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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Animação Interativa de Fluido baseada em Partículas pelo Método SPH

  

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 19/10/2011)


Autor(a): Fabio Issao Nakamura
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
Programa
Programa de Pós-Graduação em Informática da PUC-Rio
Orientador(a): Waldemar Celes Filho
Ano: 2007
PaísBrasil.

Resumo

Neste trabalho foi feito um estudo investigativo sobre animação de fluidos utilizando sistemas de partículas. Baseado nas propostas apresentadas por Muller et al., esta dissertação objetiva investigar e compreender o uso do método Lagrangeano baseado em partículas, conhecido como Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH), para simulação de fluidos. A validação do método foi feita através da implementação de uma biblioteca capaz de animar fluidos a taxas interativas. Para testar a eficácia e eficiência do método, a biblioteca desenvolvida permite a instanciação de diferentes configurações, incluindo o tratamento de colisões do fluido com obstáculos, o tratamento da interação entre dois fluidos distintos e o tratamento de forças externas exercidas pelo usuário via um mecanismo de interação.

Palavras-chaveAnimação, Simulação de Fluidos, SPH.

Abstract

This work investigates the use of particle-based system for fluid animation. Based on proposals presented by Müller et al., the goal of this dissertation is to investigate and fully understand the use of a Lagrangian method known as Smoothed Particle Hydrodynamics (SPH) for fluid simulations. A library has been implemented in order to validate the method for fluid animation at interactive rate. To demonstrate the method effectiveness and efficiency, the resulting library allows the instantiation of different configurations, including the treatment of fluid-obstacle collisions, interaction between two distinct fluids, and fluid-user interaction.

KeywordAnimation; Fluid Simulation; SPH.


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Animação e Hipermídia: Trajetória da luz e sombra aos recursos midiáticos

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 19/10/2011)


Autor(a): Eliseu de Souza Lopes Filho
InstituiçãoPontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Programa
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Orientador(a): Sergio Bairon Blanco Sant'anna
Ano: 2007
PaísBrasil.

Resumo

Esta pesquisa centra-se no estudo do cinema de animação e suas relações com a hipermídia. Para isso, elaborou-se um detalhado inventário da animação, situando-a desde as formas elementares as imagens por sombras -, a fotografia, a imagem em movimento e a animação na contemporaneidade, com destaque para novos aportes de linguagem, frente ao recurso da hipermídia. Destacou-se, também adicionais à imagem em movimento , aspectos indiciais e constitutivos que contribuíram para as mudanças, seja no dispositivo ou nos processos cinematográficos da animação: a presença da tecnologia, a ampliação da imaginação e os novos parâmetros da liberdade de criação. Para pontuar as mudanças dos diferentes contextos tratados, utilizou-se o recurso da inserção de imagens fotográficas e de gráficos, com a finalidade de ilustração das premissas sustentadas neste estudo, a saber: a análise deste processo, campos viáveis de aplicação, envolvendo a prática em si da animação, bem como um tipo de disponibilidade da hipermídia, como uma modalidade de avanço no manancial da animação, influindo no processo da criação e, consequentemente, na recepção, por meio da interatividade. Para sustentação, utilizou-se diversos estudos, envolvendo teóricos da animação, da história do cinema e sobre a hipermídia. Incluiu-se, ainda, gráficos e representações desenvolvidos especialmente para esta dissertação pelo autor. Entre os resultados obtidos, apontou-se proximidades da hipermídia com o fazer animação e possibilidades para a animação neste processo de transformação, agora com suporte computadorizado e ferramentas diversas de softwares.

Palavras-chaveHipermídia, Animação, Técnicas de animação, Animação por computador, Multimidia interativa, Tradução e interpretação

Abstract

This research is centered in the study of the animation movies and their relationships with the hypermedia. For that, a detailed inventory of the animation was elaborated, placing it from the elementary forms - the images for shadows -, the picture, the image in movement and the animation in the contemporarily, with prominence for new language contributions, front to the resource of the hypermedia. He stood out, also - additional to the image in movement -, aspects accuse and constituent that they contributed to the changes, be in the device or in the cinematographic processes of the animation: the presence of the technology, the enlargement of the imagination and the new parameters of the creation freedom. To punctuate the changes of the different treated contexts, the resource of the insert of photographic images was used and of graphs, with the purpose of illustration of the premises sustained in this study, to know: the analysis of this process, viable fields of application, involving the practice in itself of the animation, as well as a type of readiness of the hypermedia, as a progress modality in the spring of the animation, influencing on the process of the creation and, consequently, in the reception, through the interactivity. For sustentation, it was used several studies, involving theoretical of the animation, of the history of the movies and on the hypermedia. It was included, still, graphs and representations especially developed for this dissertation by the author. Among the obtained results, it was pointed proximities of the hypermedia with doing animation and possibilities for the animation in this transformation process, now with computerized support and several tools of softwares.

KeywordHypermedia, Animation, Animation techniques


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Uma Odisseia Onírica Infantil

    

Resenha de Filme em Revista On-line
(indexado pela 1a. vez em 17/10/2011)


Autor(a): Karla Hansen
Revista: Revista Educação Pública do Estado do Rio de Janeiro
Órgão: Fundação Cecierj
Ano: 15/01/2004
PaísBrasil.

