Pagina inicial

Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Ciência Animada: Introdução ao estudo da óptica

                 

Dissertação de Mestrado


Nome: Daniel Marques da Silva Costa
Instituição: Universidade do Paraná - UFPR
Programa:  Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas-IEMCI/UFPA
Orientadores:  Danilo Teixeira Alves e Silvio Carlos Ferreira Pereira Filho. 
Ano: 2021
País: Brasil

Resumo
O uso de materiais instrucionais na educação, quando baseados em princípios científicos do funcionamento cognitivo humano, podem favorecer a aprendizagem. A Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) é baseada em evidências e objetiva o desenvolvimento de princípios que orientem a elaboração de materiais instrucionais mais eficientes. Este estudo mostra o processo de criação de animações educacionais e um livro paradidático, que foram elaborados com base nos princípios da TCAM, e compõem o produto educacional Ciência Animada: introdução ao estudo da Óptica. Ambos abordam o tema Introdução à Óptica e são direcionados a alunos de Ciências do Ensino Fundamental e do Ensino Médio que não possuam expertise no tema. Espera-se que os materiais propiciem aos alunos iniciantes no Estudo da Física, melhor compreensão acerca do tema abordado.

Palavras-chave:  Física, Óptica, Teoria cognitiva da aprendizagem, Multimídia, Mídias educacionais, Animações, Dissertação.


Para o texto completo, clique aqui!