Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Mulheres no Mercado Brasileiro de Produtos Audiovisuais em Animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ramona Krüger
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Carla Schneider
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente artigo apresenta dados de como o mercado brasileiro de produtos audiovisuais em animação tem se configurado, sob o ponto de vista da mulher, nos últimos dez anos. Para isso, cruza informações e apresenta valores que possam esclarecer quais lugares a mulher tem ocupado. Um dos objetivos é revelar o perfil deste mercado de trabalho para as mulheres que buscam nele ingressar.

Palavras-chave: Animação brasileira, Mulheres, Mercado de trabalho, TCC.


Abstract
This article presents data on how the Brazilian market for audiovisual products in animation has been configured from the point of view of women in the last ten years. For this, it crosses information and presents values that can clarify which places the woman has occupied. One of the objectives is to reveal the profile of this labor market for women seeking to enter it.

Para o texto completo, clique aqui!

Animação e Humor: Estudo de caso da pepsi twist

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Mônica Gonçalves Cuervo
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Amaury Fernandes da Silva Júnior
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
Discute o uso conjunto da animação e do humor na construção de comerciais veiculados na televisão brasileira através do estudo de caso sobre algumas peças da campanha da Pepsi Twist. Situa-se, em um breve contexto histórico internacional e nacional, o desenvolvimento da animação e cita alguns exemplos por década, a partir dos anos 70, de comerciais que vem utilizando a animação como recurso desde então. Analisa o humor como linguagem, além de verificar seu uso como atratividade observando, portanto, sua funcionalidade dentro das campanhas publicitárias. A escolha por este tema se deu pelo fato de que atualmente cerca de 90% dos comerciais veiculados possuem algum tipo de recurso animado em sua construção, contribuindo para o crescimento deste mercado. A metodologia inclui revisão de literatura, levantamento de documentos e materiais sobre o assunto na imprensa e Internet, análise dos comerciais selecionados e entrevista com profissionais que animaram os limões da Pepsi Twist.

Palavras-chave: Comercial, Campanhas publicitaria, Humor, Linguagem publicitaria, TCC

Para o texto completo, clique aqui!

A Semente Estranha: Vida, luz e tempo estrelando um Pokémon famoso

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rafael Aguiar Melgarejo
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual - Desing
Orientador: 
Elizabeth Motta Jacob
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como objeto o estudo de diversas técnicas de animação a partir de um estudo prático tendo como objetivo produzir um curta de animação tradicional que dialogasse com outras técnicas mais modernas. Utilizando os efeitos de “parallax”, “time-lapse” e rotoscopia, dentre outros, a animação formulada propõe uma reflexão acerca dos temas de “tempo, luz e vida”. Foi utilizado como marco teórico o livro “A Análise da Narrativa” (REUTER, 2011) de forma a refletir sobre o papel da narrativa no processo de confecção de um curta se valendo de programas como Photoshop e After Effects nesse caminho. Visando estimular a técnica de animação como forma de expressão artística ao mesmo tempo que homenageia antigas memórias de infância, a monografia apresentada descreve os processos empregados na realização da produção do curta metragem de animação “A semente estranha”.

Palavras-chave: Animação, Tempo, Produção, tcc

Para o texto completo, clique aqui!

Banners Animados Versos Banners Estáticos: Animação na publicidade e propaganda online o caso do Rio de Janeiro no período de fevereiro a abril de 2006

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rafael Brandão Taveira 
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO  - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Luiz Solon Gonçalves Gallotti
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
Estudo sobre a superioridade de banners animados em relação a banners estáticos. Observa estudos teórico sobre animação e seu maior apelo em relação ao estático; pesquisa qualitativa com usuários e profissionais de internet; pesquisa quantitativa aplicada em um caso real de comparação entre estes dois formatos.

Palavras-chave: Propaganda online, Comunicação visual, Animação

Para o texto completo, clique aqui!

“Ajude Sua Alteza!”: Desvendando contos de fadas e a concepção de uma série animada

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Marina Correia Vasconcelos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Escola de Belas Artes - Graduação em Comunicação Visual Design
Orientador: 
Marcelo Gonçalves Ribeiro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Projeto de conceituação gráfica e narrativa de série animada voltada para a faixa etária 9-12 anos, com temática fantástica inspirada em contos de fadas e contendo protagonista feminina. Busca-se entender e desconstruir padrões seguidos por contos de fadas, como a princesa indefesa, a madrasta malvada e o príncipe encantado. O processo de criação de uma série animada, desde a ideia inicial até o produto final, é abordado, com foco no estágio de conceituação.

Palavras-chave: Animação, Narrativa, Ilustração, Conceito de personagem, Contos de fadas, Representatividade feminina

Para o texto completo, clique aqui!