Tese de Doutorado
(indexado pela 1a. vez em 12/05/2012)
Autor: Daniel Leal Werneck
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Escola de Belas Artes
Programa: Pós Graduação em Arte e Tecnologia da Imagem
Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Ano: 2010
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG. Escola de Belas Artes
Programa: Pós Graduação em Arte e Tecnologia da Imagem
Orientador: Heitor Capuzzo Filho
Ano: 2010
País: Brasil
Resumo
Análise histórica da criação do som gravado, do cinema com som sincronizado, do desenvolvimento da linguagem cinematográfica sonora, dos elementos formadores do som cinematográficos, e de suas especificidades no mundo da animação, seguida de análise das obras dos animadores Oskar Fischinger, Len Lye e Norman McLaren.
Palavras-chave: Animação, Cinema, Estética, Som, Registro e Reprodução, Música de Cinema
Abstract
Historical analysis of the creation of recorded sound, film with synchronized sound, the development of sound film language, the formative elements of cinematic sound, and their specificities in the world of animation, followed by analysis of the work of animators Oskar Fischinger, Len Lye and Norman McLaren.