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Branca de Neve Multimídia: A personagem na literatura, no cinema e nos quadrinhos

Dissertação de Mestrado

Nome: Allana Dilene de Araújo de Miranda
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Mestrado em Literatura e Cultura
Orientador(a): Luis Antonio Mousinho Magalhães
Ano: 2011
País: Brasil

Resumo
Objetivando estudar a categoria personagem e sua manifestação em três diferentes mídias, este trabalho analisa Branca de Neve e sua construção na literatura, no cinema, e nas histórias em quadrinhos. O corpus utilizado foi o conto Branca de Neve e os sete anões, assinado pelos irmãos Wilhelm e Jacob Grimm; a animação de 1937, produzida pelos estúdios Disney, homônima; e o primeiro volume da minissérie As mil e uma noites, derivada da revista mensal Fábulas, de Bill Willingham. Nos três primeiros capítulos, o trabalho tece considerações a respeito de cada obra individualmente, levando em conta especificidades da linguagem de cada texto, bem como apontando as diferenças entre eles. Para tanto, parte das categorias focalização, conforme definida por Gerrard Genéte (s.d.), e mise-en-scène, como abordada por Bordwell e Thompson (1997). No quarto capítulo, faz uma comparação direta da personagem nas três versões, analisando-a como adaptação, conforme orientado por Linda Hutcheon (2006), e utiliza, como principal critério de análise, a representação feminina, levando em conta contextos de produção, conforme apontado por Marina Warner (1999).

Abstract
Aiming to study the character category and its manifestation on three different media, the following work analyzes the Snow White character and its representation in literature, films and comic books. The corpus used in this paper were: the short story Snow White and the seven dwarfs, by Wilhelm and Jacob Grimm; the homonym 1937 animated movie produced by Walt Disney Studios; and the first volume of the miniseries One thousand and one nights of snowfall, a spin-off of the monthly issue Fables, by Bill Willingham. In the first three chapters, this paper presents considerations regarding each individual work, taking into account the specifics of their respective languages, also pointing out the differences between them. For that purpose, we use both the focalization (as defined by Gerrard Genéte) and mise en scène (as per Bordwell and Thompson, 1997) categories. The forth chapter is a direct comparison among the character in its three different versions, analyzing it as adaptation (Linda Hutcheon, 2006) and using as the major analysis criteria the female representation, taking into account production contexts, as appointed by Marina Warner (1999).

Palavras-chave: Branca de Neve, Cinema, Literatura, Histórias em quadrinhos, Adaptação, Snow White, Literature, Cinema, Comics, Adaptation, Dissertação.

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Desenho Animado e Educação: Calça quadrada, cabeça redonda?

Tese de Doutorado

Nome: Margarida Sônia Marinho do Monte Silva
Instituição: UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Programa: Doutorado em Educação
Orientador(a): Adelaide Alves Dias
Ano: 2010
País: Brasil

Resumo
A tese contém uma análise da relação entre os conteúdos transmitidos pelo desenho animado Bob Esponja e a formação da subjetividade infantil utilizando os conceitos de representação simbólica, internalização e resistência, baseados em Piaget (1978) Vygotsky (2007) e Giroux (1986), respectivamente. Nesta investigação, participaram 62 crianças de 03 a 05 anos, alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal da Paraíba, matriculados nos turnos manhã e tarde em 2009. A pesquisa etnográfica utilizou a observação direta, entrevistas com os alunos e rodas de conversa antes e depois que os mesmos assistiram ao vídeo do desenho animado Bob Esponja. Os dados obtidos e submetidos a análise indicam que os conteúdos do referido desenho interferiram na subjetividade dos espectadores infantis de 03 e de 04 anos, em proporção maior do que naqueles de 05 anos. Esta interferência é demonstrada pela preferência em ser o personagem principal do desenho, adotando atitudes e comportamentos padronizados, no entanto, não os impedindo de acrescentar aos conteúdos do desenho animado um sentido próprio. A tese defende ainda que a educação escolar tem potencial para capacitar os alunos no sentido de educar para mídia televisiva, especificamente os desenhos animados, através do diálogo e análise crítica, procedimentos adotados pela pedagogia crítica. Concluímos que devemos integrar à escola os estudos de educação para a mídia televisiva, como instrumento pedagógico e como objeto de estudo para que se desenvolva nos alunos uma postura crítica diante dela.

