Pagina inicial

Caro Amante E Estudioso da Arte Animada

Estamos no nosso 3o. ano de constante alimentação do nosso animado index, AdA, onde tivemos o apoio da Professora Dra. Índia Martins (UFF),...

Animação e Humor: Estudo de caso da pepsi twist

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Mônica Gonçalves Cuervo
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação - Graduação em Comunicação
Orientador: 
Amaury Fernandes da Silva Júnior
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
Discute o uso conjunto da animação e do humor na construção de comerciais veiculados na televisão brasileira através do estudo de caso sobre algumas peças da campanha da Pepsi Twist. Situa-se, em um breve contexto histórico internacional e nacional, o desenvolvimento da animação e cita alguns exemplos por década, a partir dos anos 70, de comerciais que vem utilizando a animação como recurso desde então. Analisa o humor como linguagem, além de verificar seu uso como atratividade observando, portanto, sua funcionalidade dentro das campanhas publicitárias. A escolha por este tema se deu pelo fato de que atualmente cerca de 90% dos comerciais veiculados possuem algum tipo de recurso animado em sua construção, contribuindo para o crescimento deste mercado. A metodologia inclui revisão de literatura, levantamento de documentos e materiais sobre o assunto na imprensa e Internet, análise dos comerciais selecionados e entrevista com profissionais que animaram os limões da Pepsi Twist.

Palavras-chave: Comercial, Campanhas publicitaria, Humor, Linguagem publicitaria, TCC

Para o texto completo, clique aqui!