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Seja bem vindo! Nosso 4o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mantemos a equipe com os Professores doutores Carla Schn...

A Composição de Layout para Filmes de Animação 2D


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome: David Francisco Viana Mendonça dos Santos
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientadora: Marcelus Gaio Silveira de Senna
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
A presente pesquisa investiga a composição de layout para filmes de animação 2D e, a partir de referencial teórico-técnico, propõe uma metodologia de análise de layouts em produções fílmicas. Além disso, pretende elaborar uma compilação dos processos metodológicos identificados na literatura técnica e nos making of de diferentes produções de animação 2D. Os objetivos específicos desta pesquisa são: a) compreender o processo de representação e percepção do espaço na imagem fílmica; b) compreender o que é layout para filmes de animação 2D; c) analisar os diferentes processos de construção de layout para filmes de animação 2D; d) realizar a produção de layout para animação 2D a partir dos processos identificados. A partir das fontes consultadas, foram estabelecidas três constantes a serem consideradas na produção de um layout para filmes de animação 2D: 1) a narrativa; 2) o design; 3) a cinematografia. A pesquisa realizada identificou diferentes processos metodológicos a respeito do planejamento, da construção e da percepção do layout em distintas produções fílmicas. Em conclusão, a análise de todo o material resgatado permitiu a sintetização de uma metodologia para a construção do layout para filmes de animação 2D, assim como a execução das etapas seguintes na produção do filme, a linha, a cor e a animação. Finalmente, considerando o cinema de animação como uma linguagem e propondo o layout como parte integrante dessa linguagem, a pesquisa pretende também apontar um novo elemento dentro do processo de “ensinar a ver”, ou seja, o layout para filmes de animação 2D como uma ferramenta no processo de alfabetização visual do público contemporâneo.

Palavras-chave: Layout, Cenário, Animação, Cinema, TCC.

Abstract
This paper is a study of composition in layouts for 2D animation films. According to technical and theorical references, it suggests a methodology for analyzing layouts for film and compiles a group of analytical procedures identified on technical research and making of movies of several 2D animation films. It seeks to (a) understand the process of representation and perception of space in films, (b) understand what layouts for 2D animated films are, (c) analyze the different processes of creating layouts for 2D animated films, and (d) create a layout for a 2D animated film after identifying such processes. By looking at the sources referenced, three constants were chosen to be considered in the production of a layout for 2D animated films: (1) the narrative, (2) the design, and (3) the cinematography. This research identified different procedures concerning planning, constructing and perceiving the layout in different film productions. In conclusion, the analysis of the collected material allowed the synthesis of a methodology for the construction of layouts for 2D animated films, as well as its subsequent steps: line art, coloring and animation. Finally, by considering animation as a language and by proposing layout as a part of it, this research intends to demonstrate a new way of analyzing images: using layouts for 2D animated films as a tool in the process of visual literacy of contemporary spectators.

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Traços: Um curta de animação sobre a estética, força e a ancestralidade dos cabelos afro


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Carolinne Ferreira da Silva de Moraes
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunição
Orientadora: Fernanda Ariane Silva Carrera
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
Esse projeto tem como objetivo a produção de um curta-metragem de animação voltado para o público infantil e aborda a temática dos cabelos afro, de modo a ressignificar esse importante traço comumente estigmatizado em nossa sociedade. Para o desenvolvimento dessa narrativa, buscou-se estabelecer um panorama histórico do racismo, suas estruturas de poder e dominação na nossa sociedade e, em especial, no mundo da animação. Além disso, foram levantadas questões referentes a representação e representatividade, visando combater as imagens de controle pré-estabelecidas ao desenvolver um produto capaz de influenciar positivamente as construções identitárias de crianças.

Palavras-chave: Animação (Cinematografia), Penteados afro, Cabelos, Negros - Identidade racial, 
Curta-metragem, 
TCC.