Abstract
The thesis presents an analysis of the relation between the contents transmitted by the SpongeBob animated series and the infantile subjectivity formation using the concepts of symbolic representation, internalization and resistance based on Piaget (1978) Vygotsky (2007) and Giroux (1986) respectively. In this investigation sixty-two children, between 03 and 05 years old, took part. They were students from the Basic Education School of the Federal University of Paraíba, enrolled in the morning and afternoon shifts in 2009. The ethnographic research used the direct observation, interviews with the students and dialogues in circle before and after they watched the SpongeBob series video. The data obtained and submitted to analyses indicate that the contents, of the mentioned cartoon, intervened in the subjectivity of the infantile spectators, between 03 and 04 years old, in a proportion higher than in those who were 05 years old. Such interference is demonstrated by the preference of being the main cartoon character, adopting standardized attitudes and behaviors. Nevertheless, this does not prevent the children from adding their own meaning to the cartoon s contents. The thesis still advocates that the school education has the potential to prepare the students as concerns educating them by means of the television media, specifically, the cartoons, through the dialogue and the critical analysis; procedures adopted by the critical pedagogy. We concluded that we should integrate to school the educational studies for the television media as both a pedagogical instrument and a study object so as to promote a critical behavior in the students in regard to the media.

Palavras-chave: Desenho animado, Representação simbólica, Internalização, Resistência, Pedagogia crítica, Cartoon, Symbolic representation, Internalization, Resistance Critical pedagogy, Tese

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Os Processos de Hibridismo Cultural na Animação Japonesa: Uma compreensão do campo a partir do caso “Little Witch Academia” e o subgênero de garotas mágicas

Dissertação de Mestrado

Nome: Gustavo de Melo França
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado em Comunicação
Orientador(a): Jean Fábio Borba Cerqueira
Ano: 2020
País: Brasil

Resumo
Nos últimos anos a animação japonesa apresentou uma maior penetração em mercados estrangeiros, sobretudo por causa das plataformas de streaming, as quais despontam como novas forças que tencionam o campo da animação japonesa. Diante deste contexto, esta pesquisa assume como objetivo geral investigar os processos de hibridismos culturais na configuração visual da produção animada japonesa em resposta às tensões ocorridas em seu campo a partir do subgênero de garotas mágicas. Assume-se, portanto, que produções culturais e artísticas são históricas e que sua construção está imersa na dinâmica do campo. Como fundamento central deste trabalho, encontram-se os estudos de Pierre Bourdieu e Néstor García Canclini e suas considerações a respeito da capacidade de combinação, reprodução e renovação da cultura, e também do nivelamento, da convergência e das disputas de posição. Como de corpus de análise, serão contempladas a animação ―Little Witch Academia‖ e outras produções animadas que fazem parte do subgênero Mahou shoujo (garotas mágicas), a partir dos contextos sociocultural, histórico, político e econômico, de modo a compreender como a animação japonesa mescla elementos culturais nacionais com os elementos estrangeiros, em sua configuração visual tanto na aparência das personagens quanto nos mundos narrativos representados.

Abstract
In recent years the Japanese animation has shown a greater penetration in foreign markets, mainly because of streaming platforms, which emerge as new forces that strain the field. Given this context, this research assumes as a general aim to investigate the processes of cultural hybridism in the visual configuration of Japanese animated production in response to the tensions that occurred in their field from the subgenre of magical girls. Therefore, it is assumed that cultural and artistic productions are historical and that their construction is immersed in the dynamics of the field. As the central foundation of this work, there are the studies of Pierre Bourdieu and Néstor García Canclini and their considerations regarding the capacity for combination, reproduction and renewal of culture, as well as leveling, convergence and position disputes. As a corpus of analysis, the animation ―Little Witch Academia‖ and other animated productions that are part of the subgenre Mahou shoujo (magical girls) will be contemplated, from the socio-cultural, historical, political and economic contexts, in order to understand how the animation Japanese mixes national cultural elements with foreign elements, in their visual configuration both in the appearance of the characters and in the narrative worlds represented.

