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Elaboração de Animações 3D para o Ensino da Divisão Celular na Educação Básica

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Matheus Henrique Ramos dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas
Orientador(a):
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
O ensino de biologia desempenha um papel essencial na formação de indivíduos que compreendam os princípios da vida e a complexidade dos sistemas naturais. No entanto, a diversidade de conteúdos pode tornar o processo de ensino-aprendizagem desafiador, especialmente em temas que exigem maior abstração, como a divisão celular. Para enfrentar esse desafio, o uso de animações se destaca como uma estratégia eficaz, facilitando a visualização de processos complexos e promovendo um ambiente de aprendizado mais dinâmico e interativo. Especificamente no ensino da divisão celular, tema abordado no 1º ano do Ensino Médio, animações didáticas podem tornar as fases da mitose e meiose mais acessíveis e compreensíveis para os estudantes. Este projeto, portanto, visa à produção de duas animações em 3D que ilustrem didaticamente esses processos para estudantes de biologia do Ensino Médio. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa, descritiva e experimental, começando com uma revisão sistemática da literatura para identificar como os conteúdos sobre divisão celular podem ser organizados em animações 3D. Em seguida, foram analisados livros didáticos do Ensino Médio para garantir a adequação das animações ao nível de ensino, além de uma investigação sobre animações existentes no YouTube, que orientaram a criação de um storyboard detalhado. A produção das animações seguiu rigorosamente esse storyboard, incorporando informações complementares sobre as etapas da divisão celular. A revisão da literatura identificou 15 estudos relevantes, dos quais 3 foram selecionados por abordarem conteúdos relacionados à área da genética e/ou ao uso de recursos audiovisuais. A análise dos livros didáticos levou à escolha de 5 obras presentes no edital do PNLD 2021, onde foi observada, de maneira geral, uma abordagem superficial do tema, apesar de sua contextualização relevante. A análise de 23 animações em 3D no YouTube resultou na seleção de 8 vídeos que eram fiéis às descrições dos livros didáticos, embora tenham sido detectados erros conceituais recorrentes. No final, com o uso do software Blender, foram desenvolvidas duas animações, uma sobre mitose e outra sobre meiose, destinadas a apoiar o processo de ensino e aprendizagem. Por fim, a pesquisa demonstra que animações em 3D têm um alto potencial no ensino da divisão celular, mas sua eficácia depende de uma implementação cuidadosa e reflexiva por parte dos educadores. Há expectativa de que futuras pesquisas possam otimizar o uso dessas ferramentas para melhorar a compreensão dos estudantes.

Palavras-chave: Animação 3D, Genética, Mitose, Meiose, Recurso didático, TCC

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Entre Longas, Curtas e Animações: Os multiletramentos audiovisuais e suas linguagens – uma experiência de “trelas” e telas no ambiente escolar na educação da Rede Municipal do Recife

Dissertação de Mestrado

Nome: Beatriz Cristina Elias dos Santos
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Básica
Orientador(a): Pablo Francisco de Andrade Porfírio
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
A pesquisa tem foco na investigação das relações entre Linguagem Audiovisual e Educação como instrumentos de aprendizagem e prática escola. Para tanto, são situados as trajetórias político-educacionais sobre o audiovisual e o cinema no Brasil e no Recife. A metodologia empregada caracteriza a abordagem como pesquisa-ação, pelo fato de a pesquisadora fazer parte do processo de assessoramento da escola envolvida como professora multiplicadora. Buscando o apoio teórico em diálogos com diversos autores, abordando tópicos como o processo político-histórico da Escola Nova (Saviani, 2021), a aprendizagem e interações sociais nos processos de imaginação e criação de Vigotski, bem como as abordagens relacionadas a cinema, educação e audiovisualidades propostas por Duarte (2002) e Fresquet (2020). Além disso, foram consideradas as reflexões de Freire (1998a) sobre o fazer pedagógico. As discussões culminaram no planejamento e realização de oficinas temáticas pedagógicas e vivências externas ao ambiente escolar, com estudantes e professores nas quais os participantes experimentaram práticas audiovisuais. Foram conduzidos cinco experimentos, denominados “Trelas e Telas”. Os materiais elaborados pelos estudantes abordaram temáticas do currículo escolar explorando questões do cotidiano dentro e fora da escola. Com o resultado dessas experiências, foi desenvolvido um produto de pesquisa a “Caixa de Trelas e Telas: o audiovisual na escola”, um conjunto de recursos didáticos que propõe estudantes e professores fazerem uso de forma experimental a brincar, de criar, de “trelar” e para aqueles que enxergam nas telas um caminho de concretização do imaginário humano. Na Caixa de Trelas e Tela inclui um guia, o Guia Didático de Trelas e Telas: para experiências audiovisuais em sala de aula. Um guia ilustrado de práticas audiovisuais alinhadas ao currículo escolar, com as sessões nomeadas por TRELAS DE BRINCAR, que traz brinquedos opticos. TRELAS DO OLHAR com experimentos do olhar e enquadramento, TRELAS DO OUVIR que exploram músicas que contam histórias TRELAS DE SENTIR Objetos afetivos que contam algo de mim TRELAS DE CRIAR HISTÓRIAS E FILMES narrativas e criação de histórias para filmes de animação.

Palavras-chave: Linguagem; Audiovisual; Educação, Dissertação.

