense, INFES - Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior
Programa: Curso de Pedagogia
Orientador: Amanda Rabelo
Ano: 2017
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objetivo mostrar como os contos infantis podem influenciar as crianças durante sua formação de identidade, ou seja a sua personalidade, esta que se dá por meio de fatores internos e externos, sendo os internos os instintos, impulsos e características biológicas herdadas e os atores externos que são culturais, sociais, históricos e etc, nesses fatores externos que se implicam os filmes e contos que chegam as crianças através da escola, principalmente em relação às condições de gênero. O que percebi ao analisar os filmes animados voltados para a infância foi que essas releituras estabelecem um padrão no qual as mulheres deveriam se enquadrar para serem consideradas aceitáveis à sociedade na qual estão inseridas, modelo este que ainda está legitimado na sociedade contemporânea, onde se cultua excessivamente a beleza, onde as diferentes estéticas não são aceitas, e parte dessa cultura chega até as crianças através dos livros infantis: as princesas são sempre belas, bem comportadas e submissas; os príncipes sempre lindos, fortes, viris. Esses padrões acabam por refletir nas crianças como o belo e o aceitável e se legitimam com o aval da mídia que também cultua essas formas estéticas como padrão de beleza e comportamento, almejo mostrar como o faz de conta se realiza em nosso meio sem que possamos perceber sua presença. Utilizei de pesquisas bibliográficas e análise dos filmes, Shrek e A bela e a fera.

Palavras-chave: Gênero, Sexualidade, Estereótipos, TCC

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O Gato Doméstico nos Desenhos Animados: Questões de ética e comportamento animal

Tese de Doutorado

Nome:
Juliana Clemente Machado
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense/ Associação ampla - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidade Federal Fluminense
Programa: Pós-graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva
Orientador: Rita Leal Paixão
Ano: 2015
País: Brasil

Resumo
Desde muito cedo na história da comunicação, os animais não humanos são usados como símbolos para representar características da sociedade humana. No presente, é comum encontrá-los em filmes, livros, propagandas e desenhos animados trazendo valores e ideologias que sinalizam o modo como entendemos o mundo. Existe uma linha de pesquisa, com contribuição da antropologia, pedagogia, sociologia e comunicação, que visa investigar como são estas representações, por que elas ocorrem e quais as consequências disto para a relação das pessoas com os demais animais na vida real. Haveria relação entre o modo como a sociedade representa os animais na mídia e o modo como ela compreende estes seres na realidade? Esta foi a pergunta principal que norteou toda a condução do presente estudo. Considerando que os desenhos animados são talvez a primeira forma de contato com animais na ficção, este trabalho dedicou-se a investigar este meio de comunicação. Entre os animais, o gato doméstico foi escolhido por se tratar de uma espécie cuja relação com a sociedade é cercada de simbolismos, misticismos, compreensões equivocadas e percepções preconceituosas. Há registros significativos, inclusive, de maus-tratos, abandono e não adoção destes animais. Assim, este trabalho objetivou investigar como ocorre a representação do gato doméstico nos desenhos animados: como é apresentado o seu comportamento, se é antropomorfizado, em que grau e em quais aspectos. Se antropomorfizado, como seria sua representação moral. Foi possível confirmar a ausência de representação fidedigna da grande maioria dos comportamentos. Também verificou-se que é um animal antropomorfizado, especialmente em sua biologia e comportamentos e em segundo lugar, por meio da linguagem. Finalmente concluiu-se que nos desenhos sua representação moral é ambígua, ora com características positivas, ora com traços negativos, reforçando a ambiguidade e incerteza presentes em outros contextos da sociedade. A discussão girou em torno das possíveis consequências deste panorama na percepção das pessoas em relação ao gato doméstico. Defende-se aqui a necessidade de uma reflexão sobre o dever moral que a mídia, pais e educadores têm em direcionar a olhar crítico das pessoas em formação sobre estes modos de representar. Esta preocupação vai ao encontro das reflexões que a ética animal vem levantando no presente. Espera-se que com este debate, possamos melhorar a forma como compreendemos e nos relacionamos com os animais não humanos em diferentes setores da nossa sociedade.


Palavras-chave: Gatos, Desenhos animados, Ética animal, Bioética, Mídia, Tese

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Imagem, Movimento e Discurso: Das gangorras à revolução em Irmão do Jorel

Dissertação de Mestrado
 
Nome: Murilo Alberto Martins Silva
Instituição: UFF - Universidade Federal Fluminense
Programa: PPGEL - Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem 
Orientador: Beatriz dos Santos Feres
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Tomando como base a percepção de que o movimento consiste em uma transformação no tempo e no espaço, projeta-se para o discurso como operação de ordem narrativa e descritiva, que implicita sentidos e efeitos. Esta pesquisa, portanto, tem como objetivo compreender de que forma o movimento na imagem influencia o processo enunciativo, ou seja, como ele se configura como recurso estratégico dentro do discurso. Para isso, foi feito um recorte de um episódio da animação nacional Irmão do Jorel (Juliano Enrico, Copa Studio, 2015), mais precisamente do episódio Gangorras da Revolução, que aborda temas como repressão, ditadura e resistência. O trabalho se estrutura de acordo com a Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau (2001), a qual concebe três níveis de construção de sentido: Semiolinguístico, Discursivo e Situacional. A metodologia de análise será aplicada de acordo com esses níveis. No nível Semiolinguístico, serão levados em consideração os aspectos formais que configuram o desenho como cartum. O nível Discursivo será desenvolvido em dois momentos, um que leva em consideração a temporalidade da imagem – podendo ser intrínseca, extrínseca ou intersticial – (no modo de organização Narrativo e nos aspectos de ordem Semântica) e outro que foca na espacialidade (no modo de organização Descritivo a partir do componente situar-localizar). Dito isso, a análise buscará compreender como as transformações do espaço e do tempo configuram o movimento discursivo dentro do desenho animado em questão e, além disso, o modo como essa transformação espaço-temporal do enunciado contribui para a construção de sentido acerca da repressão e da ditadura. O resultado mostra haver uma relação direta entre o movimento da imagem e o discurso ali presente.


Palavras-chave: Imagem, Movimento, Discurso, Semiolinguística, Dissertação

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