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A Transformação da Representação e do Papel das Princesas dos Estúdios Disney


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Lany dos Santos Pereira Cordeiro de Oliveira
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: EBA - Escola de Belas Artes
Orientadora: Ana Mannarino
Ano: 2022
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como tema principal compreender a transformação da representação e papel das princesas nos longas-metragens de animação de contos de fadas dos estúdios Disney. Teremos como objeto dois filmes da Disney que contém protagonistas femininas de épocas diferentes: a Fase Ouro da Disney (década de 30 a 50), em que será estudado o primeiro filme de animação feito pela Disney (e o primeiro no mundo) a cores e com trilha sonora, contendo uma protagonista feminina, intitulado A Branca de Neve e os sete anões, lançado em 1937; e a Fase atual da Disney (século XXI), onde será mostrado, através do filme Moana - Um Mar de Aventuras lançado em 2016, as mudanças nítidas feitas pela empresa tanto na questão de retratar personagens femininas, como nas mudanças nos temas de suas animações, não vendo mais a presença de castelos ou de pares românticos (príncipes encantados), além da diversidade de estilos artísticos presentes nesses filmes, e uma quebra desse estereótipo da “princesa clássica”. Portanto o objetivo deste trabalho é compreender, através dos filmes citados, de estudiosos do assunto, e de artistas contemporâneos questionadores desses padrões perpetuados por tanto tempo, o papel dessas personagens no imaginário da sociedade ao longo dos anos, e como o papel feminino junto com seus estilos artísticos vão se transformando ao longo do tempo.

Palavras-chave: Cinema de Animação, Contos de Fadas, TCC.


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O Menino e o Burro: Roteiro para curta metragem de animação


Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Danilo Dornelas Silva 
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: ECO - Escola de Comunicação
Orientador: Fernando Souza Gerheim
Ano: 2019
País: Brasil

Resumo
O roteiro de "O menino e o burro" é adaptado a partir de uma história real, contada de boca em boca na minha família, ambientada no Sertão da Paraíba no início do século XX. Rafael é um menino taciturno que se transforma ao conhecer Rodete, um burro. A relação dos dois se dá de forma alegórica, celebrando a memória e a cultura do Sertão nordestino. O roteiro busca servir para a produção de um desenho animado inspirado na estética do cordel e da xilogravura.

Palavras-chave: Sertões, Desenho animado, Curta-metragem, TCC.


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Um Contorno da Identidade Negra nos Desenhos Animados: Uma análise sobre produções brasileiras de animação

Trabalho de Conclusão de Curso

Nome:  Gabriela Gonçalves da Silva
Instituição: UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Programa: Faculdade de Educação
Orientador: Reuber Gerbassi Scofano
Ano: 2018
País: Brasil

Resumo
O presente trabalho tem como temática principal a representação e representatividade negra nos desenhos animados infantis brasileiros, tendo como objetivo entender o como estão sendo estruturados os(as) personagens negros(as), no quesito personalidade e posicionamento na narrativa. A pesquisa teve como metodologia a análise bibliográfica para embasar os conceitos de indústria cultural, identidade negra, imaginário social, educação informal, entre outros; e de análise de 16 (dezesseis) séries brasileiras de animação que contém em sua narrativa pelo menos um(a) personagem negro(a), sendo 14 (catorze) séries exibidas em emissoras abertas e fechadas, e duas séries exibidas - até o momento - somente na internet. Questões como: papel do personagem, espaço na narrativa, posicionamento e características de personalidades e físicas, são debatidos a fim de compreender se os estereótipos racistas ainda estão sendo difundidos. Conclui-se que, é um número significativo de séries que apresentam pelo menos um(a) integrante negro(a), mas que o protagonismo dos(as) mesmos(as) ainda é escasso. Questões como “quem é negro e quem não é” nas animações, opiniões de criadores e produtores sobre a importância da inserção de personagens negros e negras nessas produções, surgem e abrem possibilidade de extensão da pesquisa. Por fim, pode-se perceber a ligação direta da educação, bem como da pedagogia, nesse processo de construção de conteúdo para as produções audiovisuais que tanto fazem parte do mundo infantil.

Palavras-chave: Desenhos animados e crianças, Identidade negra, Racismo, Animação brasileira, Educação informal, Indústria cultural, TCC.


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