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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

Entre Lugares: Ensaio animado

  Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Jojo Bezerra
Instituição: 
UFPel - Universidade Federal de Pelotas
Programa: Curso Cinema de Animação - Centro de Artes
Orientador: Alexandre Severo Masotti
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho visa investigar o campo cinematográfico dos ‘filmes-ensaio’, tendo como recorte entrecruzamento com obras animadas, sob a perspectiva de observação desses campos quanto à linguagem cinematográfica, delimitadas à introdução de questões de conceito, classificação e categorização. Através desse artigo propõe-se responder à pergunta de pesquisa: Como classificar uma animação enquanto ensaio?. O tema foi abordado por meio de pesquisas bibliográficas, seleção de textos pertinentes aos temas, leitura e resumo. A partir dos materiais referenciados foi possibilitado a produção das tabelas contendo termos demarcadores, mapeando tais campos, e as aplicações dos conceitos em amostras nacionais, por fim nesse processo formular e apresentar uma proposta conceitual para circunscrever o que pode ser o tal ‘Ensaio Animado’. Assim através desse processo, estabelecer uma base ao que é Filme-Ensaio e as diferenças entre Animação e Live action (Ato-ao-vivo); observando as relações entre arquivos de registro, memória e Ensaio Animado; Buscando compreender como memória e escrevivência seria transcrita em “Ensaiar” e por fim, formular e apresentar uma proposta conceitual para circunscrever o que pode ser o ‘Ensaio Animado’.

Palavras-chave: Filme-ensaio, Animação, Ensaio Animado, TCC.


Abstract
The present work aims to investigate the cinematographic field of ‘essay films’, focusing on the intersection of animated works, from the perspective of observing these fields as well as cinematographic languages; limited to the introduction ofquestions of concept, classification and categorization, this article proposes to respond to the research question: How to classify an animation as an essay? The topic was approached through bibliographical research, selection of texts relevant to the themes, reading and summary. From the referenced materials, it was possible to produce tables containing demarcating terms, mapping such fields, and the applications of the concepts in national samples, finally in this process formulating and presenting a conceptual proposal to circumscribe what the so-called 'Animated Essay' could be. Establish what a Film Essay is, the differences between Animation and Live action; Observe the relationships between registration files, would be transcribed in “Rehearsal”


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Controlador Para Animação Esqueletal 2D - QFRAME

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Vítor Bruno Santos da Costa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Belas Artes - Desenho Industrial
Orientador: Valdir Ferreira Soares
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Estudo desenvolvido com o objetivo de apresentar um projeto de controlador adequado ao exercício da animação esqueletal digital, em especial sob o regime de teletrabalho. Apoia-se na literatura existente sobre design de teclados e temas adjacentes, assim como na análise do mercado e em testes com protótipos físicos para sugerir soluções aos problemas encontrados durante a observação no trabalho real ou reportados por meio de enquete. Por fim, detalha um projeto de produto baseado nas informações levantadas.

Palavras-chave: Animação esqueletal digital, TCC.

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Aurora e a Astrela Celestial: Roteiro de longa-metragem de animação

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Pedro Henrique Fernandes do Nascimento
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação
Orientadores: Kátia Augusta Maciel e Aurélio Aragão
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Aurora e a Estrela Celestial é um roteiro de longa-metragem de animação que conta a história de uma garota de 11 anos que precisa se entender com seu luto após perder sua mãe. A aventura se passará em um universo cósmico fantasioso repleto de magia e estrelas cadentes, onde Aurora descobrirá o passado de sua mãe e a si mesma. O objetivo é abordar o luto de uma forma lúdica para uma faixa etária mais nova. Nesse sentido, crianças e jovens que estejam experienciando um momento de perda, podem se utilizar do longa para entenderem melhor seu luto. A história tem sua estrutura baseada na jornada mítica clássica de Joseph Campbell (1949) e Christopher Vogler (2015), além dos princípios de roteiro de Robert Mckee (2006).

Palavras-chave: Animação, Roteiro de cinema, Luto, TCC.

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A Dinamicidade no Inanimado

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Rayssa Costa da Silva Sousa
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Belas Artes - Pintura
Orientador: Júlio Ferreira Sekiguchi
Ano: 2024
País: Brasil


Resumo
A proposta deste trabalho é abordar os paralelos entre a pintura tradicional, o movimento e a animação, mais especificamente a animação tradicional. Retrato brevemente a história da animação, como os estudos fotográficos foram fundamentais para o conhecimento da temporalidade e como esses tópicos podem ser aplicados na pintura tradicional. São 14 quadros que representam o fragmento do movimento; as telas são os papéis sequências que geram a ação da animação. Busco explorar as possibilidades dos movimentos na pintura, bem como a ideia de passagem de tempo e da relação de corpo e espaço pelo qual esse corpo passeia, com isso podendo observar a possível dinâmica que a tela e o óleo podem nos trazer.

Palavras-chave: Pintura, Movimento, Animação (Cinematografia), Tempo, Fotografia, TCC.

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Presenças, Ausências e Interstícios em O Conto da Princesa Kaguya (2013)

Trabalho de Conclusão de Curso


Nome: Fabiana Barboza Ribeiro
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro 
Programa: Escola de Comunicação - Radialismo
Orientador: Fernando Antonio Soares Fragoso
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
Esta monografia busca investigar as ausências e suas potencialidades de criação de significado no cinema de animação. Para isso, foram analisadas formas ausentes e espaços vazios em O Conto da Princesa Kaguya (2013), um filme dirigido por Isao Takahata no Estúdio Ghibli (Japão), entendendo o cinema de animação como possuidor de uma linguagem própria, que possui uma hibridade entre o discurso pictórico e o cinematográfico. Nesse estudo, foi compreendido que os espaços vazios intencionais são capazes de abrigar potências através de espaços intermediários entre a presença e a ausência. Isso deu luz à necessidade de investigar os interstícios no filme. A partir dos estudos da profa. Michiko Okano, o elemento cultural japonês Ma se apresentou como um caminho de reflexão sobre esses espaços, já que constitui uma forma de pensamento e experiência com o mundo que valoriza as possibilidades de construção nos vazios. No fim, indo além da dicotomia original entre presença e ausência, foi concluído que espaços intersticiais como as lacunas, vestígios, pausas, penumbras e ambiguidades constituem formas fecundas de expressão para a animação. 

Palavras-chave: Animação, Ausência, Cinema, TCC.

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