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Caro Animado Visitante

Seja bem vindo! Nosso 5o. ano de alimentação contínua do nosso animado index, AdA, mas este index existe desde 2011. Mantemos a equipe com ...

Exercício Para o Salto - A animação brasileira no período 1970-1995

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Antônio Moreno
Revista: Filme Cultura
Instituição: CTAv - n.60 / 2013, pp. 21-26
Ano: 2013
País: Brasil

A revolução de costumes e diversos fenômenos ideológicos transculturais, somados aos ocorridos na área da Comunicação, como a diversificação das mídias, operamcomo marcas que identificam o período 1970-1995, provocando profundas mudanças na concepção de filmes em seus diversos gêneros. Entre nós foram fenômenos evidentes a intensificação das salas de cinema com programação alternativa, o surgimento de grupos de animação, a proliferação de canais de televisão e de festivais de cinema, a publicação de livros, revistas e tabloides, acelerando o fluxo de informações entre artistas de diferentes regiões do país, além da mudança dos meios técnicos de produção de animação trazida pela computação gráfica.

Outro fenômeno importante para a produção de animação...
 
Palavras-chave: Animação brasileira, Cinema, História da animação.

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De Patinho Feio a Cisne - O digital e os novos modelos de negócio podem transformar a animação no Brasil

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)
Nome: Daniel Caetano
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n.60 / 2013, pp. 6-9
Ano: 2013
País: Brasil

Um esquema eficaz de difusão comercial de filmes precisa ter um modelo de negócio bem definido e sólido para que possa se sustentar prolongadamente. Nos seus últimos anos de vida, foram várias as vezes que Gustavo Dahl mencionou a necessidade de encontrar os modelos de negócio possíveis atualmente para os filmes brasileiros. De certa maneira, é isso que a atual política de apoio aos filmes de animação (com linhas próprias em alguns editais recentes) pretende conseguir: trata-se de um direcionamento razoavelmente claro de uma estratégia de ocupar um espaço de circulação de filmes.

Palavras-chave: Animação, Cinema, Inovação, Novas tecnologias.

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A Odisséia do "Piconzé"

Artigo em Revista On-line
(indexado pela 1ª vez em 8/3/2016)

Nome: Yppe Nakashima, João Luiz Araújo e Sylvio Renoldi, em entrevista para Alfredo Sternheim 
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n.22 / 1972, pp. 47-50
Ano: 1972
País: Brasil

Resumo

O desenho animado, que, a partir de Walt Disney, esteve em todos os centro cinematográficos do mundo, um desenvolvimento extraordinário, não encontrou no Brasil, um acolhimento a altura do entusiasmo que sempre animou nossas tentativas em estabelecer um cinema nacional. Registram-se as primeiras tentativas no gênero empreendidas por Luis Steal e João Stamato, no período de 1929 e 1933, entre os quais, Macaco Feio, Macaco Bonito que, apesar do primarismo da técnica, não desmerecia, para a época, o "cartoon".

Palavras-chave: Animação, Desenho animado, Cinema, História da animação, Piconzé

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Lampejos Fora do Eixo: A animação que brota distante dos grandes centros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: João Carlos Sampaio
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - n. 60, Jul-Ago-Set / 2013 , p. 32-37. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Bem distante da realidade internacional do brasileiro Carlos Saldanha, expoente da produtora norte-americana Blue Sky, famoso pela colaboração na série A era do gelo e autor do longa-metragem Rio (2011), a animação nacional se alicerça a partir de esforços individuais. esforços muitas vezes solitários e isolados, acontecendo na tela com o mesmo “sopro milagroso” que põe em movimento personagens nascidos no papel (e ultimamente também nas telas de computador).
Se mesmo nos grandes centros econômicos e produtores de audiovisual do país, Rio de Janeiro e São Paulo, a animação aparece apenas como uma atividade periférica da sétima arte, filão mais valorizado apenas no mercado publicitário, “fora do eixo” tudo parece ainda mais improvável e complicado. Uma longa história de superação, que começou ainda nas primeiras décadas do século passado.. [...]

Palavras-chave: Animação fora eixo Rio-São Paulo, Animação brasileira, Filme Cultura


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Desenhar o Som: O papel do som no processo criativo nos curtas de animação brasileiros

Artigo em Revista On-line
(indexada pela 1ªvez em 08/03/2016)
Nome: Ana Luiza Pereira
Revista: Filme Cultura / CTAv
Instituição: CTAv - Jul-Ago-Set / 2013 , p. 60-64. ISSN 2177-3912
Ano: 2013
País: Brasil

Resumo

Desde o início do cinema sonoro, o cinema de animação foi encontrando características únicas, inerentes ao próprio processo de criação frame a frame da imagem, que permite um grande controle sobre a construção da relação som-imagem. O sucesso de Walt Disney com a introdução do som em Steamboat Willie (1928) e suas produções seguintes não partiu apenas da sonorização de um material previamente animado, e sim do resultado obtido na concepção conjunta de som e animação, seja pela criação do som sobre a animação (série Mickey Mouse), seja pela criação da animação sobre o som (série Silly symphonies). Alguns anos depois, a Warner adotou processos semelhantes para a criação das séries Looney tunes e Merrie melodies, tendo como diretor musical Carl Stalling, que havia trabalhado com Disney em seus primeiros filmes sonoros. [...]

Palavras-chave: Som na animação, Processo criativo, Animação brasileira, Filme Cultura


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