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Lançamento do WTN KIDS: Formatação de projetos multiplataformas para públicos de nicho


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Marcos Ferreira de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Adriane Martins
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever o planejamento, a execução, e a avaliação do lançamento do canal WTN Kids, assim como delinear suas estratégias de divulgação e comercialização. O trabalho busca mostrar como os públicos de nicho – no caso, crianças de 7 a 12 anos com acesso à internet de banda larga – requerem uma abordagem diferenciada na criação de um ambiente que os satisfaçam, e como esta segmentação implica em mudanças nas formas de divulgação e comercialização do produto. A estratégia apresentada aqui pretende mostrar um fenômeno inédito no campo da comunicação, em um momento em que se faz possível tecnicamente atingir públicos extremamente segmentados, de forma global e comercialmente viável. O veículo em questão tem enfoque no público infantil, sendo um produto da webtv de aplicação multiplataforma WTN – Web & Television Network. O site conta como atração principal a animação em 2D Dogmons Show, realizada em co-produção com a produtora Intervalo.

Palavras-chave: Produção audiovisual, Televisão, Internet, TCC.


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Uma História de Pescador


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tatiana Rozas Mazzei
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Luciano Saramago Pinheiro Soares
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, trata-se da produção desse vídeo de curta-metragem de ficção que conta a história de um pescador, que seguiu a profissão do pai e envelhece numa mesma praia com os mesmos costumes que o cercam. Ele cresce com um desejo de ultrapassar os limites em que sempre viveu e explorar o novo, o que passa a se manifestar muito pouco em sua vida adulta. Esse desejo só é concretizado em sua velhice, quando ele parte rumo ao desconhecido. De uma forma poética, no vídeo, propõe-se a mostrar não apenas a história de um homem, mas a renovação da vida com um ciclo que se completa ao final da história. “Uma história de pescador” foi concebido e produzido focando a composição da imagem, principalmente, por meio do seu tratamento gráfico. Todo o processo de realização do vídeo foi planejado com essa perspectiva, de modo que fosse adequado à pós-produção. Desde a preparação do roteiro até a finalização do vídeo, passando por concepção da arte, confecção de storyboard, produção, direção, edição e aplicação de efeitos visuais, a realização desse vídeo é analisada no âmbito do aparato técnico utilizado e das idéias que se desenvolveram nessas condições.

Palavras-chave: Audiovisual, Pescador, Velhice, TCC.


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Quem Come um Ponto Aumenta um Ponto


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Mili Bursztyn de Oliveira Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador:  Fernando Antonio Soares Fragoz
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
Neste trabalho apresenta-se o processo de criação do curta-metragem em vídeo Quem como um ponto aumenta o conto. Descreve-se cada etapa, desde a concepção e roterização até a montagem, apresentando e refletindo sobre as referências conceituais utilizadas e, também, as dificuldades enfrentadas ao longo da produção. O vídeo conta a história de uma mãe que conta uma história para sua filha. Utilizando elementos de filmagem e animação, procura-se criar um cenário ‘real’ contraposto ao cenário ‘fantástico’ da história imaginada pela menina. Utilizaram-se recursos e efeitos, dentro das restrições orçamentárias e domínio técnico da equipe, que pudessem conferir ao vídeo uma atmosfera, ao mesmo tempo, de suspense e lúdica.

Palavras-chave: Produção Audiovisual, Curta-metragem, Cinema, TCC.


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Animasom


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patrícia Santos Feitosa, Stefania Veiga Blink
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Ivana Capeller
Ano: 2008
País: Brasil

Resumo
No relatório, tem-se como objetivo descrever e analisar as fases de pré-produção, produção e pós-produção da animação em curta metragem Animasom. O vídeo de cinco minutos mostra a história de um menino que encontra um par de orelhas e descobre o mundo dos sons. No projeto, propõe-se fazer o espectador explorar, junto com o personagem, o mundo dos sons e os detalhes da mixagem do áudio. Cada etapa do processo de desenvolvimento da animação é tratada, desde o surgimento da ideia de desbravar diferentes ambientes sonoros utilizando a animação como linguagem até a finalização do filme.

Palavras-chave: Audiovisual, Curta-metragem, Sonorização, TCC.


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A Internet e a Publicidade e Propaganda: As ferramentas de estímulo ao consumo utilizadas pelos sites de comércio eletrônico


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Patricia Arminé da Cunha e Mello Balekjian
Instituição: 
UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientadora:  Regina Celia Montenegro de Lima
Ano: 2006
País: Brasil

Resumo
A Internet e a publicidade como ferramentas de estímulo ao consumo. O objetivo deste estudo é analisar a propaganda on line, suas peculiaridades, vantagens e problemas em relação às mídias tradicionais. Pretende-se focar a pesquisa na propaganda on line varejista, especificamente do site Americanas.com para ilustrar a propaganda on line atual, além de traçar um perfil desse tipo de consumidor virtual. A Internet é o meio que mais rápido cresce na história das mídias. Suas peculiaridades em relação às demais mídias também chamam a atenção: em nenhum outro meio é possível atingir o grau de interatividade que a Internet proporciona ao consumidor. A área do Marketing deixa de ser vista exclusivamente como uma área que gasta recursos para então se tornar uma que capta recursos necessários. As ferramentas de Marketing permitem identificar e indicar rapidamente se uma campanha não está dando o retorno desejado e na mesma velocidade fazer as mudanças necessárias, evitando que dinheiro e espaços publicitários sejam desperdiçados com campanhas que não apresentam bom resultado.

Palavras-chave: Marketing, Internet,Comércio eletrônico, TCC.


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