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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Um Ambiente para a Integração de Sistemas de Animação

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 28/05/2012)


Autor: Rodrigo de Losina Silva
InstituiçãoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Instituto de Informática
ProgramaPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Orientador: Flavio Rech Wagner e Carla Maria Dal Sasso Freitas
Ano: 1995

País: Brasil

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de integração de ferramentas de animação que reduz consideravelmente o esforço envolvido na construção de novos sistemas. O modelo proposto distribui as tarefas a serem implementadas pelo sistema entre diversas ferramentas, permitindo que cada uma seja menor e mais fácil de manter que um sistema completo. Uma implementação do modelo proposto também é apresentada aqui, assim como o é um protótipo de sistema, construído de acordo com o modelo. O protótipo é comparado com as ferramentas de animação atualmente disponíveis na UFRGS, a universidade na qual este estudo foi desenvolvido. O trabalho conclui com uma análise dos resultados principais obtidos deste estudo. Ao final também são apresentadas algumas sugestões de trabalhos futuros.

Palavras-chaveAnimação digital, Computação Gráfica, Framework, Sistemas Distribuidos

Abstract

This work presents a model for animation tool’s integration, which greatly reduces the programmer’s work in developing a new system. The proposed model distributes all tasks among several tools, making each tool smaller and easier to maintain. An implementation of such model is also described here, and so is a prototype of an animation system made according to the model proposed. The prototype is then compared to the current animation tools available at the UFRGS, the University in which this work was developed. The work concludes with an analysis of the main results and some suggestions of possible future works.

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Animação Digital 2D: simulando o fazer tradicional através da ferramenta do computador

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 21/05/2012)


Autor: Simon Pedro Brethé
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Escola de Belas Artes
Orientadora: Ana Lucia Menezes de Andrade
Programa: Pós-Graduação em 
Artes
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo demonstrar como a tecnologia do computador vem, ao longo de sua evolução gráfica e tecnológica, possibilitando o desenvolvimento de recursos capazes de representar virtualmente e fisicamente as técnicas, instrumentos e procedimentos tradicionais de desenho e pintura voltados para a animação 2D. Além disso, busca mostrar, a partir de alguns exemplos, como estes recursos digitais de animação são representações bastante similares às das técnicas tradicionais e, em alguns casos, são releituras onde, no computador, é possível conseguir resultados de técnicas tradicionais por caminhos diferentes. Partindo de uma experiência prática pessoal, juntamente com exemplos da animação digital 2D, evidencia como animadores tem se adaptado aos recursos digitais na produção de animação 2D para realizar exatamente o que se fazia apenas com lápis e papel.


Palavras-chaveAnimação, Computação Gráfica, Linguagem, Desenho Animado

Abstract

This research aims to demonstrate how computer technology has, throughout its graphics and technological developments, enabling the development of resources capable of representing virtually and physically techniques, instruments and traditional drawing and painting focused on 2D animation. Moreover, attempts to show, from a few examples, how these resources are representations of digital animation very similar to traditional techniques, and in some cases, where readings are in the computer, you can achieve results of traditional techniques in different ways. From a personal experience, along with examples of 2D computer animation, shows and animals have adapted to digital resources in the production of 2D animation to realize exactly what was done with just pencil and paper.

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Estratégias Digitais para o Cinema de Animação Independente

 

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1a. vez em 21/05/2012)


Autor: Daniel Leal Werneck
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Escola de Belas Artes
ProgramaPós-Graduação em Artes Visuais
Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Ano: 2005

País: Brasil

Resumo

A presente dissertação é fruto de dois anos de pesquisa que exploraram as atuais
possibilidades do cinema de animação dentro do âmbito da tecnologia digital e do uso de
computadores pessoais na produção de filmes de animação. As informações aqui contidas se
apresentam tanto em forma de manual prático quanto em forma de análises e questionamentos e o teóricos, buscando uma situação híbrida entre a capacitação informativa do público interessado e o trabalho teórico e prático de pesquisa acadêmica, de forma que o texto final possa ser divulgado livremente através da Internet em forma de um website onde qualquer usuário possa ter acesso gratuito a essas informações.