Palavras-chave: Comunicação de massa, Animação cultural, Televisão, Seriados, Hibridismo cultural, Campo, Animação japonesa, Garotas mágicas (Gênero), Little Witch Academia (Animação), Cultural hybridism, Field, Japanese animation, Magical girls, Dissertação.

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Os Cavaleiros do Zodíaco: O animê como material didático para o ensino de história

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Maquerle dos Santos Barbosa
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Graduação em História
Orientador(a): Bruno Gonçalves Álvaro
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do animê Os Cavaleiros do Zodíaco como material de ensino em sala de aula, estudo de cunho exploratório e experimental, para isso foi realizada uma coleta de referenciais históricos presentes na obra de Masami Kurumada. Apresentando uma breve história da origem do mangá e do animê no Japão e a chegada do primeiro animê ao Brasil, e a influência que essa cultura nipônica possui até os dias atuais, para assim contextualizar as principais sagas da obra Os Cavaleiros do Zodíaco, a partir disso analisar a mitologia exposta no animê e as características dos deuses Atena, Poseidon e Hades construindo assim uma metodologia eficiente para o ensino da História. De caráter experimental foi concretizado uma aula para alunos cursando o sexto ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, fazendo assim a comprovação da eficiência dos ponderados neste trabalho.

Palavras-chave: História, Ensino de história, Mitologia, Cavaleiros do zodíaco, TCC

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Narrativas de Vida em Stop Motion: Uma experiência de ensino de língua portuguesa em práticas de multiletramento no ensino fundamental

Dissertação de Mestrado

Nome: Fabiana Santos de Sousa Matos
Instituição: UFS - Universidade Federal de Sergipe
Programa: Mestrado profissional em Letras
Orientador(a): Isabel Cristina Michelan de Azevedo
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa surgiu do interesse de investigar como ocorrem os modos de representação dos personagens gays no cinema de animação. Este trabalho objetiva investigar a produtividade de práticas docentes que permitam promover o estudo de recursos linguístico-discursivos na produção de textos que possibilitem o uso social da linguagem em uma turma de 8º ano do ensino fundamental da rede estadual, no município de Salgado/SE. Com base em um diagnóstico realizado no início do ano letivo, identificamos que os estudantes, em atividades de produção de narrativas sobre fatos vividos em família, apresentavam dificuldades em relação, principalmente, à construção de uma ação complicadora que levasse as ações propostas a um desfecho adequado, em um tempo e espaço narrativo. Ao tomar por base o caráter dialético da linguagem (BAKHTIN, 2006); a concepção da escrita como processo (PASSARELLI, 2012), a consciência sobre a importância das narrativas de memória/vida para a construção de nossa identidade e partilha do saber (BOSI, 1994), além da necessidade de tornar as práticas de ensino-aprendizagem mais significativas a partir dos multiletramentos (ROJO, 2012), foram organizadas atividades didáticas direcionadas à produção de narrativas em stop motion a partir de histórias construídas por meio do resgate de acontecimentos vivenciados por pessoas idosas da cidade – com a finalidade de dar voz a essas pessoas e proporcionar o intercâmbio de experiências de vida no contexto escolar. Esse processo de ensinoaprendizagem proporcionou a organização de um Caderno Pedagógico com o escopo de possibilitar relações dialógicas com outros professores de educação básica. Ressalta-se que nessa prática pedagógica é necessário que o docente adote um perfil pesquisador e seja um agente envolvido, por isso foram seguidas as orientações da pesquisa-ação, segundo Tripp (2005). Em síntese, a metodologia se organizou em cinco etapas: na primeira, ocorreu a sondagem das capacidades dos estudantes, a partir da produção inicial de narrativas de vida em sala de aula; na segunda, os estudantes participaram de uma oficina na qual aprenderam a lidar com a ferramenta stop motion e aprofundaram os conhecimentos sobre o gênero curta-metragem; na terceira, aconteceram os estudos sobre narrativas de memória/ de vida; na quarta, a produção dos textos que permitiram o registro das histórias contadas – as quais serviram de base para a produção dos roteiros dos curtas; na quinta, a adaptação do texto para a linguagem cinematográfica. Nesse momento, os discentes participaram de uma última oficina e, em grupos, produziram animações que foram partilhadas com todos os envolvidos no projeto. Ao final, observamos que, por meio da proposta didática aqui apresentada, foi possível envolver os estudantes em práticas de linguagem que ultrapassaram os limites da escola e possibilitaram atividades de escrita com função social, histórica e cultural por meio da produção de narrativas de memória/ de vida. Por meio desta pesquisa, foi possível perceber a pertinência das práticas de multiletramentos para o ensino de língua portuguesa, por permitir atividades de modo significativo, criativo e dinâmico, além de possibilitar a conexão dos conteúdos curriculares às situações de vida em sociedade, pois as atividades partiram de textos orais, coletados em momentos informais com pessoas do convívio social, para a produção de textos formais e multissemióticos, o que também possibilitou a valorização de todos os envolvidos: estudantes, idosos e comunidade escolar.