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Posando Personagens 3D com Desenhos de Figuras de Palito

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ivan Neves Silveira Bandeira de Souza
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciência da Computação
Orientador(a): Silvio de Barros Melo
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Artistas e animadores tentam combinar, à medida do possível, técnicas de animação de 2D e 3D no seu fluxo de trabalho de diversas maneiras para facilitar ou agilizar o processo de animação. Isso é possível pois o ponto fraco de um método pode ser o ponto forte de outro e essa mistura pode eliminar ou mitigar esses pontos fracos. Um exemplo destes pontos fortes e fracos complementares é o processo 2D e o 3D. No 2D, há uma facilidade e agilidade para se esboçar quadros de uma animação, porém o 2D requer muitos quadros a serem desenhados; No 3D, não se faz necessário muitos quadros pois quadros serão interpolados suavemente, mas posar um objeto é mais complexo, pois manipular o objeto 3D por uma interface 2D, a tela do usuário, possui limitações. Este trabalho tem como objetivo introduzir uma maneira de trazer a agilidade dos desenhos de baixa fidelidade 2D para o processo de animação 3D através de desenhos de figuras de palito para tornar o processo de criação de keyframes 3D mais rápido. Informação sobre o transform das figuras será recuperado e então aplicado às partes do modelo 3D ou ao seu osso equivalente em sua malha esquelética. A ferramenta criada então por esse método foi então avaliada por usuários e o tempo de geração de um keyframe com o método tradicional e o método proposto foi medido, a fim de comparar e confirmar se o método proposto realmente é mais eficiente. O artigo é finalizado ao se demonstrar que de fato há uma redução considerável no tempo para criar um keyframe, porém o desenho com figuras de palito provou-se não ser o mais adequado, pois retas não convém noção suficiente de perspectiva, o que causou certa confusão durante o processo de desenho dos usuários.

Palavras-chave: Animação 3D, 2D, 3D, Computação Gráfica, Desenho, TCC

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Filmes Infantis Como Recurso Didático para o Ensino da Biologia

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Tacila Cristina Xavier Ferreira
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Curso de Ciências Biológicas
Orientador(a): Carlos Daniel Pérez
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho teve como objetivo explorar a eficácia do uso de filmes infantis como uma ferramenta pedagógica no ensino de biologia. A educação tem evoluído em resposta à crescente necessidade de tornar o aprendizado mais envolvente e significativo para os alunos, fazendo com que eles aprendam de maneira mais simples e prazerosa, tendo várias ferramentas como auxílio do processo de aprendizagem. Nesse contexto, os filmes infantis surgem como uma alternativa promissora para facilitar a compreensão dos conceitos biológicos complexos e despertar o interesse das crianças pela ciência. Este estudo examinou a relevância dos filmes infantis como recurso didático, destacando sua capacidade de apresentar informações biológicas de forma acessível e cativante, trazendo neles conteúdo relacionado a zoologia, ecologia, evolução, paleontologia dentre várias outras áreas da biologia. Analisamos como a narrativa, os personagens e os elementos visuais dos filmes podem ser aproveitados para transmitir conceitos-chave da biologia, estimulando a curiosidade e a motivação dos estudantes. Para a pesquisa, foram selecionados quatro filmes infantis: Bob Esponja, Vida de Inseto e Procurando Nemo . Neles foram destacados conceitos da biologia que são repassados pelos filmes de maneira correta ou incorreta. Os resultados deste estudo indicam que os filmes infantis podem desempenhar um papel fundamental no ensino de biologia, tornando o conteúdo mais acessível e atraente para os alunos, pois podem ajudar a criar uma conexão entre a ciência e a vida cotidiana das crianças, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos biológicos. Por fim, também é enfatizada a importância de os educadores explorarem ativamente o potencial dos filmes infantis como uma ferramenta valiosa no ensino de biologia, contribuindo para uma educação mais eficaz e estimulante que prepara as novas gerações para enfrentar os desafios científicos do futuro.

Palavras-chave: Aprendizagem, Ensino de Biologia, Filmes Infantis, TCC

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Quem é a Donzela em Perigo Agora?”: Miradas interseccionais para políticas identitárias em “Scooby-doo” (1969, 2002) e “Velma” (2023)

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Valdir da Rocha Lima Júnior; Dayane Maria Bezerra da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Graduação em Pedagogia
Orientador(a): Thiago dos Santos Antunes da Silva
Ano: 2023
País: Brasil

Resumo
Partindo do pressuposto de que as produções audiovisuais veiculam discursos e formam os sujeitos que as consomem, essa pesquisa situa-se no campo das pedagogias culturais e das relações entre Cinema e Educação. Especificamente, nosso interesse recai nas recentes discussões sobre adaptações cinematográficas que, de alguma forma, se alinham às pautas identitárias (inclusão de personagens negros, LGBTQIAPN+, o protagonismo das mulheres etc.). Dessa forma, esta pesquisa visa analisar a série “Velma” (2023), o seriado televisivo “Scooby-Doo” (1969) e o live action “Scooby-Doo” (2002) a fim de pensar sobre quais os discursos reverberados na readaptação em contraste com a animação original e em que medida esses discursos implicam na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos no tempo presente. Amparados em estudos como os de Fischer (2011, 2023) e Costa (2023), analisaremos as essas produções a partir do olhar das pedagogias culturais e da abordagem interseccional.

Palavras-chave: Audiovisual, Movimentos sociais, Abordagem interseccional, TCC

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