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Design de Som para Animação: A construção de um método de sonorização a partir do estudo de caso da série animada Astrobaldo

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Niedja Lorena Cavalcante Duarte
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Bacharelado em Sistemas e Mídias Digitais
Orientador(a): Antônio José Melo Leite Júnior
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Nos tempos modernos, em que as condições para criação de novas produções audiovisuais estão cada vez mais acessíveis, vem surgindo um número crescente de novos produtores que têm se aventurado no ramo da edição sonora. Contudo, apesar das diversas técnicas desenvolvidas ao longo da história, para aqueles que estão entrando agora nesse mercado, pensar em como montar um projeto de criação e de edição de som pode ser ainda uma tarefa árdua. Percebendo uma dificuldade em encontrar estudos sobre como o som vem sendo construído em animações atuais, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um método de sonorização para desenhos animados. Este, por sua vez, foi estruturado em quatro etapas de processos: Pré Produção, Produção, Pós Produção e Controle da Qualidade. A metodologia proposta foi estabelecida a partir do estudo de caso da sonorização da animação brasileira Astrobaldo e teve como base os trabalhos de pesquisadores como Robin Beauchamp, Michel Chion e Carlos Abbate.

Palavras-chave: Design de som, Animação, Edição de som, Sonoplastia, TCC

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Política Nacional de Fomento ao Audiovisual e o Desenvolvimento do Cinema de Animação no Ceará

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Roberta Filizola Custodio Barroso
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Graduação em Direito
Orientador(a): Marcio Ferreira Rodrigues Pereira
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
Na conjuntura do cinema contemporâneo nacional, destaca-se o segmento da animação, que atravessa um momento singular em sua trajetória, tanto pela quantidade de produções, quanto pela qualidade do que está sendo exibido. No Ceará, o setor também foi contemplado com o um perceptível aumento, com a produção das séries “Astrobaldo”, da produtora Lunart, e “Um Conto em Cada Ponto” da Tusche, que, em 2017, fizeram parte da grade de programação da TV O POVO. Neste contexto, o presente trabalho objetivou analisar o impacto das políticas públicas voltadas para o audiovisual no Brasil e a repercussão destas para a animação cearense. Desta forma, foram discutidas as bases que estruturam as políticas de fomento ao setor: a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), o Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), instrumentalizado por meio do Programa Nacional de Desenvolvimento do Cinema (PRODECINE) e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro (PRODAV), com destaque para o PRODAV 09/2015, direcionado para as TVs Públicas do Nordeste (que atualmente corresponde ao PRODAV TVs Públicas 2018), a Lei 12.485 de 2011, marco regulatório da TV Paga, assim como seus respectivos impasses e efeitos. Foram também considerados os esforços que visavam democratizar o acesso ao mercado da TV por assinatura para profissionais de diferentes regiões do país, assim como descentralizar os recursos para fora do eixo Rio de Janeiro-São Paulo e, assim, fomentar a produção regional. Como resultado, foi possibilitada a articulação da produção independente cearense com a TV Pública local e, consequentemente, séries de animação do Ceará foram produzidas e exibidas pelo campo da TV que possui caráter comunitário, universitário, educativo e cultural. Por fim, foi explorado o contexto do cinema de animação no estado, por intermédio da Cartografia do Audiovisual Cearense. Destacou-se os embates políticos enfrentados pela classe dos animadores do Ceará, representados pelo Fórum Cearense de Animação (FOCA), que foram contemplados com vagas exclusivas para o gênero no Edital de Cinema e Vídeo de 2016, política pública para descentralização, além de outras conquistas, como a realização do I Anima Ceará (Festival Nordestino de Cinema de Animação, Game e Web).

