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O Reflexo Cultural na Estética da Animação: A imagem animada em De Janela pro Cinema

 

Artigo Acadêmico
(indexado pela 1a. vez em 21/09/2014)


Autora: Eliane Gordeeff
InstituiçãoUniversidade de Lisboa: Faculdade de Belas-Artes - Congresso Internacional Sobre Outras Obras
Publicado em: Revista Estúdio: Artistas sobre outras obras, ISSN-e 1647-6158, Nº. 3, 2011, págs. 130-135
Ano: 2011
País: Brasil/Portugal

Resumo

O artigo apresenta os reflexos culturais impregnados na animação De Janela pro Cinema (1999), de Quiá Rodrigues. Trabalhando com bonecos de forma artesanal, e ao se valer de mitos do cinema como Nosferatu, Carlitos e Marilyn Monroe, o animador cria uma narrativa através de citações, alusões ou paródias. O resultado é uma mistura "bem brasileira" aos moldes da autofagia de Oswald de Andrade, com referências à "estética da fome", às chanchadas e à Tropicália.

Palavras-chave: Cinema, Animação, Stop motion, Cultura Brasileira, Autofagia




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Hayao Miyazaki, O Mestre Oriental

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 10/08/2014)
Nome: Gordeeff
Revista: Educação Pública
Instituição: Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
Não é de hoje que os desenhos animados japoneses fazem sucesso no Brasil. Desde a década de 1960, séries como Astroboy, Speedy Racer e A Princesa e o Cavaleiro abriram caminho para essa invasão oriental, que se espalhou pelos principais canais de televisão do mundo.

Isso se deu não somente por fatores econômicos – a indústria de mangá (quadrinhos japoneses) e de animação foram as indústrias que tiveram seus desenvolvimentos estimulados no pós-guerra – mas também pelas histórias e pelo visual característico, mas diferenciado, do sistema norte-americano de produção, com suas piadinhas e gags. No geral, apresentam heróis carismáticos, comprometidos com uma moral, com uma ética de conduta, com senso de responsabilidade admiráveis – talvez isso explique parte do sucesso. Sempre com olhos grandes, expressivos, estilo influenciado pelos desenhos de mangá de Osamo Tezuka (criador de Astroboy), os personagens japoneses são sempre rodeados por acontecimentos muitas vezes sobrenaturais, como maldições, espíritos, fadas e bruxarias – influência de questões culturais e religiosas. [...] .

Palavras-chave: Hayao Miyazaki, Animação Japonesa

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Motion Graphics: Linguagem e tecnologia - anotações para uma metodologia de análise

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 16/12/2013)
Nome: João Carlos Pacheco Rodrigues Velho
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: Washington Dias Lessa
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Estudo da produção de motion graphics como um fenômeno original de linguagem e tecnologia, visando o levantamento de subsídios para uma metodologia de análise adequada à produção da área. A pesquisa aborda aspectos projetuais e propõe três grandes dimensões estruturais para o entendimento do motion graphics: a dimensão da matemática e da computação gráfica; a dimensão plástica; e a dimensão da linguagem. No final do trabalho a análise de um spot comercial de televisão exemplifica e testa a aplicabilidade das diretrizes metodológicas desenvolvidas. Acompanha a dissertação um anexo digital ilustrando as questões estudadas.

Palavras-chave: informática, educação, língua, língua brasileira de sinais, animação de humanos virtuais

Abstract
Study of motion graphics production as an original phenomenon of language and technology, with the aim of taking stock of subsidies for an analysis methodology appropriate for production in this area. The research approaches projectual aspects and proposes three great structural dimensions for the understanding of motion graphics: mathematics and computer graphics; plastic; and language. To complete the study, analysis of a television spot exemplifies and tests the applicability of the developed methodological directives. A digital attachment accompanies the dissertation, illustrating the analysis.

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A Visualização da Informação Quantitativa em Jornalismo Televisivo: Classificação de infográficos em vídeo

Dissertação de Mestrado
(indexada pela 1ªvez em 16/12/2013)
Nome: Raphael Argento de Souza
Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Programa: Programa de Pós-Graduação em Design
Orientador: André Soares Monat
Ano: 2009
País: Brasil

Resumo
Estudo da visualização da informação em telejornalismo, através da pesquisa da base teórica da visualização da informação, e da análise dos infográficos veiculados em vídeo no telejornalismo brasileiro, que fazem parte dos motion graphics. A pesquisa aborda diferentes visões da visualização da informação, o processo de produção dos infográficos, e uma categorização dos infográficos em telejornalismo brasileiro, que se constituem como um passo para a exploração mais profunda deste campo de atuação do designer. Além disso, as entrevistas realizadas com designers da TV Globo são um ponto forte no posicionamento do designer neste campo de trabalho e sua atuação. Acompanha um anexo digital com exemplos das partes constituintes de um telejornal e a classificação proposta.

Palavras-chave: Design Gráfico, Infográficos, Motion graphics, Vídeo, Computação gráfica, Animação, Telejornalismo.

Abstract
Study of Information Visualization in the news television, through research on the Visualization Information theoretical basis and the analisys of infographics broadcasted in the brazilian news television, a part of the motion graphics. The research approaches different points of view on the Visualization Information, the infographics production proccess and a classification of them, constituing as a step forward in the deep exploration of this field of work for designers. Moreover the interviews with TV Globo designers and art editors are a mark in the designers position in this field. A digital attachment accompanies this dissertation with examples of the news television parts and the proposed classification.



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Um Sistema de Geração de Expressões Faciais Dinâmicas em Animações Faciais 3D com Processamento de Fala

Tese de Doutorado
(indexada pela 1ªvez em 30/1/2012)
Nome:
Paula Salgado Lucena Rodrigues 
Instituição: PUC-Rio - Departamento de Informática
Programa: Programa de Pós-graduação em Informática
Orientador: Bruno Feijó e Luiz Carlos Pacheco Rodrigues Velho
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Esta tese apresenta um sistema para geração de expressões faciais  dinâmicas sincronizadas com a fala em uma face realista tridimensional.  Entende-se por expressões faciais dinâmicas aquelas que variam ao longo  do tempo e que semanticamente estão relacionadas às emoções, à fala e a  fenômenos afetivos que podem modificar o comportamento de uma face em  uma animação. A tese define um modelo de emoção para personagens  virtuais falantes, de- nominado VeeM (Virtual emotion-to-expression  Model ), proposto a partir de uma releitura e uma reestruturação do  modelo do círculo emocional de Plutchik. O VeeM introduz o conceito de  um hipercubo emocional no espaço canônico do R4 para combinar emoções  básicas, dando origem a emoções derivadas. Para validação do VeeM é  desenvolvida uma ferramenta de autoria e apresentação de animações  faciais denominada DynaFeX (Dynamic Facial eXpression), onde um  processamento de fala é realizado para permitir o sincronismo entre  fonemas e visemas. A ferramenta permite a definição e o refinamento de  emoções para cada quadro ou grupo de quadros de uma animação facial. O  subsistema de autoria permite também, alternativamente, uma manipulação  em alto-nível, através de scripts de animação. O subsistema de  apresentação controla de modo sincronizado a fala da personagem e os  aspectos emocionais editados. A DynaFeX faz uso de uma malha poligonal  tridimensional baseada no padrão MPEG-4 de animação facial, favorecendo a  interoperabilidade da ferramenta com outros sistemas de animação  facial.

Palavras-chave: animação facial, expressões faciais dinâmicas, processamento de fala, personagens virtuais

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