O filme de animação "A Viagem de Chihiro", uma fábula japonesa,  arrebatou prêmios em todo o mundo (entre eles, o Oscar de melhor filme  de animação e o Urso de Ouro no Festival de Berlim) e tanto o público infantil quanto o adulto.

Chihiro  é uma menina mimada e medrosa que está viajando de mudança  para outra cidade com seus pais. Só que, num desvio do caminho, eles  param diante de um velho túnel e resolvem investigar. O pai toma a  frente, determinado a explorar o misterioso túnel, a mãe o segue e  Chihiro choraminga, querendo ficar, mas logo o medo de ficar sozinha  é  maior e ela corre atrás dos adultos, se agarrando aos braços da mãe. Do  outro lado, há um parque abandonado e uma típica vila tradicional  japonesa, completamente desabitada. Nas ruas, lojas de comida exibem  pratos fresquinhos em abundância. Com fome e atraídos pelo aroma das  iguarias, os pais de Chihiro resolvem sentar e comer. Enquanto isso, a  menina decide conhecer o lugar e encontra o menino Haku, que a orienta a  sair dali antes do pôr-do-sol. Assustada, Chihiro volta correndo ao  encontro dos pais e descobre que eles foram transformados em porcos.

Tarde demais! Chihiro está presa a esse mundo encantado, povoado por  espíritos, animais e criaturas estranhas, que vivem sob o comando tirânico da malvada feiticeira Yubaba. Aí, nossa pequena protagonista  recebe um novo nome, Sen, e precisa vencer uma série de obstáculos, como  conseguir trabalho para livrar seus pais do feitiço e descobrir um modo  de voltar para seu mundo, recuperando seu verdadeiro nome. No início,  com a ajuda de Haku, Chihiro é então iniciada neste mundo paralelo e sua  aventura se torna um aprendizado sobre os valores fundamentais da vida.  Na estadia nesse mundo fantástico, a menina descobre que só com a  solidariedade de amigos e aliados ela consegue vencer as dificuldades, e  sua maior recompensa  é o seu crescimento pessoal e a afirmação de sua  própria identidade.

Além da riqueza do conteúdo, o desenho  é primoroso e todo feito agrave;  mão, antes de passar pelos processos da indústria cinematográfica. São  mais de duas horas (125 minutos) de pura fantasia, uma odisseia cheia de  surpresas e simbologias, que nos prende a atenção do princípio ao fim e  nos faz sentir como se estivéssemos mergulhados num longo sonho. Detalhe importante: já existem cópias dubladas do filme.

Palavras-chaveAnimação Japonesa, A Viagem de Chihiro, Animação clássica, Hayao Miyazaki.

 

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Por Uma Animação Bidimensional

  

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 17/10/2011)


Autor(a): Carolina Gaessler
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do Cearte, n.1 / UFPEL
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo

Sylvain Chomet sem dúvida foi no mínimo ousado em suas duas mais recentes produções de longas-metragens animadas. Chomet não foi só o diretor de As Bicicletas de Belleville (Les Yriplettes de Belleville, Sylvain Chomet 2003) e O mágico (L’Illusionniste, Sylvain Chomet 2010), foi também idealizador da obra como um todo – roteiro, produção e direção de arte. Mas a ousadia não consiste neste ponto. O fato é que ambos os filmes foram lançados em meio a um “boom” da tecnologia 3D e não têm apenas um formato bidimensional, como também um 2D
inusitado, uma estética diferente da que constantemente é vista nos longas, curtas e séries animadas de TV.
As Bicicletas de Belleville traz a história de um garoto – Champion – que é criado pela avó, Madame Souza. Ele é um garoto triste e apático, que não se interessa por nada. Até que um dia a senhora percebe o interesse do neto por bicicletas. Gosto que provém de uma fotografia dos pais da criança, presa na parede de seu quarto. 

Palavras-chaveAnimação 2D, As Bicicletas de Belleville, Cinema de arte

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Dossiê Rê Bordosa e a Narrativa Animada Transmidiática

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 17/10/2011)


Autor(a): Carla Schneider
InstituiçãoUniversidade Federal de Pelotas - UFPel, Pelotas, RS
Programa: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Porto Alegre, RS
Publicado em: Intercom–Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação /XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Caxias do Sul, RS
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

Este artigo propõe a análise de elementos presentes em planos e sequências do curtametragem em animação stop-motion, Dossiê Rê Bordosa, em exibição desde 2008. A
escolha deste filme deu-se pelo seu perfil transmidiático, identificado pela sua
característica de ser e gerar novas narrativas. Deste maneira, seu ponto de partida esteve
nos registros presentes em tiras e histórias em quadrinhos, do cartunista Angeli, mas
transcende a mera transposição de elementos entre mídias (impressa e audiovisual). A
investigação realizada revela especificidades existentes nas narrativas transmidiáticas
pelo ponto de vista da linguagem do cinema e da animação e sua apropriação como
produtora de imaginários, memórias, representações sociais e culturais.

Palavras-chaveCinema, Animação; História em quadrinhos; Transmidiatização, Linguagem

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