Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

O Discurso de Gênero nos Enunciados do Currículo Cultural do Desenho Animado Peppa Pig

Trabalho de Conclusão de Curso
Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Amanda Barbosa da Silva
Instituição: UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Programa: Pedagogia
Orientador(a): Rosângela Tenório de Carvalho
Ano: 2025
País: Brasil

Resumo
O presente estudo visa analisar o discurso de gênero no desenho animado Peppa Pig. Com inspiração nas teorias pós-críticas do currículo, no que concerne às versões das relações de gênero na pedagogia feminista e da pedagogia como cultura, e cultura como pedagogia (Silva, 2005), concebemos o desenho animado enquanto uma narrativa que interpela e produz subjetividades multidimensionais. Sob o aporte analítico do discurso de Michel Foucault (2005), descrevemos a rede discursiva de enunciados que emergem e destacamos os efeitos discursivos na formação das identidades de gênero. Os resultados permitem apontar as brincadeiras e os brinquedos como operadores que produzem significações, tanto para equidade de gênero, quanto na reprodução dos estereótipos de gênero.



Palavras-chave: Discurso, Gênero, Pedagogia Cultural, Desenhos animados, TCC.

Para o texto completo, clique aqui!

Experimentação como Recurso na Produção de um Videoclipe Animado

  

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Gustavo Esteves Fernandes, Georgia Jahnke Galvão
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientador: Luciano Henrique Ferreira da Silva
Ano: 2023
País: Brasil


Resumo
O presente trabalho se concentra em desenvolver, de maneira experimental, um videoclipe animado, buscando o aprendizado de grande parte das atividades envolvidas no processo de produção de uma peça audiovisual, como animação, trilha sonora e captação de vídeo.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Aprendizagem Experimental, Recursos Audiovisuais, Vídeo digital, TCC.


Abstract
This work focuses on developing, in an experimental way, an animated video clip, seeking to learn most of the activities involved in the production process of an audiovisual piece, such as animation, soundtrack and video capture.

Keywords: Animation (Cinematography), Experiential Learning, Audio-visual materials, Digital video.


Para o texto completo, clique aqui!  

Hibridização: Entre uma animação e uma história em quadrinhos

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Verônica Aparecida Franco Christiano
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientadora: Elisangela Lobo Schirigatti
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A temática deste projeto é sobre duas narrativas visuais e as suas possibilidades de hibridização. Esse assunto é importante para demonstrar uma das diversas possibilidades de fusão de duas linguagens divergentes em um projeto. Portanto, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma animação que englobasse as linguagens gráficas das histórias em quadrinhos. No qual foram aplicadas as metodologias de Design Thinking e de Diana Gomes no seu desenvolvimento. Além disso, no âmbito desse trabalho foram utilizadas as técnicas da rotoscopia e da animação 2D digital, em conjunto com o método de escolha para construção de uma história em quadrinhos de McCloud. Os resultados obtidos neste trabalho evidenciam que a animação e as linguagens gráficas das histórias em quadrinhos abrangem diversas possibilidades para experimentação, entre si ou com outras narrativas.

Palavras-chave: Animação por Computador, Histórias em Quadrinhos, Entretenimento, Narrativas digitais, TCC.


Abstract
The theme of this project is about two visual narratives and their hybridization possibilities. This subject is important to demonstrate one of the several possibilities of merging two divergent languages in a project. Therefore, this work aimed to develop an animation that would encompass the graphic languages of comic books. In which the methodologies of Design Thinking and Diana Gomes were applied in its development. In addition, within the scope of this work, rotoscoping and 2D digital animation techniques were used, together with the method of choice for building a McCloud comic book. The results obtained in this work show that the animation and graphic languages of comics cover several possibilities for experimentation, among themselves or with other narratives.

Keywords: Computer Animation, Comic Books, Entertaining, Digital Storytelling


Para o texto completo, clique aqui!  

Animação sobre Transtorno de Ansiedade

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Antonio Carlos Voinaroski
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientador: Leonardo Adolfo Sandim Kretzschmar
Ano: 2020
País: Brasil


Resumo
Esta pesquisa apresenta os dados do projeto intitulado “Animação sobre Transtorno de Ansiedade”, com o propósito de criar um projeto que venha a alertar e informar sobre diversos pontos do transtorno, focado tanto nos indivíduos que sofrem com a ansiedade, como pessoas que convivem com eles. Utiliza-se, para tanto, uma abordagem metodológica orientada pelas práticas do Método do Diamante Duplo, com o objetivo de realizar uma pesquisa aprofundada de quadros de Ansiedade, problema que vem se tornando comum no âmbito universitário. Segundo pesquisa da ANDIFES, cerca de 30% dos alunos de Universidades Federais procuram ajuda psicológica. O intuito será documentar as causas e efeitos e gerar alternativas com o auxílio da animação para de alguma forma tentar minimizar esse quadro.

Palavras-chave: Animação, Ansiedade, Doentes - Psicologia, Animação Cultural, TCC.


Abstract
This research presents the data of the project entitled “Animation About Anxiety Disorder”, with the purpose of creating a video that will alert and inform about several points of the disorder, focused both on individuals who suffer with anxiety, as well as people who live with they. For this, a methodological approach is used, guided by the practices of the Double Diamond Method, with the objective of conducting an in-depth research of Anxiety, a problem that has become common in the university environment. According to a survey by ANDIFES, about 30% of students at Federal Universities seek psychological help. The aim will be to document the causes and effects and generate alternatives with the aid of animation to somehow try to minimize this situation.

Keywords: Animation, Anxiety, Sick - Psychology, Cultural animation.


Para o texto completo, clique aqui!  

Núcleo de Design de Animação: Possibilidades da animação experimental na educação

 

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: Ana Maria Hoffemann de Carvalho
Instituição: UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Programa: Design
Orientadora: Elisangela Lobo Schirigatti
Ano: 2022
País: Brasil


Resumo
A transformação nos meios de consumo da informação, especialmente após a pandemia do COVID-19 em 2020, mudou drasticamente o setor educacional. O Núcleo de Design de Animação da UTFPR é uma extensão acadêmica que busca divulgar o conhecimento técnico-cientifico produzidos na área da animação. Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo principal pesquisar os aspectos técnicos, estéticos e históricos dos brinquedos ópticos. Destacando a relação destes dispositivos com o formato GIF (Graphics Interchange Format) por meio de uma oficina teórico-prática. Foi utilizada a metodologia do Design Thinking para Educação para pesquisar, desenvolver e testar constantemente o projeto.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Educação, Brinquedos, Arte e Tecnologia, TCC.


Abstract
The transformation of information consumption, especially after the COVID-19 pandemic in 2020, has drastically changed the educational sector. The Animation Design Center of UTFPR is an academic extension that disseminates technicalscientific knowledge about the area of animation. This Course Conclusion Work had as main object to research the technical, aesthetic and historical aspects of optical toys. Highlighting the relationship of these devices with the GIF format (Graphics Interchange Format) through a theoretical-practical workshop. The Design Thinking for Education methodology was used to constantly research, develop and test the project.

Keywords: Animation (Cinematography), Education, Toys, Art and technology.


Para o texto completo, clique aqui!