Tese de Doutorado
(indexado pela 1a. vez em 30/05/2012)
Autor: Marcos Aurélio Batista
Instituição: Universidade de São Paulo, USP. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.
Programa: PPós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional.
Orientador: Luis Gustavo Nonato
Instituição: Universidade de São Paulo, USP. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação.
Programa: PPós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional.
Orientador: Luis Gustavo Nonato
Ano: 2011
País: Brasil
País: Brasil
Resumo
Esta tese apresenta uma nova metodologia para animação de objetos líquidos em imagens. Contrariamente às técnicas existentes, este método é baseado em um modelo físico, o que proporciona efeitos realísticos. A perspectiva da imagem é obtida com a intervenção do usuário, por um esquema simples de calibração da câmera, o qual permite a projeção da camada da imagem a ser animada sobre um plano horizontal no espaço tridimensional. As equações de águas rasas conduzem a simulação e as informações de altura são projetadas de volta ao espaço da imagem utilizando traçado de raios. Além disso, efeitos de refração e iluminação são aplicados durante este estágio, resultando em animações realísticas e convincentes.
Palavras-chave: Animação de fluido, Imagem Digital, Águas Rasas