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Personagens LGBT na Animação Seriada Infantil Steven Universo e a Representação da Comunidade LGBT

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Cesar William Boletti
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientadora: Ana Paula Penkala Dias
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Poucas são as animações infantis que trazem personagens que fujam das normativas de gênero e sexualidade. Desse modo, as séries animadas, muitas vezes generalizadas como exclusivas para o público infantil, acabam não trazendo personagens que representam a comunidade LGBT. Nesse sentido, durante anos, inúmeros personagens foram apropriados pela comunidade como ícones LGBT, como resistência frente ao apagamento dessas identidades. Com o advento da série Steven Universo (Steven Universe, 2013) esse trabalho foi proposto, a fim de tentar analisar como esse produto de animação, utilizando das metáforas e antropomorfismo, apresenta personagens fora da normatividade de gênero e sexualidade, tendo como base principal de análise, os conceitos de performatividade de gênero proposto por Judith Butler.

Palavras-chave: Performatividade de Gênero, Séries de Animação, Judith Butler, TCC.


Abstract
There are few children's animations that bring characters who escape gender norms and sexuality. In this way, the animated series, often generalized as exclusive to the children's audience, end up not bringing characters that represent the LGBT community. In this sense, for many years, numerous characters were appropriated by the community as LGBT icons, as resistance against the erasure of these identities. With the advent of the Steven Universe series (Steven Universe, 2013) this work was proposed in order to try to analyze how this product of animation, using the metaphors and anthropomorphism, presents characters outside the normativity of gender and sexuality, having as main base of analysis, the concepts of gender performativity proposed by Judith Butler.


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Entre o Representacional e o Abstrato nos Créditos de Abertura de Saul Bass

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Bruno Gomes de Lima
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Guilherme Carvalho da Rosa
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A pesquisa consiste na observação de uma possível tensão entre o representacional e o abstrato na prática gráfica e cinética em créditos de abertura desenvolvidos por Saul Bass no início de seu percurso artístico, durante a década de 1950. O recorte da pesquisa se estabelece a partir dos três primeiros filmes com créditos realizados pelo artista: O homem com o braço de ouro (1955) e Anatomia de um assassino (1959), ambos de Otto Preminger, e Um corpo que cai (1958), de Alfred Hitchcock. A pesquisa tem como objetivo geral contribuir para um pensamento da imagem animada que não esteja restrito a um paradigma representacional, mas que considere a tensão deste com uma expressão abstrata do movimento. De forma específica, intenta-se observar o desdobramento da prática da animação dentro do enquadramento de
imagens com uma ontologia gráfica.

Palavras-chave: Créditos de Abertura, Saul Bass, Design e Animação, Representacional e Abstrato, TCC.


Abstract
The research consists in the observation of a possible tension between the representational and the abstract in the graphic and kinetic practice in opening credits developed by Saul Bass at the beginning of his artistic journey during the 1950s. The research cut is established from the first three films with credits made by the artist: Otto Preminger’s The man with the Golden arm (1955) and Anatomy of a murder (1959), and Alfred Hitchcock's Vertigo (1958). The general objective of the research is to contribute to a thought of the animated image that is not restricted to a representational paradigm, but that considers the tension of this with an abstract expression of the movement. Specifically, we intend to observe the unfolding of the practice of animation within the framework of images with a graphic ontology.


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Entrevista: Fabio Yamaji

 

Entrevista

Nome: Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 12, pp. 202-209.
Ano: 2017
País: Brasil


Resumo

Fabio Yamaji é cidadão brasileiro, descendente de japoneses, torcedor do Palmeiras. É cineasta, animador, designer gráfico, professor, fotógrafo, poliglota, projetista de arquitetura. Já entrou nos três dígitos a quantidade de trabalhos realizados em audiovisual entre séries, curtas, longas, comerciais, vinhetas e clipes.

Fabio é múltiplo e isso é facilmente percebido pela sua trajetória de vida, de trabalhos e de perfil de filmes. Transita entre filmes de animação e live-action, como observados nos seus dos curtas: O Divino, de Repente (2009, Documentário-Animação, Cor, 35mm, 7min) e Pontos de Vista (2015, Drama/Suspense, Cor, 16mm, 15min). Transita entre técnicas de animação, mas é no stop-motion que tem a maior quantidade de trabalhos e é por esta via que caminhamos nesta entrevista.

Palavras-chaveFabio Yamaji, Stop Motion, Cinema, Publicidade


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Entrevista: Rosaria


Entrevista

Nome: Carla Schneider
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 11, pp. 244-255.
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo

Rosaria desenha, desenha e desenha desde criança. Sentia que essa era a sua forma de se expressar mas não acreditava que dali pudesse sair uma profissão. Foi aos 17 anos, na sua primeira visita ao “Anima Mundi – Festival Internacional de Animação” (ocorre anualmente no Rio de Janeiro e em São Paulo), que descobriu isso. Está bem registrado em sua memória: tudo começou na oficina de desenho animado, oferecida pelo evento em área específica conhecida como “estúdio aberto”, na qual era possível experimentar algumas técnicas de animação. Recebeu orientações sobre como fazer os desenhos sequenciais e de repente o seu personagem estava se movendo, o encantamento foi inevitável. Assim Rosaria compreendeu que além de desenhar podia animar seus personagens. Naquela época estava se preparando para fazer o vestibular mas uma de suas principais referências não estava nos livros e sim no filme Noturno (Aída Queiroz, 1986). Nas suas palavras “eu gostava muito de cavalos, sempre desenhava cavalos, e eu gostava de vê-los se mexendo. Este filme tinha isso, era brasileiro, era feito por uma mulher.” Estava decidido, era exatamente isso que queria para a sua vida. Desde então, Rosaria é uma das animadoras em destaque no cenário nacional, é sócia-diretora na “Fasfavor, desenhos animados”, e dirigiu três curtas-metragens animados. O mais recente O projeto do meu pai (2016) caiu no gosto do público e do júri profissional do Anima Mundi deste ano, conquistando: melhor curta; melhor curta brasileiro, prêmio Canal Brasil e prêmio BNDES.

Palavras-chaveRosaria, Animação 2D, Roteiro, cinema


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Young Animator Training Project e a Identidade Nacional Japonesa no Processo Técnico do Anime


Artigo Acadêmico



Nome: Karen K. Kremer
Instituição: Universidade Federal de Pelotas, UFPel
Publicado em: Orson - Revista dos Cursos de Cinema do CEARTE, ed. 10, pp. 33-45
Ano: 2016
País: Brasil


Resumo

O governo japonês instituiu desde 2010 o Young Animator Training Project (若手アニメーター育成プロジェクト), a fim de incentivar novos animadores no mercado cinematográfico do Japão. A partir disto, o presente trabalho tem como objetivo discutir o papel inovador do projeto do governo nipônico em instrumentalizar os profissionais do próprio país no intuito de formar animadores especializados na área.

Palavras-chaveCinema, Animação, Anime, Japão, Identidade

Abstract

The Japanese government instituted since 2010 the Young Animator Training Project (若手アニメーター育成プロジェクト) to encourage new animators in Japan’s film market. From this, the present work aims to discuss the innovative role of the Nipponese government project to equip professionals of their own country in order to train specialized animators in area.


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