Palavras-chaveAnimação, Computação Gráfica, Linguagem, Desenho Animado

Abstract

This paper is the result of two years of research that explored the most up-to-date possibilities of animation cinema inside the realms of digital technology and the use of personal computers in the production of animation movies. The information contained here is presented as a practical manual, full of technical and analytical inquiries. The idea is to create a text that works both for general people who are interested in the subject, and also for academical researchers. The final text will be freely distributed in the Internet, in the form of a free public website.

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Movimentos Invisíveis: a estética sonora do cinema de animação

 

Tese de Doutorado
(indexado pela 1a. vez em 12/05/2012)


Autor: Daniel Leal Werneck
InstituiçãoUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Escola de Belas Artes
ProgramaPós Graduação em Arte e Tecnologia da Imagem  
Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Ano: 2010

PaísBrasil

Resumo

Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora,  dos elementos formadores do som cinematográficos, e de suas  especificidades no mundo da animação, seguida de análise das obras dos  animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.

Palavras-chaveAnimação, Cinema, Estética, Som, Registro e Reprodução, Música de Cinema

Abstract

Historical analysis of the creation of recorded sound, film with synchronized sound, the development of sound film language, the formative elements of cinematic sound, and their specificities in the world of animation, followed by analysis of the work of animators Oskar Fischinger, Len Lye and Norman McLaren.



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Planejamento de Movimento para Pedestres Utilizando Campos Potenciais

Dissertação de Mestrado
(indexado pela 1ªvez em 30/11/2011)

Nome: Fábio Dapper 
Instituição: UFRGS - Instituto de Informática
Programa: Programa de Pós-Graduação em Computação
Orientador: Luciana Porcher Nedel e Edson Prestes e Silva Junior
Ano: 2007
País: Brasil

Resumo
A simulação de pedestres representados como humanos virtuais em um mundo  sintético é de grande interesse em áreas como cinema, arquitetura e  jogos. Esta atividade pode ser definida como navegação em ambientes  virtuais e envolve principalmente a especificação do ambiente, a  definição da posição inicial do agente, assim como sua posição final (ou  objetivo). Tendo estes parâmetros definidos, um algoritmo de  planejamento de movimento, ou de caminhos, em particular, pode ser usado  para encontrar uma trajetória a ser seguida por ele. Entretanto, em um  mundo real, se considerar-se várias pessoas, todas na mesma posição  inicial e procurando atingir o mesmo objetivo, cada uma seguirá por um  caminho diferente. Ou seja, para uma mesma tarefa, a estratégia  utilizada por cada pessoa para alcançar seu objetivo vai depender de sua  constituição física, personalidade, humor e raciocínio. Levando em  consideração estas questões, este trabalho apresenta um estudo sobre  planejamento de movimento para pedestres. Como resultado prático foi  desenvolvido um planejador que fornece trajetórias suaves e variadas. As  trajetórias são dependentes de características individuais de cada  agente, que podem ser alteradas dinâmicamente. O método adotado é  baseado na utilização de campos potenciais gerados pela solução numérica  de problemas de valores de contorno envolvendo a equação de Laplace  (funções harmônicas) e o problema de Sturm-Liouville. Campos potenciais  gerados desta forma produzem caminhos suaves e são livres de mínimos  locais.  O comportamento de cada agente é determinado pela alteração de  seu campo potencial individual, gerado a cada passo da simulação. Dessa  forma, é possível alterar dinamicamente o padrão da trajetória e ao  mesmo tempo evitar colisões com obstáculos móveis (demais agentes na  simulação). Por outro lado, os comportamentos gerados podem tanto ser  usados de forma isolada, como combinados em movimentos complexos. Assim,  é possível utilizar funções que definem trajetórias ou quantificar um  desvio à esquerda ou à direita quando o agente avista um obstáculo a sua  frente. A implementação do método, incluindo técnicas para controlar a  velocidade e orientação do agente, e situações de simulação como  comportamentos em corredores e regiões abertas, são apresentadas e  discutidas.

Palavras-chave: Planejamento de movimento, Animação comportamental, Simulação de pedestres, Computação gráfica

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