Palavras-chave: Cinema de animação, Política Audiovisual, Lei da TV Paga, Animação cearense, TCC

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Brinquedo Óptico: Um meio para a compreensão da animação quadro a quadro

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Sara Maria Marques Bastos
Instituição: UFC - Universidade Federal do Ceará
Programa: Curso Design
Orientador(a): Lia Alcântara Rodrigues
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
A animação como produto visual é bastante conhecida por todos, porém os fenômenos e as técnicas responsáveis por sua existência não são de conhecimento geral, por fatores como a passividade dos espectadores e por explicações errôneas sobre o assunto. Observando as práticas do passado para buscar entender como proporcionar uma experiência de compreensão dos fenômenos intrínsecos à animação quadro a quadro e das suas técnicas, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de um brinquedo óptico como ferramenta lúdica de ensino. Aplicando a metodologia de projeto de produto de Löbach (2001) e as ferramentas de análise de Pazmino (2015), a fim de alcançar seus objetivos, a pesquisa buscou entender os conhecimentos de arte e ciência que a animação nos brinquedos ópticos oferece, além de analisar as funções e a estrutura de produtos similares, para, por fim, gerar o Roboscópio, um kit com peças de papel pré-cortadas para que usuários a partir de 11 anos montem sua própria máquina de gerar animação e produzam quadros de imagens a partir do conteúdo ensinado em seu manual.

Palavras-chave: Brinquedos ópticos, Design de produto, Animação quadro a quadro, TCC

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Para Além dos Contos de Fada: Princesas Disney e concepções de gênero na perspectiva de adolescentes

Dissertação de Mestrado

Nome: Carla Magalhães Mikulski
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI)
Orientador(a): Juliana Prates Santana
Ano: 2024
País: Brasil

Resumo
Este trabalho se situa na interseção entre gênero, desenvolvimento humano e mídia, tendo como objetivo geral analisar as concepções de gênero na perspectiva de adolescentes autodeclaradas mulheres cisgênero a partir dos filmes das Princesas Disney, com foco nas representações das Princesas Disney e seu impacto na concepção de gênero e na socialização durante a adolescência. Utilizando a Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, Estudos de Gênero e Teorias Feministas como base, este estudo qualitativo envolveu a participação de quatro adolescentes de 13 a 17 anos, residentes em três estados de duas regiões do Brasil. Os métodos de produção de dados incluíram reacts e entrevistas semiestruturadas e não estruturadas, analisadas a partir da abordagem indutiva centrada na Análise Temática. Os resultados destacam as Princesas Disney como tecnologias de gênero que moldam normas sociais aderentes aos ideais patriarcais, capitalistas e coloniais, contribuindo para uma reflexão crítica sobre papéis e estereótipos de gênero na sociedade. As adolescentes demonstraram uma compreensão crítica das representações de gênero nos filmes e discutiram a influência dessas narrativas em suas próprias concepções de gênero. A análise revelou a influência das animações nas percepções das adolescentes sobre feminilidade, masculinidade e estereótipos de gênero, considerando diversos contextos sociais e culturais. Apesar de algumas evoluções nas representações das Princesas, desafios relacionados à perpetuação de estereótipos de gênero ainda persistem. Este estudo reforça a necessidade de abordagens críticas e educativas para promover uma compreensão mais profunda das dinâmicas de gênero na adolescência, com implicações para intervenções e políticas públicas visando promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Palavras-chave: Teoria bioecológica do desenvolvimento humano, Adolescência, Gênero, Papéis de gênero, Estereótipos de gênero, Princesas Disney, Dissertação.

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Ele que Caiu do Céu: Memorial da produção de storyboard para curta-metragem de terror em animação

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Giulia Nunes Coutinho Estrela
Instituição: UFBA - Universidade Federal da Bahia
Programa: Curso Jornalismo
Orientador(a): Adil Giovanni Lepri
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
“Ele que Caiu do Céu” é o projeto de pré-produção de curta-metragem de terror em animação 2D sobre o sórdido romance entre um tanatopraxista e o que ele acredita ser um anjo caído. Este curta surge de uma inquietação sobre questões de gênero do autor, assim como de sua paixão por monstros e o que há de horripilante. O presente memorial apresenta um entendimento teórico e histórico da arte do storyboard, sua importância cinematográfica tanto na animação quanto no live-action, acompanhado do processo de pré-produção de um curta animado. O memorial visa um maior entendimento e apreciação da arte da animação, assim como um incentivo ao estudo e desenvolvimento do mesmo no cenário audiovisual baiano.

Palavras-chave: Storyboard, Animação, Curta-metragem, Roteiro, Terror, Cinema, Queer, Trans, TCC

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