Abstract
This paper aim is to investigate the productivity of teaching practices, which allow promoting the study of linguistic and discursive resources in texts production that encourage the language social use. The research was performed with a 8th grade class from a state school located in Salgado/SE. Based on a diagnosis performed at the beginning of school year, it was possible to identify that the students had some difficulty producing narrative texts about facts they lived with their families. They presented difficulties mainly to elaborate a complicating action that would culminate in a suitable closure to the proposed action in a specified narrative time and space. It was taken as basis the dialectical character of the language (BAKHTHIN, 2006), the conception of writing as a process (PASSARELI, 2012), the consciousness about how important the narratives on life and memoirs are to build our identity and to share knowledge (BOSI, 1994), withal the need to make the teaching-learning techniques more meaningful by using multiliteracies (ROJO, 2012). Then, it was organized some didactic activities to produce animations, using the stop motion technique, based on retold stories lived by elders residing in the city – the purpose was to voice the elders and to provide interchange of life experiences, inside the school context. In addition, through the learning-teaching process, a pedagogical guide was produced purposing to allow dialogic relations with other teachers from basic education. It is important to notice that in this pedagogical practice is necessary for the teacher to take on the profile of a researcher and to be an involved agent, which is the reason why the action research orientations, according to Tripp (2006), were used. Summarizing, the methodology was organized in five steps: the first one was an investigation about the skills of the students and they produced, in class, narrative texts to be analyzed. In the second step, the students participated in a workshop to learn how to use the stop motion tool and about the short films gender. After that, they studied about narrative texts on life and memoirs as the third step. The fourth one was texts production by registering told stories, which were used as basis to make scripts for the short films. Then, in the fifth step, they participated in another workshop and, in groups, produced animations that were shared with everyone involved in the project. At the end, we observed that by using the didactic proposal presented, it was possible to involve students in language practices that exceeded school borders and made possible writing activities with a social, historical and cultural function through the production of narratives on life and memoirs. Through this research was possible to perceive the relevance of multiliteracies to the Portuguese language teaching by allowing meaningful, dynamic and creative activities while connecting school subjects and daily situations. Moreover, that was possible because the activities depart from oral texts, collected in informal moments, to produce multisemiotic texts, which also allowed all parts involved in this research to be valued (the elders, the students, and the school community).

Palavras-chave: Letramento, Escrita criativa, Ensino fundamental, Multissemioses, Narrativas de memória, Narrativas de vida, Processo de ensino-aprendizagem, Língua portuguesa, Multisemiotic texts, Narratives on life and memoirs, Learning-teaching process, Text production, Dissertação.

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